fique por dentro de floripa

- Variedades - Vem aí o 1º Festival de Música para Crianças de Florianópolis

30.10.2019

Vem aí o 1º Festival de Música para Crianças de Florianópolis

30.10.2019
Vem aí o 1º Festival de Música para Crianças de Florianópolis
Foto: Divulgação

Um dos eventos mais queridos da Capital, o Hoje é Dia de Jazz Bebê ganha status de festival. Nos dias 9 e 10 de novembro o projeto traz para Florianópolis atrações do Brasil e de Santa Catarina para apresentações em uma mega estrutura montada no Parque da Luz. Entre os destaques está o projeto Beatles para Crianças, de São Paulo. Serão dois palcos para espetáculos musicais, de contação de histórias e brincadeiras infantis. O primeiro festival de música para crianças da cidade promove também conversas sobre a infância a outras atividades para crianças e adultos durante todo o dia: das 11h às 19h30min. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Boulevard 14/32, na Floripa Airport - Aeroporto Internacional de Florianópolis, bairro Carianos. Tudo gratuito!

Além de dois palcos, a estrutura do festival contempla área de foodtrucks e lounge para descanso para que as famílias possam curtir o dia inteiro. 

- Queremos proporcionar conexões entre o universo dos pequenos e música das mais variadas vertentes. Acreditamos também que os momentos de contação de história são importantes para resgatar roteiros lúdicos por meio da música e do conto. Além disso, as oficinas permitem variadas experimentações artísticas e musicais, resgatando a essência do brincar e do fazer - afirma a produtora cultural Marina Tavares, do Studio de Ideias.

Diversidade musical

Estão programadas 8 atrações musicais com estilos que vão rock’n roll ao jazz, passando pela percussão e música brasileira. A seleção das atrações para o festival foi feita baseada na na diversidade musical do conjunto, conforme explica o diretor musical Tiê Pereira. No Dorso do Rinoceronte, Banda de Brincar e Dança das Cordas, projetos reconhecidos pelos trabalhos para crianças, estão no line-up. Outros destaques são o duo francês-argentino Lele Swing, escolhido pela variedade e colorido dos instrumentos; e a banda Jazz Bebê, formação especial para festival que vai fazer música instrumental brasileira e improvisação jazzística. 

- Temos várias texturas musicais na programação. Vai ter jazz, vertentes do jazz como blues e trabalhos construídos para o público infantil, como o projeto Primeiros Passos, Primeiras Notas, da Bárbara Damásio — cantora de samba conhecida no Estado, e o Beatles para Crianças. O Cristiano Ferreira, que tem trabalho de blues, vai fazer repertório de trilha de filme infanto-juvenil. O GLIP - Grupo Livre de Percussão, que usa instrumentos não convencionais de percussão, vai trazer um trabalho interativo para criançada - adianta Tiê Pereira.

Beatles para Crianças

A atração musical nacional é a banda Beatles para Crianças.  Desde 2014 a banda vem ensinando a garotada a curtir o rock com música de qualidade e diversão. O quinteto leva as canções do quarteto de Liverpool de forma divertida a crianças de todas as idades. Nos shows, além das canções, o grupo apresenta encenação de histórias, efeitos sonoros, instrumentos musicais inusitados e, claro, um repertório de clássicos dos Beatles.

Com dois discos lançados, o projeto do grupo criado pelos educadores Fabio Freire e Gabriel Manetti busca estimular a musicalização, a iniciação ao rock, a língua inglesa e a inquestionável referência do universo dos Beatles e sua canções. Os espetáculos nascem nas crianças, na escola e na experiência do contato diário com as famílias.

A banda Beatles Para Crianças é composta por Fabio Freire na guitarra e voz, Gabriel Manetti na voz, Eduardo Puperi na guitarra e teclado, Johnny Frateschi no contrabaixo e Humberto Zigler na bateria.

