29.9 C
fpolis
domingo, janeiro 23, 2022
cinesytem

Veleiros da Ilha contrata um dos principais treinadores de vela do mundo

Veleiros da Ilha contrata um dos principais treinadores de vela do mundo

spot_img

Xandi Paradeda (foto) foi técnico do atual campeão mundial de Optimist e chega a Florianópolis para coordenar equipe de vela do Iate Clube de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Veleiros da Ilha

5 de janeiro de 2022 – Xandi Paradeda é o novo coordenador de vela do Iate Clube de Santa Catarina. Técnico do atual campeão de Optimist, o brasileiro Alex Kuhl, Xandi traz muita experiência na bagagem para comandar as classes Optimist, Snipe, Laser e 29er do Veleiros da Ilha.

Como treinador, além de formar o único brasileiro campeão mundial de Optimist em 2021, Xandi tem duas passagens olímpicas, 2008, em Pequim, com o velejador André Fonseca (49er), e em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, com o atleta Jorge Zarif (Finn).

Conhecido por sua experiência em diversas classes, Xandi coleciona muitos títulos como atleta. Entre eles o de Campeão Mundial de Snipe, em 2001, duas medalhas em pan-americanos, ouro em no Rio (2007) e prata em Winnipeg, Canadá (1999), além de inúmeras conquistas nacionais e internacionais em classes de Vela de Oceano e Monotipos.

Após passar um período de adaptação em Florianópolis, onde pode avaliar diversos pontos técnicos, o treinador já se encontra em Recife (PE) para acompanhar os velejadores do Veleiros da Ilha no Campeonato Brasileiro de Optimist. “O Iate Clube de Santa Catarina está muito bem estruturado e com uma Comodoria com vontade e apoiando muito a vela. Temos ótimos profissionais e condições para trabalhar. Com certeza será um grande desafio, mas com ótimas perspectivas”, avalia Xandi.

Para Xandi, são dois o desafios iniciais: aumentar o número de velejadores na Escola de Vela e focar no desempenho das equipes de rendimento. “A vela de base é fundamental para formarmos novos atletas. Por isso a Escola é tão importante. O Iate Clube de Santa Catarina sempre foi referência na formação de atletas e espero que a gente consiga dar continuidade e ampliar esse trabalho’, completa.

Além do Campeonato Brasileiro de Optimist, que começa no dia 9 de janeiro, Xandi tem outros três compromissos com as equipes de Vela do Veleiros da Ilha no mês de janeiro, todos em Pernambuco. De 6 a 9 ocorre a Copa Brasil de Estreantes, de 9 a 17 o Brasileiro de OP, depois, de 16 a 23 tem o Campeonato Brasileiro de 29er, enquanto entre 22 e 30 encerra-se o calendário com a Copa da Juventude.

Confira a entrevista com Xandi Paradeda

O que te motivou a escolher Florianópolis e o Veleiros da Ilha para o novo desafio profissional?

Eu Sempre velejei aqui. Tenho muitos amigos no Clube. Sempre houve uma vontade mútua, entre mim e o Comodoro Júnior de trabalharmos juntos. Este ano surgiu a oportunidade e fechamos a parceria.

Você conhece bem a cidade. O que acha da estrutura do Clube? E da raia de Jurerê?

O Veleiros da Ilha tem ótima estrutura, e a raia de Jurerê é a melhor do Brasil. Agora é trabalhar para desenvolver ainda mais a vela do Clube.

Quais são os principais desafios e qual o seu objetivo por aqui?

O Maior desafio é aumentar o número de velejadores do clube e, consequentemente, atingir ótimos resultados.

O que está achando de morar em Florianópolis?

Morar aqui é um privilégio. Eu e minha família estamos muito felizes.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img