fique por dentro de floripa

- Saúde - Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC

11.09.2019

Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC

11.09.2019
Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC
Foto: Divulgação

Novas turmas do workshop estão marcadas para o dia 20. Atividades marcam Dia Mundial da Segurança do Paciente, marcado para 17 de setembro

“A sementinha foi jogada. Sentimos que os profissionais do HU estão se conscientizando e buscando cada vez mais informações sobre a segurança do paciente”. Com estas palavras, a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente,  Graciele Trentin comemorou o resultado de um workshop realizado no último dia 10, que marcou o início das atividades voltadas para as comemorações do Dia Mundial da Segurança do Paciente, marcado para o próximo dia 17.

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), como todos os hospitais da rede Ebserh, está participando desta campanha internacional para conscientização sobre a segurança do paciente com prioridade global dos serviços de saúde. O objetivo é diminuir ou eliminar riscos no cuidado aos pacientes.

O workshop foi realizado no último dia 10, com o tema “Segurança do Paciente: Aprendendo com os Erros”, e contou com 57 profissionais em duas turmas. Está marcada uma nova rodada, com mais duas turmas, no próximo dia 20 e, durante o mês, serão realizadas atividades interativas no hall do hospital, divulgação de informações pelas unidades, explicação sobre campanhas que são realizadas no HU em prol da segurança do paciente, e exibição de material para conscientização da população e dos profissionais de saúde.

“O objetivo do workshop é discutir com os profissionais casos de eventos adversos para aprender com eles, compreendendo melhor as causas e como evitálos, sempre visando à segurança do paciente e à melhoria dos processos de trabalho”, resumiu Graciele Trentin, ao explicar que o tema da campanha mundial, neste ano, é “Fale pela Segurança do Paciente”.

Segundo ela, que também é coordenadora do Comitê de Segurança do Paciente, a segurança do paciente é de responsabilidade de todos e é transversal, ou seja, envolve todas as equipes multiprofissionais. E, como o HU é um hospital de ensino, as atividades envolvem todos os profissionais de saúde, lideranças, residentes, bolsistas e acadêmicos do HU-UFSC.

As atividades alusivas ao 17 de setembro fazem parte de uma iniciativa do Organização Muncial da Saúde (OMS) e tem apoio no Brasil da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com ampla participação dos hospitais da rede Ebserh.

Para o diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Cesare Gatto, as questões associadas à segurança do paciente constituem um problema de saúde pública. “Nosso foco é priorizar ações que promovam uma assistência segura e de qualidade, diminuindo custos e danos desnecessários, além de aumentar a satisfação dos usuários do SUS. Vamos aproveitar a iniciativa da OMS para falar e agir em prol da Segurança do Paciente em nossos hospitais”, disse o diretor.

Giuseppe Gatto ressaltou ainda que o primeiro passo para a prevenção do erro na saúde é admitir que ele é possível e está presente no cuidado. “É de extrema importância que os futuros profissionais de saúde reconheçam o impacto das dimensões da qualidade no desenvolvimento de estratégias para melhorias no funcionamento dos estabelecimentos de saúde. Uma assistência insegura pode resultar em significativa morbidade e mortalidade que podem ser evitáveis”, afirmou.

Para desenvolver práticas de segurança do paciente, a Rede Ebserh implementou o Programa Ebserh de Segurança do Paciente em 2014. O Programa Ebserh segue as propostas do Programa Nacional, dentre elas a implementação de protocolos básicos de segurança do paciente, que parecem ser simples, mas que fazem toda a diferença na segurança dos usuários.

Entre eles, podem ser citados os protocolos de higienização das mãos, identificação do paciente e prevenção de quedas. Os resultados são acompanhados por meio de um aplicativo de gestão de riscos – o Vigihosp – e por um painel de indicadores, que compara os resultados entre os hospitais da Rede Ebserh e facilita a troca de informações sobre o tema.

Sobre a rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. O Hospital de Santa Catarina é vinculado à rede Ebserh desde 2015.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.

Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Participe do workshop:

Data: 20 de setembro

Instrutora: Elisiane Lorensini

Horários: Das 8 às 9h30 (Turma I) e das 10 às 11h30 (Turma II)

Local: Auditório do Bloco Didático da Medicina

Inscrições: Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), no quarto andar do HU

Organização do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, com apoio do Comitê de Segurança do Paciente e Departamento de Enfermagem da UFSC.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ação gratuita em Florianópolis leva a terapia ao alcance de todos

18.09.2019

Ação gratuita em Florianópolis leva a terapia ao alcance de todos

Hélio Costa Presta Apoio Às Entidades Filantrópicas

13.09.2019

Hélio Costa Presta Apoio Às Entidades Filantrópicas

UniSociesc Florianópolis seleciona pacientes para tratamento odontológico

12.09.2019

UniSociesc Florianópolis seleciona pacientes para tratamento odontológico

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.