24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Veja as dicas de Gastronomia do DeOlhoNaIlha para Florianópolis e região

spot_img

Veja as dicas de Gastronomia do DeOlhoNaIlha para Florianópolis e região

spot_imgspot_img

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui.

Divina Massa

A IDES – Irmandade do Divino Espírito Santo realizará dia 24 de outubro, a segunda edição da Divina Massa no Lira Tênis Clube. O convite para o evento custa 60 reais e inclui um delicioso jantar de massas realizado por grandes chefs e restaurantes da cidade, shows musicais e sorteio de brindes.

Atualmente, a Divina Massa, bem como outros eventos como a Divina Festa são importantes pilares de sustentação financeira da IDES, para a manutenção dos programas de atendimento oferecidos diariamente para mais de 750 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis.

Por definição a IDES tem como missão “abrir portas, resgatar esperanças e encorajar crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias, para que sejam protagonistas de suas vidas, transformando a realidade e o meio em que vivem, a partir da promoção da cidadania e do desenvolvimento social." O Provedor (Presidente), Paulo Teixeira do Valle Pereira reforça que “é nisso que acreditamos e trabalhamos para que todas as crianças e adolescentes de nossa cidade tenham acesso e oportunidades de se desenvolverem da melhor maneira possível”.

As crianças e adolescentes são atendidas diariamente através dos seus três núcleos de atendimento, que envolvem uma creche com 400 crianças, uma Casa Lar, Jornada Ampliada e Aprendizagem Profissional para mais de 200 jovens. Todos participam de atividades diferenciadas que possibilitam o exercício da autonomia, liberdade e criatividade. Segundo Elizabeth Galvão, uma das organizadoras “estes eventos são importantes para a manutenção de todos esses projetos e a participação da sociedade nos dá ainda mais motivação para continuarmos investindo no futuro de crianças e adolescentes e transformando vidas na Grande Florianópolis”.

Local: Lira Tênis Clube – Rua Felipe Schmidt, 636 – Centro, Florianópolis

Data: 24 de outubro – 20h.

Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/524631961312979/

E-mail para informações: contato@ides-sc.org.br

Feijoada

Todos nós amamos feijoada – quem aí não gosta? – e, mesmo que combine com inverno, há quem aposte no famoso prato brasileiro para comemorações especiais nesta época do ano.

E tem dado certo.

A dica é para novembro, mais precisamente no dia 18, no Passeio Pedra Branca: a academia Live, do Passeio, comemora cinco anos com a Feijoada da Live, que fica no pub que fica ao lado da academia, o Liffey Pub. A festa é bem animada e repleta de pessoas bonitas.

Mais informações sobre ingressos em breve aqui na coluna.

Salada deliciosa para dieta

Em algumas épocas do ano como o verão, consumir salada parece ser a melhor opção, pois existem receitas refrescantes e deliciosas para amenizar o calor. No frio, é comum as pessoas exagerarem e acabarem consumindo comidas calóricas em excesso, como massas e doces, mas o verão pede um prato mais leve.

Existem saladas que são mais voltadas para o verão por levarem vegetais mais suculentos e refrescantes como o pepino, folhas verdes, mas você pode preparar a sua salada de verão com o que quiser.

Ingredientes:

1 beterraba sem casca e cortada em fatias finas;

1 xícara de chá de alface;

1 xícara de chá de rúcula;

1 xícara de chá de agrião;

1/2 xícara de chá de noz picadas;

1/2 xícara de chá de queijo parmesão em lascas;

2 colheres de sopa de vinagre de maçã;

4 colheres de sopa de azeite de oliva;

1 colher de sopa de gengibre fresco picado;

sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as folhas verdes e escorra. Rasgue as folhas com as mãos de forma grosseira. Disponha em uma saladeira, adicione a beterraba já fatiada e adicione nozes e parmesão. Coloque gengibre e tempere com sal, vinagre, azeite e sal. Sirva fresco.

Harmonize massa e cerveja

A cerveja pode ser utilizada como ingrediente extra para trazer mais sabor no preparo de carnes e molhos, e também para harmonizar com pratos salgados ou doces. É importante entender que para que aconteça a harmonização, o gosto da cerveja não pode se sobrepor ao da receita e vice-versa.

Você saberia criar essa harmonia entre a massa e a cerveja? A Isabela, marca de massas, torradas e biscoitos atuante no Sul do país, dá dicas preciosas de como fazer isso. Primeiro ponto: há três formas de harmonização, Por Corte, quando a bebida limpa o paladar; a harmonia Por Complementação, que acontece quando os sabores se completam; e Por Oposição, que representa o choque de sabores. 

Há diferentes molhos para massas e, consequentemente, cada um combina com um tipo de cerveja. Para o molho Carbonara e Bechamel, por exemplo, você pode optar pela Blondine Tripel que tem sabor frutado com toque sutil de cravo. Já para o tradicional molho de tomate, a Hebling Irish Red Ale, com notas carameladas (menos acidez e amargor) é uma ótima pedida para quebrar a acidez do tomate com um toque doce.

Você imaginou que aquele delicioso prato de macarrão ao molho de tomate poderia ficar ainda melhor acompanhado da cerveja correta? Para comprovar isso, siga o passo a passo da receita de Espaguete ao Molho de Tomate com Carne e após finalizar o preparo, abra uma cerveja Hebling Irish Red Ale e aproveite cada minuto!

Ingredientes

1 embalagem de Espaguete Isabela cozido “al dente” (500g)

1 berinjela (pequena) cortada em cubos

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de margarina light

5 tomates maduros (sem sementes) picados               

2 colheres (sopa) de cebola picadinha

2 dentes de alho picadinhos

2 colheres (sopa) de óleo

300g de carne (coxão mole, alcatra ou outra de sua preferência) em cubos

1 cenoura (pequena) em cubinhos

1 talo de salsão picado

1 colher (sopa) de orégano

Modo de Preparo

– Refogue rapidamente a berinjela na margarina light. Tempere com sal e reserve.

– Bata no liquidificador o tomate com 1 xícara (chá) de água. Reserve.

– Doure a cebola e o alho no óleo. Junte a carne, o sal, a pimenta e refogue bem. Acrescente o tomate reservado e cozinhe até reduzir um pouco. Junte a cenoura, o salsão e cozinhe por mais alguns minutos. Junte a berinjela reservada e o orégano.

– Coloque sobre o Espaguete Estrela e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Calorias por porção: 493,73

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img