16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Zeca Pires participa de exibição de ‘A antropóloga’ nesta quinta-feira na UFSC

spot_img

Zeca Pires participa de exibição de ‘A antropóloga’ nesta quinta-feira na UFSC

spot_imgspot_img

O diretor de cinema Zeca Pires participa nesta quinta-feira, 30, a partir das 18h30, da exibição de seu longa-metragem "A antropóloga" (2011), no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis. A sessão integra a programação em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A entrada é franca.

No filme, ambientado na Costa da Lagoa, reduto açoriano na ilha de Santa Catarina, Malú (Larissa Bracher) tem 33 anos e realiza no local sua pesquisa de doutorado na área de etnobotânica. Com dona Ritinha (Sandra Ouriques), ela aprende a cultura mística que os descendentes açorianos mantêm viva.

Ao acompanhar o tratamento com ervas aplicado em Carolina (Rafaela Rocha de Barcelos), Malú subitamente tem contato com o sobrenatural. Ela passa a enfrentar o ceticismo científico, e tenta provar a experiência que vivenciou.

Sobre o diretor

José Henrique Nunes Pires, cineasta catarinense, é dono de um lugar de destaque na história da produção cinematográfica de Santa Catarina. Diretor de dez filmes, entre documentários, curtas e longas-metragens, o cineasta é natural de Florianópolis.

Possui formação acadêmica nos cursos de Jornalismo/UFSC, Administração/ESAG, mestrado no Curso de História e é doutorando em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC, na área de mídia e conhecimento, com a temática Cinema Digital.

Zeca Pires foi um dos fundadores da Cinemateca Catarinense/ABDSC e um dos criadores do Curso de Cinema e Vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Produz curtas desde a década de 1990, e a maioria de seus trabalhos tem um forte vínculo com a cultura popular do Estado, entre os quais destacam-se: co-direção, juntamente com Norberto Depizzolatti, no curta-metragem "Manhã" (1990) e no documentário "Farra do Boi" (1991).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img