24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Verticais de Negócios da ACATE completam 10 anos com mais de 66% de negócios fechados

spot_img

Verticais de Negócios da ACATE completam 10 anos com mais de 66% de negócios fechados

spot_imgspot_img

Fundado em 2009, o programa da Associação Catarinense de Tecnologia estimula os empreendedores a se conhecer, trocar experiências e buscar o desenvolvimento conjunto

Com foco no fomento ao associativismo e à colaboração entre os atores do ecossistema de inovação e tecnologia catarinense, o programa estratégico Verticais de Negócios da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) completa dez anos em 2019. O programa tem como objetivo reunir e aproximar empresas de tecnologia que atuam em um mesmo segmento de mercado para promover networking e geração de negócios. Para celebrar a data, as Verticais produziram um estudo de indicadores referentes ao impacto do programa no ecossistema no ano de 2018, que mostra que 66% das empresas entrevistadas fecharam negócio ou desenvolveram parcerias por meio dos contatos feitos nos encontros das Verticais, e 55% declararam ter gerado negócio diretamente com integrantes das Verticais. “Hoje, nós temos 13 verticais ativas, com mais de 240 empresas aderidas, que promovem regularmente reuniões e eventos para debater as principais formas de inovar em seus segmentos e entender como podem se unir em prol deste grande objetivo”, afirma Natália Ferreira, gerente dos programas estratégicos da ACATE.

Além da geração de negócios, os indicadores mostram que as empresas integrantes das Verticais de Negócio empregaram, em 2018, 774 novos colaboradores e receberam investimentos privados de corporate venturing, seed, anjo e venture capital de série A, além de investimento público tipo fundo perdido para desenvolvimento de tecnologia. “Com o desenvolvimento proporcionado pelos encontros das Verticais, aliado aos investimentos, originados também dentro deste ecossistema, vêm os reconhecimentos. “Durante o ano de 2018, as empresas das Verticais conquistaram uma série de prêmios e certificações nacionais e estaduais, sendo eles: Great Place to Work (GPTW), ISO9001, Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e em Santa Catarina, Grandes e Líderes, Consumidor Moderno, Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no Brasil 2018, Prêmio Catarinense da Excelência 2018, FIESC, Delloite, Revista Exame, International Sales Partner TDM Systems GmbH, Top 5 RH, Top of Mind RH SC, StartupSC, Aceleração Facebook e diversos outros”, celebra Natália.

O ecossistema de tecnologia e inovação catarinense se destaca com o 6º maior faturamento do setor no Brasil, além de ser o 4º estado com maior número de colaboradores empregados e construindo a cada dia o setor de tecnologia. Os dados são do Tech Report 2019, estudo do cenário tecnológico catarinense conduzido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway. Uma das coisas que mais impulsionou o crescimento deste ecossistema, conforme relatado pelo presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, no lançamento oficial do estudo, realizado durante a última edição do Startup Summit em Florianópolis, é a capacidade que os empreendedores catarinenses possuem de se associarem e, juntos fortalecerem o setor. “O modelo que aplicamos nas reuniões das Verticais de Negócio está diretamente atrelado a essa mentalidade, estimulando os empreendedores a se conhecerem, trocarem experiências e buscarem o desenvolvimento conjunto”, conclui Natália.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img