19.8 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Zumbi dos Palmares inspira encontro para debater justiça social

spot_img

Zumbi dos Palmares inspira encontro para debater justiça social

spot_imgspot_img

Sintonizados com a ampla mobilização pela afirmação da igualdade de direitos com base no reconhecimento da diversidade humana, o PET/Pedagogia, o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFSC e o Núcleo de Estudos Negros/SC promovem na terça-feira, 24/11, o encontro ´Formação político-cultural para debater justiça social – novembro de Zumbi`. Entre os convidados está a pesquisadora Moema De Polli, do IBGE/RJ, que ministrará a palestra de abertura ´Classificação de cor/raça e políticas públicas`, às 9h, na Sala Hassis, Centro de Comunicação e Expressão, Prédio B.

A programação prevê duas oficinas de formação literária e de contação de histórias, lançamento do livro ´Integração para o Desenvolvimento da África: a fusão de blocos econômicos`, de Joel Aló Fernandes, e uma exibição de filme.

Zumbi dos Palmares
O mês de novembro é palco das mais diversas manifestações político-culturais, nas universidades e fora delas, relacionadas com a temática das relações sócio-raciais no Brasil. Tal mobilização nos remete ao protagonismo de jovens negros, que no final dos anos 1970, em Porto Alegre-RS, postularam o dia 20 de novembro, da morte do líder político quilombola Zumbi dos Palmares, como referência política para suas lutas na sociedade brasileira.

Expressando a densidade da intervenção de negros organizados ao longo das ultimas três décadas, em 2003 a Lei 10.639/03 traz em seu bojo a definição do 20 de novembro como data a ser integrada no calendário educativo das escolas brasileiras. Assim, a data alcança cada vez mais estatuto de referência para a reflexão coletiva pela justiça social com equidade.


Programação

Terça-feira / 24/11

8h45 – Apresentação artístico-cultural

Pela história contada, uma experiência em que o compartilhamento das paisagens e sentidos combina-se com as necessidades comuns e, assim, constrói-se um modo de extraordinária beleza e força humana.

9h às 12h – Palestra: Classificação de cor/raça e políticas públicas
Pesquisadora Moema De Polli Teixeira – IBGE/RJ – Brasil
Coordenação: Vânia Beatriz Monteiro da Silva
Local: Sala Hassis /Centro de Comunicação e Expressão (Prédio B) – Térreo

14h às 17h – Oficinas

1 – Oficina literária: Introdução à Literatura Angolana
Ministrante: Susan Aparecida de Oliveira (professora do DLLV/UFSC)
Local: Sala Adelmo Genro – Centro de Comunicação e Expressão (Prédio B) – Térreo

2 – Histórias e contação
Ministrante: Flora Bazzo – Pedagogia/Fpolis-SC
Local: Sala do Corpo CED UFSC

18h – Lançamento do livro ´Integração para o desenvolvimento da África: a fusão de blocos econômicos`, de Joel Aló Fernandes (PPG Direito UFSC; Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros)
Local: Auditório Henrique Fontes – Centro de Comunicação e Expressão (Prédio B) – Térreo

19h – Cinema africano em tela

Longa metragem: O Grande Bazar (Moçambique)

Debatedores: Tiago Bassika Nzovo (PPG Geografia UFSC) e Joel Aló Fernandes (PPG Direito UFSC) – Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Coordenação: Simone Schmidt (Professora LLV/UFSC)
Local: Auditório Henrique Fontes – Centro de Comunicação e Expressão (Prédio B) – Térreo


Informações Gerais:
Inscreva-se, gratuitamente, enviando e-mail para petpedagogia@ced.ufsc.br ou casmalita@gmail.com, com os seguintes dados: nome completo; endereço; fone para contato; atividades que desenvolve; CPF (uma exigência atual do DAEX UFSC para liberar certificados)

Mais informações pelo telefone (48) 3721-6783 – PET/PEDAGOGIA (manhã)

Organização: PET/PEDAGOGIA; Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFSC e Núcleo de Estudos Negros/SC

Coordenação: professoras Vânia Beatriz Monteiro da Silva – vania@amja.org.br (CED) e Simone Schmidt (CCE )- simonepschmidt@gmail.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img