21 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Vendas da indústria catarinense sobem 2,1% em 2014

spot_img

Vendas da indústria catarinense sobem 2,1% em 2014

spot_imgspot_img

A indústria catarinense acumula alta de 2,1% nas vendas entre janeiro e maio. Segundo a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quinta-feira, 3, também estão positivos na comparação com 2013 os dados de horas trabalhadas (2,3%) e massa salarial real (4,6%). A utilização média da capacidade instalada permanece estável em 83,7%.

O melhor desempenho em vendas é registrado no setor de bebidas, que sobe 9,2% no ano. Este ganho, no entanto, não é suficiente para tirar o segmento da lanterna no índice de utilização da capacidade instalada, que está em 58,2%. Outros setores que se destacam em ganho de faturamento são os de madeira, com 6,9%, e alimentar, que sobe 6,5%. Já os segmentos de móveis (-6,1%), veículos e autopeças (-4,4%) e vestuário (-3,5) perdem força em 2014.

Na comparação entre abril e maio, a alta nas vendas da indústria catarinense é de 3,6%, com ganhos de 2,2% no número de horas trabalhadas, de 1,4% na massa salarial real e de 1,4 p.p. na utilização da capacidade instalada, que atingiu 84,5% no período.

Brasil – Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro acumula até maio altas de 0,3%, nas vendas, e de 4,4%, na massa salarial real. Já o número de horas trabalhadas e a utilização da capacidade instalada recuam 1,6% e 1,4 p.p., respectivamente, na mesma base.

Na avaliação da CNI, há um conjunto de fatores que impede o crescimento da atividade industrial. Entre eles estão a baixa produtividade, os altos custos de produção, as deficiências na infraestrutura e a dificuldade de acesso ao crédito.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img