Florianópolis, 20 de julho de 2024

Varejo Tech Day reúne empreendedores de tecnologia, executivos e lojistas de todo o Brasil em SC para gerar conexões e negócios

spot_img

Compartilhe

Evento contou com mais de 600 participantes e 23 corporações na ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) em 04 de julho

A terceira edição do Varejo Tech Day, evento organizado pela Vertical Varejo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), aconteceu durante a tarde e noite desta quinta-feira (04/07). Com mais de 600 participantes e 23 corporações em quatro momentos: Almoço VIP, Matchmaking, Snack and Net e Varejo Show. O evento se consolida como um dos principais do ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina e traz discussões sobre as tecnologias do setor, para gestão de produtos e serviços, experiência presencial e digital do cliente e pagamentos.

image.png

“O setor de varejo atende ao consumidor amplo e, por isso mesmo, precisa estar sempre se reinventando. Empresas como shoppings, supermercados, lojas de roupas, sapatos, perfumaria e afins utilizam as soluções propostas por startups para acompanhar os desejos do consumidor. Nisso, estão sempre em busca de parcerias que conectem suas equipes de inovação ao mercado de tecnologia. A Vertical Varejo da ACATE é esse meio de campo e, no evento, isso acontece de forma muito eficaz”, diz Bruno Guimarães, diretor da Vertical. 

Oportunidade para modernização

Para Alexandre Queiroz, CEO da Zanthus, CEO da Zanthus, empresa patrocinadora do evento, muitas startups têm o sonho de crescer e se tornar empresas maduras. A Zanthus, como uma empresa madura com mais de 50 anos, faz o movimento inverso de se tornar um pouco mais como startups e trazer para dentro de casa o dinamismo, a inventividade, a capacidade de pensar e resolver os novos problemas do varejo. “A ACATE, com suas mais de 1.600 startups, sendo mais de 150 apenas na vertical de varejo, proporciona um ambiente ideal para isso”.

Patrocinador do evento desde a primeira edição, o Grupo O Boticário também esteve no Varejo Tech Day. Na abertura do Matchmaking, espaço para que startups conversem com corporações que sejam possíveis parceiros, clientes ou investidores. Mariana Panisi, gerente de investimentos da corporação, comentou que a busca deles é por soluções que melhorem a experiência do consumidor. “Atuamos da indústria ao varejo, do transporte ao omnichannel, das ideias até as mãos das pessoas. Temos programas de formação, mentorias, geração de negócios e investimento em startups, e o relacionamento com o ecossistema”.

Discussões e tendências do Varejo

Na parte da noite, palestras e rodas de conversa com especialistas do setor trouxeram ao público temas discutidos no setor no Varejo Show. Alfredo Lopes, do Fort Atacadista, trouxe o debate sobre  cultura de inovação e aceleração digital nos processos. Jean Klaumann, CEO da Neogrid, falou sobre a transformação digital na cadeia de consumo com ajuda de Inteligência Artificial e a diferença de consumo entre as gerações Z, Alpha, Milenium e outros. Alexandre Arnold, CIO da Panvel, e Rafael Fiedler, CCO da Almeida Junior e Lisiane Monteiro, Tribe Lider da Algar.

Ainda no evento, Matheus Dellagnelo e Isabela Blasi, da Indicium, trouxeram junto a Walter Sabini Junior, da HiPartners, compuseram a mesa “O inverno das startups acabou?”. Ana Carolina de Araújo, Diretora Estratégia, Produtos e CX da GPA, falou sobre o foco no cliente e a abordagem pragmática da empresa para inovação. Paulo Nassar, CEO da Cobasi, fechou o evento com uma palestra sobre os bastidores da maior empresa pet do Brasil.

Inovação em Santa Catarina

Santa Catarina tem mais de 22 mil empresas de base tecnológica e mais de 20 centros de inovação em diversas cidades. “Um dos grandes diferenciais nosso é a cultura, o Sul do Brasil tem essa tradição de cooperativismo”, lembra Diego Ramos, presidente da ACATE. Para ele, outro ponto alto do ecossistema é a atenção para a formação de talentos com universidades e cursos de formação e capacitação. “Até o final da década a gente quer colocar o polo de Santa Catarina no mapa de inovação mundial”. 

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. A entidade reúne mais de 1.700 associados com atuação local, nacional e no mundo. Na Vertical Varejo são mais de 150 empresas que participam de encontros sobre temas específicos sobre temas da área, rodadas de negócios, visitas e conexões entre empresas.