{"id":6337,"date":"2009-09-28T11:19:29","date_gmt":"2009-09-28T14:19:29","guid":{"rendered":"https:\/\/wp.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/"},"modified":"2009-09-28T11:19:29","modified_gmt":"2009-09-28T14:19:29","slug":"ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/","title":{"rendered":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos"},"content":{"rendered":"

<\/span><\/strong>Iniciaram na UFSC as inscri\u00e7\u00f5es para minicursos gratuitos que ser\u00e3o oferecidos durante a oitava edi\u00e7\u00e3o Semana de Ensino, Pesquisa e Extens\u00e3o, de 21 a 24 de outubro. S\u00e3o 283 op\u00e7\u00f5es de cursos de curta dura\u00e7\u00e3o (4 ou 8 horas), oferecidos por professores e p\u00f3s-graduandos de diversas \u00e1reas. Para inscri\u00e7\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio acessar o site www.sepex.ufsc.br<\/a><\/b>. <\/p>\n

A dan\u00e7a como recurso terap\u00eautico na reabilita\u00e7\u00e3o; A economia solid\u00e1ria e pr\u00e1ticas de feiras agroecol\u00f3gicas: Adolesc\u00eancia e aids; Aprender hidrologia para preven\u00e7\u00e3o de desastres naturais; Ass\u00e9dio moral no trabalho e decorr\u00eancias; Atualiza\u00e7\u00e3o Jur\u00eddica: ado\u00e7\u00e3o \u00e0 luz da Lei 12.010\/2009; Conserva\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies amea\u00e7adas de extin\u00e7\u00e3o; Como usar o cinema na sala de aula e Controlando o uso de gordura trans s\u00e3o apenas algumas das op\u00e7\u00f5es. <\/p>\n

H\u00e1 tamb\u00e9m capacita\u00e7\u00f5es com temas como Energia e\u00f3lica para gera\u00e7\u00e3o de eletricidade; Direitos ind\u00edgenas; Gerenciamento do stress e relaxamento; Sexualidade e pol\u00edtica: reflex\u00f5es sobre o Movimento LGBT; Promo\u00e7\u00e3o de sa\u00fade bucal na inf\u00e2ncia; Primeiros socorros em acidentes domiciliares; Pais, filhos e a internet: mundo virtual, perigo real; Orqu\u00eddeas – curso b\u00e1sico; Informa\u00e7\u00e3o sobre propaganda e Uso racional de medicamentos. <\/p>\n

Com o tema Ci\u00eancia para todos<\/b>, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extens\u00e3o da UFSC ser\u00e1 integrada \u00e0 Semana Nacional de Ci\u00eancia e Tecnologia<\/a><\/b>. O evento faz do campus universit\u00e1rio um grande palco para demonstra\u00e7\u00e3o das a\u00e7\u00f5es da universidade. <\/p>\n

Este ano poder\u00e3o ser visitados mais de 200 estandes com trabalhos nas \u00e1reas de comunica\u00e7\u00e3o, cultura, educa\u00e7\u00e3o, meio ambiente, sa\u00fade e tecnologia. O objetivo \u00e9 mobilizar a popula\u00e7\u00e3o, especialmente crian\u00e7as e jovens, em torno de temas e atividades de ci\u00eancia e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude cient\u00edfica e a inova\u00e7\u00e3o. Os eventos buscam tamb\u00e9m mostrar a import\u00e2ncia da produ\u00e7\u00e3o do conhecimento na vida e no desenvolvimento do pa\u00eds. <\/p>\n

Mais informa\u00e7\u00f5es junto \u00e0 Pr\u00f3-Reitoria de Pesquisa e Extens\u00e3o: sepex@reitoria.ufsc.br<\/a> | (48) 3721-9915 <\/span><\/p>\n

Por Arley Reis (Jornalista da Agecom) e Tifany R\u00f3dio (Bolsista de Jornalismo na Agecom) <\/p>\n

Confira os temas:<\/b>
\nNesta listagem os minicursos est\u00e3o organizados por setor. No site
www.sepex.ufsc.br<\/a><\/b> est\u00e3o listados em ordem alfab\u00e9tica. <\/p>\n

