18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Vidros embelezam a arquitetura da capital catarinense

spot_img

Vidros embelezam a arquitetura da capital catarinense

spot_imgspot_img

Venda do material aumentou 60% nos últimos dois anos

O vidro é um dos materiais mais antigos que existem e sua incorporação na arquitetura vem acompanhada da tecnologia. Cada vez mais presente nas casas, estima-se que a venda deste artefato tenha crescido pelo menos 60% nos últimos dois anos e a tendência é aumentar. Além do seu uso habitual, como janelas e box para banheiro, o vidro tem sido usado até mesmo como elemento estrutural, substituindo o metal.

Segundo o arquiteto Alcides Theiss, a substituição da estrutura metálica pelo vidro é um projeto ousado e nada comum. “É difícil fazer o cálculo para isto. Trabalhamos numa loja em Balneário Camboriú onde fizemos todo o pé-direito com estrutura de vidro. Pouquíssimo usado, mas muito interessante”, cita Alcides.

Outro projeto recente criado pelo escritório de Alcides com a presença marcante do vidro é o Jivago Lounge, no Centro. A casa foi concebida para uma balada GLS e todo o jardim frontal foi murado com sobras de vidros temperados. “O nome da casa foi inspirado num filme de década de 60, chamado Senhor Jivago. Assistimos ao filme para inspirar a criação do projeto e assim criamos uma espécie de patchwork com vidros”, conta o arquiteto.

O uso de imensos panos de vidro em residências justifica-se pela presença de uma bela paisagem, por isso são comuns em casas de praia, por exemplo. Em Florianópolis, as casas mais novas de Jurerê Internacional têm uma linguagem mais minimalista e contemporânea. “Os vidros lá contém um leve espelhamento, enquanto que as casas mais antigas possuem mais madeira e vidros transparentes”, compara Alcides.

Vantagens e desvantagens

Os muros de vidros são comuns em edifícios e, agora, em projetos residenciais. É uma opção segura que interfere na relação entre interior e exterior. Esse muro envidraçado ganha espelhamento em muitos locais, o que garante privacidade, mas pode traz um fator negativo em alguns casos. “Se você tem uma bela paisagem, você perde isso ao optar por vidros espelhados”, cita Alcides. Outra conseqüência é prejudicar o paisagismo da casa. O muro pode impedir a ventilação no local. Uma solução seria a colocação de paredes de vidro em esquadrias.

É preciso escolher cuidadosamente o local onde os vidros serão inseridos. “Existem fatores determinantes para o uso do vidro e um deles é a orientação solar”, explica o arquiteto. Ele conta que os vidros filtram raios ultravioletas emitidos pelo sol, mas tendem a transferir o calor para dentro do ambiente.

Na Mega Vidros, loja no Rio Tavares, as melhores vendas são de vidros temperados para portas e janelas; e laminados para sacadas e guarda-corpo. De acordo com a sócia-proprietária da loja, Dulce Pereira, é comum a venda de vidros para a construção de muros, portões, tampos de mesa e até para escadas. “Recentemente fizemos um telhado na Alameda Casa Rosa”, conta Dulce. A loja também oferece vidros serigrafados com diversos temas, principalmente para box.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img