21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Voluntários fazem coleta de lixo na vegetação da praia de Jurerê Internacional

spot_img

Voluntários fazem coleta de lixo na vegetação da praia de Jurerê Internacional

spot_imgspot_img

 

Ação acontecerá dia 4 de junho e é aberta à população, basta fazer uso de luvas, máscara e manter o distanciamento

 

Para marcar a Semana Nacional do Meio Ambiente, que acontece no início de junho, voluntários do Grupo Habitasul realizam no dia 4 (sexta-feira) a segunda edição da "Ação Lixo Zero Jurerê Internacional". O projeto tem como objetivo chamar a atenção para a quantidade de lixo que é deixada na vegetação da praia e a necessidade de combater essa prática. 

Além dos colaboradores voluntários, podem participar moradores, trabalhadores, visitantes do balneário e o público em geral. Basta levar luvas, fazer uso de máscara e manter o distanciamento. A atividade acontece das 8h30min às 10h, na praia, em frente ao IL Campanario Villaggio Resort, seguindo todos os cuidados de prevenção à Covid*. 

"Esse projeto é importante para manter preservadas a fauna e flora local. Esta vegetação é fundamental para espécies migratórias, evita a erosão eólica e preserva a saúde do mar", explica Salete Pereira, Coordenadora de Sustentabilidade de Jurerê Internacional. 

Na primeira edição do projeto, no ano passado, os 15 voluntários participantes recolheram cerca de 10 metros cúbicos de entulhos. O que mais chamou a atenção foi o tipo de lixo encontrado, alguns de grande volume como edredom, mesas e cadeiras plásticas, guarda-sol e até um freezer.

A ideia da campanha é conscientizar o público sobre a necessidade de mudança de comportamento, adotando práticas como: fazer uso das lixeiras, não depositar resíduos ou entulhos na vegetação, acessar a praia pelas 19 passarelas ao longo do Passeio dos Namorados e comprar apenas de ambulantes credenciados pela prefeitura (que são orientados sobre a destinação correta do lixo). A Ação Lixo Zero integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, do qual Jurerê Internacional é signatário. 

As práticas de preservação ambiental no balneário ocorrem o ano todo, com o acompanhamento permanente da regeneração da vegetação da orla e a restauração da fauna local.  Já a construção das 19 passarelas de acesso à praia e as mais de 200 lixeiras dispostas ao longo da praia, com coleta e limpeza regular da Comcap, contribuem para que na pós-temporada de verão esse habitat possa recuperar suas funcionalidades ecossistêmicas.

            Além disso, a Habitasul em parceria com a Comcap, ACIF/Wee e o Sistema de Água e Esgotos (SAE), disponibiliza Pontos de Entregas Voluntárias (PEV's) para resíduos como óleo de cozinha, vidros, eletroeletrônicos e medicamentos vencidos. Já o Jurerê Open Shopping faz parte de um projeto piloto da Comcap para coleta do resíduo orgânico.

 

Obs. Para o Lixo Zero foi necessária a emissão de Licença Ambiental, concedida pela Floram, sob o nº 080/2020.

 

SERVIÇO

 

Jurerê Internacional Lixo Zero

Dia: 4 de junho (sexta-feira)

Horário: 8h30min às 10h

Local: na praia, em frente ao IL Campanario Villaggio Resort

Como participar: basta trazer luva, máscara e manter o distanciamento

Informações: (48) 99142-6709

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img