Centro de Filosofia e Ci\u00eancias Humanas (CFH)<\/b>
\n1.\t(Neo)pentecostalismo e o espet\u00e1culo: discurso e m\u00eddia no protestantismo brasileiro.
\n2.\t\u00b4Como ondas do mar agitadas por ventos contr\u00e1rios\u00b4 \u2013 nossa vida afetiva segundo Spinoza
\n3.\tA Contribui\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o na Gest\u00e3o de Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o Ambientais
\n4.\tA dan\u00e7a como recurso terap\u00eautico na reabilita\u00e7\u00e3o
\n5.\tA estrutura da obra Cr\u00edtica da raz\u00e3o pura
\n6.\tAlfabetiza\u00e7\u00e3o de Jovens e Adultos: Compartilhando Experi\u00eancias
\n7.\tAposenta-A\u00e7\u00e3o
\n8.\tAposentadoria: Fim ou recome\u00e7o?
\n9.\tAprender Hidrologia para Preven\u00e7\u00e3o de Desastres Naturais. Parte 1.
\n10.\tAprender Hidrologia para Preven\u00e7\u00e3o de Desastres Naturais. Parte 2.
\n11.\tAss\u00e9dio Moral no Trabalho e decorr\u00eancias (danos) psicol\u00f3gicas
\n12.\tConjugalidades homoer\u00f3ticas: aspectos religiosos e jur\u00eddicos
\n13.\tContribui\u00e7\u00f5es da psicologia na maternidade do Hospital Universit\u00e1rio\/UFSC
\n14.\tConversando sobre as d\u00favidas da escolha profissional com estudantes universit\u00e1rios
\n15.\tDi\u00e1logos entre Antropologia e Literatura
\n16.\tDi\u00e1logos entre Sociologia e Sa\u00fade \u2013 I
\n17.\tDi\u00e1logos entre Sociologia e Sa\u00fade \u2013 II
\n18.\tDi\u00e1logos transversais: Intercambio Argentina e Espanha.
\n19.\tEcologia humana: pressupostos te\u00f3ricos e emp\u00edricos
\n20.\tEmpregabilidade? Quais os sentidos que o trabalho revela para voc\u00ea
\n21.\tEnvelhecimento cerebral: di\u00e1logos entre neuropsicologia e terapia ocupacional no treino com jogos cognitivos
\n22.\tEstou chegando ao fim do curso universit\u00e1rio, o que fazer agora? A import\u00e2ncia de planejar a carreira em tempos de mudan\u00e7a
\n23.\tFam\u00edlia e G\u00eanero: pol\u00edticas sociais e direitos humanos
\n24.\tIntrodu\u00e7\u00e3o a O Capital de Marx
\n25.\tIntrodu\u00e7\u00e3o aos Estudos sobre Defici\u00eancia
\n26.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 media\u00e7\u00e3o e outras t\u00e9cnicas consensuais de resolu\u00e7\u00e3o de conflitos
\n27.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Teoria Axiom\u00e1tica Zermelo-Fraenkel
\n28.\tM\u00fasica e Percuss\u00e3o nas Manifesta\u00e7\u00f5es Populares do Nordeste Brasileiro
\n29.\tNeuropsicologia: a interface entre avalia\u00e7\u00e3o neuropsicol\u00f3gica e reabilita\u00e7\u00e3o cognitiva
\n30.\tO Constitucionalismo e as Revolu\u00e7\u00f5es: uma an\u00e1lise dos textos pol\u00edticos das Revolu\u00e7\u00f5es Americana e Francesa.
\n31.\tO debate entre realismo e antirrealismo na filosofia da ci\u00eancia atual
\n32.\tO ind\u00edgena no Sul do Brasil: do hist\u00f3rico ao contempor\u00e2neo, da aldeia \u00e0 sala de aula
\n33.\tO Naturalismo e a Filosofia da Ci\u00eancia do S\u00e9culo XX
\n34.\tO uso do biofeedback para o controle da ansiedade
\n35.\tOficina Cientista Social: profiss\u00e3o, viv\u00eancia, \u00e9tica e esp\u00edrito cr\u00edtico I, II
\n36.\tOlhares fotogr\u00e1ficos na pesquisa em contextos urbanos: o campus da UFSC
\n37.\tP\u00edfano: um estudo sobre os grupos e a constru\u00e7\u00e3o do instrumento de bambu
\n38.\tQualifica\u00e7\u00e3o profissional e mercado de trabalho: ter um diploma basta?
\n39.\tReciclando \u00b4Lixo Org\u00e2nico\u00b4: A Alternativa do Minhoc\u00e1rio
\n40.\tSa\u00fade Mental e Trabalho: reflex\u00f5es sobre os construtos
\n41.\tSexualidade e Pol\u00edtica: Reflex\u00f5es sobre o Movimento LGBT
\n42.\tSistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS): hist\u00f3ria e problematiza\u00e7\u00f5es sobre sa\u00fade. E eu com isso?
\n43.\tSoftware Livre e Astronomia para o Ensino de Geografia
\n44.\tSubjetividade e Hist\u00f3ria: Considera\u00e7\u00f5es acerca da produ\u00e7\u00e3o do indiv\u00edduo moderno
\n45.\tTerapia Cognitivo-comportamental para o tratamento da obesidade
\n46.\tUm Panorama Hist\u00f3rico da Agropecu\u00e1ria na Ilha de Santa Catarina
\n47.\tUma an\u00e1lise hist\u00f3rico-cr\u00edtica das pol\u00edticas p\u00fablicas de sa\u00fade
\n48.\tYoga e a neuroci\u00eancia: evid\u00eancias cient\u00edficas de uma t\u00e9cnica milenar para promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade.
\n49.\tYoga e medita\u00e7\u00e3o para educa\u00e7\u00e3o do c\u00e9rebro executivo: minicurso pr\u00e1tico-te\u00f3rico <\/p>\n

