21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Violência contra a mulher: curta catarinense é selecionado em competição internacional; vote

spot_img

Violência contra a mulher: curta catarinense é selecionado em competição internacional; vote

spot_imgspot_img

Temática social urgente foi o ponto de partida do curta, produzido em apenas 48 horas. “EFEITO DESTERRO” será aberto para votação pública 

A partir de um drinque recebido por uma mão desconhecida numa balada, o destino de uma mulher é alterado. Essa é a trama do curta-metragem “EFEITO DESTERRO”, produzido em dois dias para a 48 Hour Film Project, maior e mais antiga competição audiovisual do mundo. O filme, feito em Florianópolis, mistura os gêneros ação e mistério. Assista ao trailer aqui.

A ficção parte do caso real de Mariana Ferrer, que em 2018 foi estuprada em um beach club de Florianópolis – Santa Catarina. Para a diretora, Fernanda Ozório, o filme traz elementos simbólicos deste e de outros casos semelhantes. “O caso foi uma inspiração, mas não recriamos um passo a passo. Adaptamos e alteramos a história para abordar uma situação que tem cada vez mais visibilidade pelo grande número de denúncias de violência contra a mulher em locais de entretenimento”, explica Fernanda, que liderou o Coletivo Lanterna Mágica.

Para assistir e votar, basta acessar o site www.cinexpress48.com/ibero-challenge entre 6 e 16 de dezembro. O ingresso custa US$ 3,00 e dá direito a assistir uma playlist de curtas. “EFEITO DESTERRO” estará na playlist C. Além de assistir aos filmes, os espectadores concorrem a um prêmio da Sony, apoiadora da competição.

Composto por um grupo de artistas e profissionais de Florianópolis, o Coletivo Lanterna Mágica foi idealizado para fomentar a pluralidade das artes e sensibilizar sobre temas sociais urgentes. “EFEITO DESTERRO” é a produção que consolida essa união artística. 

Pelas regras do 48 Hour Film Project, o tema do filme é escolhido pela equipe, mas precisa seguir critérios estabelecidos pela competição, como gênero, objeto em cena, uma frase específica e o nome da personagem.

“Produzir em 48 horas foi uma aventura. Montamos uma pequena e fiel equipe e, assim, deixamos a coisa acontecer. Tínhamos um roteiro, mas muita coisa foi criada na hora da filmagem e, depois, refinada na edição”, conta Fernanda.

O título remete ao antigo nome de Florianópolis – Nossa Senhora do Desterro -, e é também um contraponto entre a cidade e o sentimento que acomete as mulheres que sofrem violência. Desterrar significa exilar. “Quando uma mulher é violentada, ela sofre uma espécie de exílio psicológico, porque nesse momento outra pessoa controla seu corpo pela força. Nosso desafio vai além da competição. Queremos somar às vozes que se levantam contra este efeito que acomete o mundo”, explica a diretora.

Sobre 48HFP

Maior e mais antiga competição audiovisual do mundo, o 48HFP tem mais de 20 anos e abrange 5 continentes, contemplando 130 cidades. Este é o segundo ano que a competição é realizada no Brasil, e Florianópolis representa o País. O melhor curta de cada cidade irá representar seu País no festival internacional Filmapalooza, concorrendo ao título internacional de Melhor Filme e à seleção dos melhores do 48HFP do mundo, no Short Film Corner do Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França.

+ info: www.cinexpress48.com 

FICHA TÉCNICA

Direção: Fernanda Ozório

Roteiro: Fernanda Ozório, Guilherme Luiz Porte e Juliano Pfutzenreuter Nunes

Elenco: Guilherme Luiz Porte e Joana Zanotto

Direção de fotografia / câmera: Juliano Pfutzenreuter Nunes

Edição: Fernanda Ozório e Juliano Pfutzenreuter Nunes

Produção: Coletivo Lanterna Mágica

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img