20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Veleiro Eco é selecionado no Programa Petrobras Socioambiental

spot_img

Veleiro Eco é selecionado no Programa Petrobras Socioambiental

spot_imgspot_img

Primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil foi totalmente desenvolvido e construído na Universidade Federal de Santa Catarina

Após um ano da primeira jornada concluída, o lançamento em 2018, o Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, iça velas ainda maiores rumo à conservação do meio ambiente. O Projeto “Eco do lixo marinho na biodiversidade” foi um dos vencedores do Programa Petrobras Socioambiental.

O projeto com execução prevista para início de 2020 possui foco em pesquisa, educação, inovação e divulgação científica sobre o tema do lixo marinho e suas consequências para a vida nos oceanos e para a manutenção  da vida humana no planeta, seriamente ameaçada pela poluição.

As ações incluem expedições oceanográficas que avaliam a qualidade da água em regiões costeiras do sul e sudeste do Brasil; e  a instalação de unidades físicas multifuncionais, denominadas ECO Circus da Biodiversidade, abertas ao público e às escolas, as quais permanecerão à disposição da comunidade ao final do projeto.

Antes, porém, o ECO veleja por outros mares. Em dezembro ocorre a finalização das gravações do Documentário “Veleiro ECO: Nasce um Pesquisador”. Com lançamento programado para 2020, a obra vai mostrar a primeira expedição do Veleiro ECO na costa catarinense, com imagens aéreas, de superfície e subaquáticas que mostrarão as belezas e a diversidade da fauna e da flora dos principais ecossistemas costeiros de Santa Catarina.

Parte das gravações ocorre na impressionante Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, na região norte de Santa Catarina, que conserva uma rica e exclusiva biodiversidade. As atividades tiveram a colaboração do Projeto de Monitoramento de Toninhas da UNIVILLE para a realização do telefilme. O documentário também rodou imagens na Ilha do Arvoredo, em Laguna, em Biguaçu,  e em Florianópolis nas praias da Armação, do Pântano do Sul e do Campeche, na Baía Sul, na Baía Norte e em laboratórios da UFSC. 

Neste ano também foram consolidadas parcerias com pesquisadores participantes de laboratórios de pesquisa marinha, entre eles a prof. Dr. Maira Carneiro Proietti do  laboratório é Ecologia Molecular Marinha (FURG), Giulia Burle Costa, doutoranda do Laboratório de Ficologia (UFSC), Bianca Romeu pesquisadora do  Laboratório de Mamíferos Aquáticos (UFSC), Prof. Dr. Alberto Lindner do Laboratório de Biodiversidade Marinha (UFSC) e Henrique Back (UFSC), mestrando e integrante do grupo de pesquisa do Veleiro ECO. 

Esta parceria, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisas marinhas no âmbito do Veleiro ECO, gerou a elaboração de conteúdos com base no que tem sido desenvolvido de mais atual pelos laboratórios de pesquisa participantes. O material está sendo disponibilizado nas mídias sociais do Veleiro Eco, canal por onde a população pode navegar para acompanhar as descobertas científicas mais recentes do projeto.

O Veleiro ECO segue na captação de recursos para a produção de uma série científica para a TV, narrando as aventuras de uma expedição oceanográfica no sul e sudeste brasileiros.  Os produtos audiovisuais do Veleiro ECO possibilitam ao seu público  mergulhar ainda mais profundamente nas pesquisas e descobertas sobre os ecossistemas marinhos e as riquezas naturais brasileiras. 

Portonave e Softplan patrocinam a série documental. As empresas tributadas no lucro real, interessadas em patrocinar a série científica oceanográfica, podem abater 100% do investimento do IR a pagar, até o limite de 4% do valor dos impostos devidos. 

O Veleiro

O Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, foi totalmente desenvolvido e construído na Universidade Federal de Santa Catarina. A construção iniciou em 2012 e foi concluído com lançamento ao mar em 2018. A primeira vez que o Veleiro tocou a água concentrou boa parte da atenção da mídia catarinense e brasileira pelo ineditismo do projeto. Antes disso, porém, o barco já participava de eventos, sendo uma das principais atrações. Como na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC, e na Stopover Itajaí Volvo Race.

Foi o protagonista do I Encontro sobre o Lixo Marinho do Atlântico Sul, promovido pela equipe do ECO. Realizado em 2017, o evento reuniu figuras públicas e pesquisadores renomados como os velejadores Vilfredo Schurmann e Amyr Klink e os cientistas Alexandre Turra e Paula Sobra. 

Além de participar destas ações, por diversas ocasiões o Veleiro ancorou para receber visitantes ilustres, o público e estudantes de escolas catarinenses. A presença das crianças e adolescentes e da população em geral é importante para despertar o interesse sobre as questões ambientais, sobre a ciência e a tecnologia brasileiras. 

A visitação sempre teve como aliada a educação ambiental. Ao realizar atividades que promovem a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, a equipe do ECO ganha novos tripulantes que, mesmo em terra, estarão contribuindo para a conservação da natureza, missão maior do Veleiro ECO. 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img