{"id":18309,"date":"2011-03-25T11:55:44","date_gmt":"2011-03-25T14:55:44","guid":{"rendered":"https:\/\/wp.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/pesquisa_fecomercio_de_carnaval_revela_baixo_faturamento_no_periodo\/"},"modified":"2011-03-25T11:55:44","modified_gmt":"2011-03-25T14:55:44","slug":"pesquisa_fecomercio_de_carnaval_revela_baixo_faturamento_no_periodo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/pesquisa_fecomercio_de_carnaval_revela_baixo_faturamento_no_periodo\/","title":{"rendered":"Pesquisa Fecom\u00e9rcio de Carnaval revela baixo faturamento no per\u00edodo"},"content":{"rendered":"
Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (Fecom\u00e9rcio) realizou pesquisas de turismo em quatro munic\u00edpios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de mar\u00e7o com 1,9 mil turistas em locais estrat\u00e9gicos de fluxo e 554 empres\u00e1rios dos setores que sofrem forte influ\u00eancia no faturamento neste per\u00edodo, nas cidades de S\u00e3o Francisco do Sul, Laguna, Joa\u00e7aba e Florian\u00f3polis.<\/p>\n
Os dados apontaram que o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas no Estado foi a casa de amigos ou parentes, com 34%. Este perfil predominou principalmente em S\u00e3o Francisco (32%) e Joa\u00e7aba (42%). J\u00e1 em Florian\u00f3polis, a prefer\u00eancia foi por hot\u00e9is ou pousadas, com 38%. Em Laguna os turistas aproveitaram as pr\u00f3prias casas de veraneio para se hospedar no per\u00edodo de folia (35%). Ao serem questionados se retornar\u00e3o no pr\u00f3ximo ano, 91% dos turistas entrevistados acenaram que pretendem voltar outras vezes ao Estado.<\/p>\n
Quanto \u00e0 visita\u00e7\u00e3o, os n\u00fameros foram pessimistas em todo o Estado com 78% dos empres\u00e1rios afirmando que n\u00e3o houve um aumento em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior, contra 22% que registraram incremento. Por\u00e9m, as taxas de ocupa\u00e7\u00e3o variaram de 62,35% em S\u00e3o Francisco do Sul chegando a 92,14% em Laguna.<\/p>\n
Os empres\u00e1rios entrevistados que afirmaram ter um movimento maior de turistas em seus estabelecimentos no per\u00edodo, mostraram um percentual de aumento vari\u00e1vel de 14,8% a 21,68%.<\/p>\n
A pesquisa feita com os empres\u00e1rios mostrou bom desempenho para o com\u00e9rcio apenas de Joa\u00e7aba. Apesar de ser o terceiro munic\u00edpio com maior m\u00e9dia de gasto por turista e apresentar os piores dados na m\u00e9dia de visitantes, o munic\u00edpio foi o \u00fanico que registrou um crescimento no faturamento, com 2,62% de incremento. Nas demais cidades os empres\u00e1rios registraram quedas nas vendas.<\/p>\n
Quanto aos servi\u00e7os oferecidos os dados revelaram que somente 14% das empresas do Estado possuem funcion\u00e1rio que fala ingl\u00eas; pouco mais de 12% possuem ambiente adaptado para idosos e 11% das empresas oferecem a op\u00e7\u00e3o de pagamento em d\u00f3lar\/ peso\/ euro. O que demonstra uma necessidade de maior investimento em pontos fundamentais para incremento do turismo.<\/p>\n
Para o vice- presidente do Conselho de Turismo (ctur) da CNC, Eraldo Cruz,os dados apresentados n\u00e3o condizem com o potencial de tur\u00edstico do estado. \u201cSanta Catarina \u00e9 o estado que produz a maior diversidade de turismo no pa\u00eds. O estado tem tudo para trazer o turista o ano todo. Por\u00e9m precisa investir mais nos seus atrativos tur\u00edsticos e redescobrir suas riquezas\u201d, afirma.<\/p>\n
Ap\u00f3s a apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados, o Secret\u00e1rio de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, C\u00e9sar Souza J\u00fanior, sinalizou que ir\u00e1 reunir o trade tur\u00edstico e autoridades p\u00fablicas dos munic\u00edpios envolvidos nas pesquisas para avaliar os dados e buscar medidas para o incremento do setor tur\u00edstico catarinense.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (Fecom\u00e9rcio) realizou pesquisas de turismo em quatro munic\u00edpios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de mar\u00e7o com 1,9 mil […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"yoast_head":"\n