Brincadeira o dia inteiro

Além de boa música, o festival promove contação de história e atividades artísticas já tradicionais do projeto Hoje é Dia de Jazz Bebê:  oficinas de arte e música, interação musical, jogo educativo Paralelepípedo Poema, Ninho da Leitura e sorteio de brindes. A novidade é o Roteirinho Guiado pelo Parque da Luz, um tour para conhecer a história do Parque. 

Outra novidade é o Sarau para Crianças, proposta que oferece ao público infantil três momentos de interação com sons e palavras: um espetáculo, brincadeiras e oficina. Outro momento que promete envolver a criançada é a apresentação do espetáculo Dona BIlica e o Boi de Mamão. 

 - Será um evento para fazer piquenique, para dançar, para cantar batucar, brincar, ouvir histórias, fazer artes, é pra se divertir muito - diz Arturo Valle Junior, produtor do Studio. 

Sobre o Hoje é Dia de Jazz Bebê

O Hoje é Dia de Jazz Bebê! é realizado pelo Studio de Ideias - Gestão e Produção Cultural. O festival é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Prefeitura de Florianópolis/Fundação Cultural Franklin Cascaes e conta com parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade. O evento tem apoio cultural da Floripa Airport - concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, do Bistek Supermercados, da Brognoli Negócios Imobiliários, da Eletrosul, do Corporate Park, do Jurerê Beach Village e do Il Campanario. Tem apoio da Parlenda e da Panorama Escola de Arte.  O festival tem apoio da AAPLUZ - Associação dos Amigos do Parque da Luz, da Panorama Escola de Artes, da Parlenda Brinquedos Educativos, do Castelmar Hotel e do Guia Manezinho.

 

Agende-se

Festival Hoje é Dia de Jazz Bebê 

Quando: sábado (9) e domingo (10), das 11h às 19h30
Onde: Parque da Luz (Rua Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis). Em caso de chuva o evento será realizado no Boulevard 14/32, localizado dentro do Aeroporto Internacional de Florianópolis
Quanto: gratuito

 

Programação

Sábado, 9/11

11h 

- Abertura do Parque

- Início das Atividades do Bazar Kids

- Abertura do Espaço Gastronômico

- Início das Atividades Educativas

 

Ninho da Leitura com Cia Mafagafos

Oficinas educativas

Oficina de Arte

 

Palquinho

11h30 - Papo de Mãe (Espaço Pandora) // Guia Manezinho
12h30 - Contação de Histórias (Núcleo Pé de Vento)
13h10 - Atração musical: No Dorso do Rinoceronte

15h20 - Contação de histórias com Cia Mafagafos

17h - Atração musical: Danças Das Cordas

 

Palco Jazz Bebê

14h10 - Interação Musical - GLIP

16h - Atração musical: Banda Jazz Bebê

18h - Atração musical: Blues para Crianças

 

Domingo - 10/11

 

Parque

11h

Abertura do Parque

Início das Atividades do Bazar Kids

Abertura do Espaço Gastronômico

Início das Atividades Educativas (Paralelepipedo// Oficina Educativa// Ninho da Leitura// Oficina de Arte)

 

Palquinho

11h30 - Conversa de pais (Espaço Pandora) / Guia Manezinho

12h30 - Contação de Histórias com Sarau Para Crianças

13h10 - Atração musical: Banda de Brincar

15h20 - Contação de Histórias com Dona Bilica (fantoches)

17h - Atração musical: Barbara Damásio

 

Palco Jazz Bebê

14h10 - Interação Musical: GLIP

16h - Atração musical: Lele Swing

18h - Atração musical: Beatles para Crianças

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Confraria do Vinho finaliza sua 11º edição com 1200 garrafas degustadas

13.12.2019

Confraria do Vinho finaliza sua 11º edição com 1200 garrafas degustadas

Franklin Bar recebe Rafael Domingues no 1º Guest Bartender

13.12.2019

Franklin Bar recebe Rafael Domingues no 1º Guest Bartender

Projeto exibe Família Addams em sessão de cinema gratuita

13.12.2019

Projeto exibe Família Addams em sessão de cinema gratuita

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.