26.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC

spot_img

Workshop marca abertura da campanha pela Segurança do Paciente no HU-UFSC

spot_imgspot_img

Novas turmas do workshop estão marcadas para o dia 20. Atividades marcam Dia Mundial da Segurança do Paciente, marcado para 17 de setembro

“A sementinha foi jogada. Sentimos que os profissionais do HU estão se conscientizando e buscando cada vez mais informações sobre a segurança do paciente”. Com estas palavras, a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente,  Graciele Trentin comemorou o resultado de um workshop realizado no último dia 10, que marcou o início das atividades voltadas para as comemorações do Dia Mundial da Segurança do Paciente, marcado para o próximo dia 17.

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), como todos os hospitais da rede Ebserh, está participando desta campanha internacional para conscientização sobre a segurança do paciente com prioridade global dos serviços de saúde. O objetivo é diminuir ou eliminar riscos no cuidado aos pacientes.

O workshop foi realizado no último dia 10, com o tema “Segurança do Paciente: Aprendendo com os Erros”, e contou com 57 profissionais em duas turmas. Está marcada uma nova rodada, com mais duas turmas, no próximo dia 20 e, durante o mês, serão realizadas atividades interativas no hall do hospital, divulgação de informações pelas unidades, explicação sobre campanhas que são realizadas no HU em prol da segurança do paciente, e exibição de material para conscientização da população e dos profissionais de saúde.

“O objetivo do workshop é discutir com os profissionais casos de eventos adversos para aprender com eles, compreendendo melhor as causas e como evitálos, sempre visando à segurança do paciente e à melhoria dos processos de trabalho”, resumiu Graciele Trentin, ao explicar que o tema da campanha mundial, neste ano, é “Fale pela Segurança do Paciente”.

Segundo ela, que também é coordenadora do Comitê de Segurança do Paciente, a segurança do paciente é de responsabilidade de todos e é transversal, ou seja, envolve todas as equipes multiprofissionais. E, como o HU é um hospital de ensino, as atividades envolvem todos os profissionais de saúde, lideranças, residentes, bolsistas e acadêmicos do HU-UFSC.

As atividades alusivas ao 17 de setembro fazem parte de uma iniciativa do Organização Muncial da Saúde (OMS) e tem apoio no Brasil da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com ampla participação dos hospitais da rede Ebserh.

Para o diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Cesare Gatto, as questões associadas à segurança do paciente constituem um problema de saúde pública. “Nosso foco é priorizar ações que promovam uma assistência segura e de qualidade, diminuindo custos e danos desnecessários, além de aumentar a satisfação dos usuários do SUS. Vamos aproveitar a iniciativa da OMS para falar e agir em prol da Segurança do Paciente em nossos hospitais”, disse o diretor.

Giuseppe Gatto ressaltou ainda que o primeiro passo para a prevenção do erro na saúde é admitir que ele é possível e está presente no cuidado. “É de extrema importância que os futuros profissionais de saúde reconheçam o impacto das dimensões da qualidade no desenvolvimento de estratégias para melhorias no funcionamento dos estabelecimentos de saúde. Uma assistência insegura pode resultar em significativa morbidade e mortalidade que podem ser evitáveis”, afirmou.

Para desenvolver práticas de segurança do paciente, a Rede Ebserh implementou o Programa Ebserh de Segurança do Paciente em 2014. O Programa Ebserh segue as propostas do Programa Nacional, dentre elas a implementação de protocolos básicos de segurança do paciente, que parecem ser simples, mas que fazem toda a diferença na segurança dos usuários.

Entre eles, podem ser citados os protocolos de higienização das mãos, identificação do paciente e prevenção de quedas. Os resultados são acompanhados por meio de um aplicativo de gestão de riscos – o Vigihosp – e por um painel de indicadores, que compara os resultados entre os hospitais da Rede Ebserh e facilita a troca de informações sobre o tema.

Sobre a rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. O Hospital de Santa Catarina é vinculado à rede Ebserh desde 2015.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.

Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Participe do workshop:

Data: 20 de setembro

Instrutora: Elisiane Lorensini

Horários: Das 8 às 9h30 (Turma I) e das 10 às 11h30 (Turma II)

Local: Auditório do Bloco Didático da Medicina

Inscrições: Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), no quarto andar do HU

Organização do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, com apoio do Comitê de Segurança do Paciente e Departamento de Enfermagem da UFSC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img