22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Virgínia Woolf nos palcos de Florianópolis

spot_img

Virgínia Woolf nos palcos de Florianópolis

spot_imgspot_img

Grupo de atrizes encena no teatro Pedro Ivo a peça Uma Sociedade, adaptada do conto homônimo da escritora inglesa

Seis amigas tentam compreender o mundo em que vivem por meio de uma sucessão de encontros através dos tempos. Elas vão às bibliotecas para aprender o que os homens pensam, a jantares para descobrir o que sentem, ao tribunal para saber como julgam e aos museus para enxergar o que vêem. Está formada Uma Sociedade. Com texto adaptado do conto homônimo da escritora inglesa Virgínia Woolf, a peça estará no palco do teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro.

Idealizado pela atriz catarinense Mitzi Evelyn, o projeto busca trazer para o público, através dos questionamentos das personagens, a reflexão sobre o que é liberdade em meio a crises de valores que muitas vezes nos assombram. No texto, adaptado pela atriz Marina Monteiro, em uma época em que o conhecimento era algo inatingível para muitas mulheres, este grupo buscou formas de saciar suas dúvidas, revendo seus juízos e adquirindo outro estado de espírito – assumindo que querem ser, apenas, mulheres. “E a peça vai além. Estas mulheres acabam descobrindo que mesmo em uma sociedade movida a perguntas, é preciso saber, em algum momento, se queremos realmente ouvir as verdadeiras respostas”, ressalta Mitzi.

Uma Sociedade reúne uma equipe de artistas de diferentes vertentes. A peça traz a Florianópolis a atuação de três atrizes catarinenses – Andréa Buzato, Mitzi Evelyn e a gaúcha radicada em Florianópolis, Marina Monteiro. O elenco conta ainda com as cariocas Alice Assef, Marina Palha e Diana Herzog. O espetáculo traz também, de volta a Florianópolis, Lelette Coutto, que assina a direção. A preparação de elenco ficou a cargo da diretora, atriz e cantora Sandra Pêra. O projeto marca, ainda, a estreia de dois músicos catarinenses no teatro. Rodrigo Poeta e Márcio da Villa assinam o desenho de som, especialmente preparado para o espetáculo.

A montagem do espetáculo é uma realização do Governo do Estado através do FUNCULTURAL, e conta com o apoio de Restaurante Pão por Deus, Meu Cantinho e Choupana Pizzaria.

SINOPSE

Era uma tarde de inverno, doce e fria de março de 1910, quando seis mulheres inglesas resolveram fundar uma “sociedade de fazer perguntas”. Numa época em que ser mulher significava apenas garantir a estabilidade funcional e emocional de uma casa, elas ousaram se encontrar através dos tempos, tomar chá e questionar uma vida que só valeria a pena se pudessem formar boas pessoas e produzir bons livros. Questionavam, na verdade, o momento definitivo em que todas perderam a inocência, aquele minuto crucial no qual, querendo ou não, se tornaram realmente mulheres. Criticam seus próprios valores e são julgadas pelo olhar das outras, e acabam aos poucos percebendo que o mais difícil é assumir o verdadeiro desejo.

FICHA TÉCNICA

Direção: Lelette Couto

Texto: Marina Monteiro

Elenco: Alice Assef, Andréa Buzato, Diana Herzog, Marina Monteiro, Marina Palha, Mitzi Evelyn

Preparação de elenco: Sandra Pêra

Preparação Corporal: Marília Araújo

Cenografia e figurino: Marcelo Marques

Desenho de luz: Antônio Luiz

Desenho de som: Rodrigo Poeta e Márcio da Villa

Produção: PH Souza

Direção de Produção: Teresa Brandão

Assistente de produção: Danilo Seemann e Rodrigo Rodrigues

Designer Gráfico: Miguel Kruschewsky

Realização/Idealização: Mitzi Evelyn

SERVIÇO

O quê: Uma Sociedade

Quando: 20, 21 e 22 de janeiro, 21h

Onde: Teatro Pedro Ivo, Florianópolis

Quanto: gratuito.

Duração: 90 minutos

Faixa Etária: livre

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img