20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

VI Encontro Arte na Escola acontece no Ceart da UDESC

spot_img

VI Encontro Arte na Escola acontece no Ceart da UDESC

spot_imgspot_img

Dia 02/10, sexta-feira, parceria entre os pólos Arte na Escola UDESC e UFSC
Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul também será apresentado no encontro

Com o tema Arte Contemporânea e o Ensino de Arte, o VI Encontro Arte na Escola, organizado pelos polos UDESC e UFSC, será realizado no dia 02 de outubro, sexta-feira, no Centro de Artes (Ceart), da UDESC. O evento presta homenagem à professora Neide Pelaez de Campos.

O Encontro Arte na Escola é dirigido a professores de arte e alunos de licenciatura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do Evento:
Centro de Artes – CEART/UDESC
Av. Madre Benvenutta, 1907 – Itacorubi
CEP 88035-001 – Florianópolis, SC


Programação 2009

Período matutino

09:00 – Palestra – Professoras de Arte e seus Universos de Imagens: “Aproximações entre a Arte Contemporânea e a aula de Arte, com A Profª Drª Maria Cristina Alves dos Santos Pessi
09:30 – Debate
10:00 – Homenagem à profª Neide Pelaez de Campos
10:30 – Palestra ?Simpósio de Cerâmica na Turquia?, com Luiza Christ

Período vespertino

13:00 – Mostra de Dvd
13:30 – Palestra “Apresentação da proposta pedagógica da 7ª Bienal do Mercosul”, com Mônica Hoff (mais detalhes abaixo)
14:30 – Oficina “Inventário de invenções” ?7ª Bienal do Mercosul?, com Ana Lígia Becker
16:30 – Encontro com os Polos de Santa Catarina:

Pauta:
– Avaliação das ações desenvolvidas pelos Polos com relação ao uso da DVDteca Arte na Escola, formação contínua e Prêmio Arte na Escola Cidadã;
– Relação dos polos com as escolas e eventuais convênios;
– Relato das pesquisas desenvolvidas junto aos Polos.


Sobre o Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul

VI Encontro Arte na Escola inclui oficina aberta aos participantes sobre as Fichas Práticas – material pedagógico da 7ª edição da Bienal do Mercusul

O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul será apresentado em Florianópolis na próxima sexta-feira, 2 de outubro, a partir das 13h30min, no Centro de Artes da UDESC.

Além da apresentação feita pela coordenadora do Projeto Pedagógico, Mônica Hoff, a artista e membro da equipe do pedagógico da 7ª Bienal, Ana Lígia Becker, ministrará a oficina Inventário de Invenções, conduzida a partir de obras que estarão presentes na mostra. O objetivo é criar relações diversas entre as obras e outras áreas do conhecimento humano, ampliando visões de mundo e informações.

No encontro, voltado para professores de artes, os participantes irão receber as Fichas Práticas, material criado especialmente para a 7ª edição do evento. As atividades referentes à 7ª Bienal do Mercosul estão inseridas na programação do VI Encontro Arte na Escola – Pólos UFSC e UDESC. As inscrições serão feitas no local e não há limitação de vagas.

O Programa de Residências da 7ª Bienal – Artistas em Disponibilidade, que acontece desde julho em nove regiões do Rio Grande do Sul, além de cidades vizinhas do Uruguai, será o foco da apresentação de Mônica Hoff. Ao todo, 14 artistas participam das residências que tem como objetivo criar pontes e diálogos entre as artes visuais, a comunidade e os sistemas educacionais das escolas e universidades.

Para saber mais sobre 7ª Bienal do Mercosul, que acontece em Porto Alegre de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009, veja www.fundacaobienal.art.br

Arte na Escola

O Instituto Arte na Escola resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Tem como missão incentivar o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do ensino básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem. Presente em diversos estados brasileiros, a Rede Arte na Escola desenvolve suas ações através dos programas: Educação Continuada, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã. Em Florianópolis, está presente com os Polos UFSC e UDESC.

Qualificação

Operar, junto às universidades conveniadas, programas de Pesquisa e Educação Contínua voltados para os professores da rede pública de ensino, por meio da Rede Arte na Escola. Hoje o Arte na Escola beneficia anualmente cerca de 12.000 professores/ano presencialmente e 28.000 virtualmente das redes de ensino brasileiras, que por sua ação atingem os alunos do ensino Básico e modalidade EJA.

O Arte na Escola polo UDESC é coordenado por Elaine Schmidlin e Cleidi Albuquerque. O Polo UFSC é uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural / Secretaria de Cultura e Arte e o Colégio de Aplicação, e tem como coordenadoras Jucélia Maria Alves (DAC) e Fabíola Cirimbeli Búrigo Costa (CA).

SERVIÇO:

O QUÊ: VI: Encontro Arte na Escola – Arte Contemporânea e o Ensino de Arte
QUANDO: Sexta-feira, 02 de outubro de 2009, de manhã e à tarde.
ONDE: CEART – UDESC, Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi – Florianópolis
QUANTO: Gratuito
INFORMAÇÕES: Departamento Artístico Cultural ? DAC/UFSC – 3721-9348 / 3721-9447 – artenaescola@dac.ufsc.br – www.dac.ufsc.br / CEART/UDESC ? 3321-8327 – artenaescola.udesc@gmail.com – www.ceart.udesc.br

Página do Arte na Escola – www.artenaescola.org.br

Por José Fontenele, Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC-SECARTE-UFSC, com material oficial do encontro e da assessoria de imprensa da Bienal do Mercosul.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img