{"id":4279,"date":"2009-05-26T11:43:23","date_gmt":"2009-05-26T14:43:23","guid":{"rendered":"https:\/\/wp.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/pior-mobilidade-do-brasil-e-aqui\/"},"modified":"2009-05-26T11:43:23","modified_gmt":"2009-05-26T14:43:23","slug":"pior-mobilidade-do-brasil-e-aqui","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/pior-mobilidade-do-brasil-e-aqui\/","title":{"rendered":"Pior mobilidade do Brasil \u00e9 aqui"},"content":{"rendered":"
Pesquisa mostra que Florian\u00f3polis \u00e9 a Capital onde ir e vir \u00e9 mais dif\u00edcil<\/p>\n
Acordar uma hora mais cedo para chegar ao trabalho em tempo tem sido rotina para os motoristas da Capital. Agora, a paci\u00eancia exigida em Florian\u00f3polis passou de simples impress\u00e3o a um estudo revelador. A cidade tem o segundo pior \u00edndice de mobilidade do mundo, al\u00e9m do tr\u00e2nsito mais complicado entre as 21 capitais brasileiras pesquisadas.<\/p>\n
Pelos crit\u00e9rios estabelecidos, entre as 21 capitais pesquisadas, Florian\u00f3polis tem o pior deslocamento. Ainda segundo o ranking desenvolvido pelo pesquisador da Universidade de Bras\u00edlia (UnB), Val\u00e9rio Medeiros, a capital catarinense tem a segunda pior mobilidade entre as cidades pesquisadas em todo o mundo.<\/p>\n
Medeiros avaliou as rela\u00e7\u00f5es de movimento e como a forma das cidades condiciona a mobilidade. A partir da identifica\u00e7\u00e3o de rotas em que \u00e9 poss\u00edvel a passagem de ve\u00edculos, o pesquisador calculou o chamado \u201cvalor de integra\u00e7\u00e3o\u201d de cada cidade, com o aux\u00edlio de um software.<\/p>\n
Foram levadas em considera\u00e7\u00e3o a organiza\u00e7\u00e3o e a conex\u00e3o das ruas em detrimento da quantidade de vias. No primeiro momento, os dados levantados foram das cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.<\/p>\n
Na sequ\u00eancia do estudo, os dados foram confrontados com aqueles obtidos em 164 cidades do mundo. O paralelo foi feito na Universidade de Londres, onde a forma de abordagem do estudo foi criada.<\/p>\n
\u2013 As cidades brasileiras foram as piores no contexto mundial. Uma das grandes contribui\u00e7\u00f5es para isso foi o processo de crescimento urbano sem planejamento global das cidades nas d\u00e9cadas de 1960 e 1970. Isso criou uma \u201ccolcha de retalhos\u201d, com desenhos diferentes entre os bairros. Ao longo do tempo, os peda\u00e7os n\u00e3o foram costurados, causando segrega\u00e7\u00e3o espacial e perda de \u00e1rea nos deslocamentos \u2013 ressaltou o autor da pesquisa.<\/p>\n
Desenho da cidade explica engarrafamentos<\/p>\n
Quanto menor o valor do \u00edndice, mais labir\u00edntica a cidade e, consequentemente, mais dif\u00edcil a mobilidade de carro. Com a pontua\u00e7\u00e3o de 0,199, Florian\u00f3polis ficou bem \u00e0 frente da segunda colocada, Rio de Janeiro, com 0,303. Porto Velho foi considerada a capital com melhor mobilidade, com \u00edndice 1,458. No mundo, Florian\u00f3polis s\u00f3 perde para a cidade de Phuket, na Tail\u00e2ndia.<\/p>\n
O desenho da cidade pode explicar a quantidade de engarrafamentos. Para o autor do estudo, o principal motivo das dificuldades em ir e vir de carro em Florian\u00f3polis \u00e9 a geografia.<\/p>\n
O espa\u00e7o em que a cidade se instalou tem muitos morros, montanhas, lagoas e dunas, o que causou a n\u00e3o-continuidade da malha vi\u00e1ria. A falta de conex\u00f5es entre os bairros gerou um mapa fragmentado.<\/p>\n
O pesquisador sugere duas estrat\u00e9gias para amenizar o problema. A primeira seria criar novas liga\u00e7\u00f5es entre o Continente e a Ilha. A segunda possibilidade apontada por ele \u00e9 promover a integra\u00e7\u00e3o de v\u00e1rios modos de transportes.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, o estudioso avalia ser importante evitar o desenvolvimento de grandes \u00e1reas longe do espa\u00e7o principal da cidade e utilizar ciclovias para pequenos trajetos.<\/p>\n
(Lilian Simmioni, DC, 26\/05\/2009)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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