Florianópolis, 28 março 2026
spot_img

Vereadores de Florianópolis assinam requerimento contra queda do diploma de Jornalismo

PolíticaVereadores de Florianópolis assinam requerimento contra queda do diploma de Jornalismo
spot_img

Conheça as startups selecionadas para a 5ª edição do Inova Startups

Programa reforça Santa Catarina como polo estratégico de inovação...

Evento gratuito promove apoio e conecta mães atípicas a rede de especialistas

Encontro propõe acolhimento, troca de experiências e cuidado integrado...

Jurerê Internacional: o bairro que chegou no seu melhor momento

Jurerê Internacional sempre foi um bairro de demanda estruturalmente...
spot_img

Compartilhe

Assinatura foi feita durante comemoração dos 30 anos do curso da UFSC

Em sessão solene nessa terça-feira, 14, a Câmara de Vereadores de Florianópolis prestou homenagem ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, pela passagem dos seus 30 anos de criação. Além de quatro dos seus fundadores – Moacir Pereira, Paulo Brito, Celestino Sachet estarem presentes, e dois outros, Cesar Valente e Aurora Goulart, representados, compareceu também o ex-reitor Caspar Erich Stemmer.

Na sessão, a Câmara aprovou por unanimidade requerimento do vereador Ricardo Vieira (PCdoB) no qual o Legislativo manifesta ao Supremo Tribunal Federal sua contrariedade com decisão que liberou o diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Pouco antes, em seus discursos na sessão em homenagem aos 30 anos do curso de Jornalismo da UFSC, os oradores criticaram a decisão do STF. O vereador Márcio de Souza (PT) qualificou-a como “um golpe, quase letal”. O jornalista Moacir Pereira disse que a desregulamentação, “foi um lamentável gesto de retrocesso” da mais alta corte de justiça do país.

O reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, também criticou a desregulamentação, “que não vai parar a nossa universidade; pelo contrário, cada vez mais ele vai querer que seus alunos de jornalismo façam a diferença”.