Centro de Ci\u00eancias da Educa\u00e7\u00e3o (CED)<\/b>
\n1.\t\u00c9tica e Deontologia Profissional na Biblioteconomia
\n2.\tA fotografia como Documento
\n3.\tA Metodologia da N\u00e3o-Viol\u00eancia e a Marcha Mundial pela Paz aplicadas na Escola.
\n4.\tA web 2.0 e sua colabora\u00e7\u00e3o no processo de ensino-aprendizagem: aportes a partir do ensino de l\u00ednguas
\n5.\tAbordagens alternativas de temas de ci\u00eancias: enfocando a leitura e a escrita.
\n6.\tAprender a Ler e Escrever Hist\u00f3ria
\n7.\tBiblioteconomia, que curso \u00e9 este e para que serve?
\n8.\tCurso de batidas para cavaquinho
\n9.\tEco Arte \u2013
\n10.\tEco Arte – Oficina de Reciclagem de Papel
\n11.\tEduca\u00e7\u00e3o intercultural e diversidade: reflex\u00f5es e experi\u00eancias com autismo.
\n12.\tEst\u00e9tica e Educa\u00e7\u00e3o Transformadora.
\n13.\tEtapas do Projeto e Relat\u00f3rio de Pesquisa
\n14.\tGeometria Din\u00e2mica com o software educacional Geogebra
\n15.\tG\u00eanero na Educa\u00e7\u00e3o: Reflex\u00f5es Sobre Algumas Pr\u00e1ticas na Sala de Aula
\n16.\tHistoriografia da educa\u00e7\u00e3o e culturas escolares: arquitetura, espa\u00e7o escolar e curr\u00edculo
\n17.\tIntrodu\u00e7\u00e3o ao Teatro do Oprimido
\n18.\tLei 10.639\/03: possibilidades e desafios
\n19.\tLei 10639\/03: Hist\u00f3ria e Cultura Africana e Afro-Brasileira no curr\u00edculo escolar.
\n20.\tLinguagem e Comunica\u00e7\u00e3o na educa\u00e7\u00e3o presencial e a dist\u00e2ncia
\n21.\tNormas da ABNT
\n22.\tO potencial pedag\u00f3gico do Flash para Educa\u00e7\u00e3o a Dist\u00e2ncia
\n23.\tOficina de Comunica\u00e7\u00e3o Alternativa\/Paralisia Cerebral
\n24.\tOs projetos escolares na hist\u00f3ria da educa\u00e7\u00e3o: retrospectiva, perspectiva e cr\u00edtica
\n25.\tPais, filhos e a Internet: Mundo Virtual, Perigo Real
\n26.\tParticipar, brincar e aprender: exercitando os direitos da crian\u00e7a na escola
\n27.\tPreserva\u00e7\u00e3o de acervos culturais
\n28.\tQu\u00edmica Verde: (re)pensando a rela\u00e7\u00e3o Qu\u00edmica e Meio Ambiente
\n29.\tRela\u00e7\u00f5es raciais e curr\u00edculo inclusivo: democracia e justi\u00e7a escolar
\n30.\tRela\u00e7\u00f5es raciais e curr\u00edculo inclusivo: democracia e justi\u00e7a escolar – segundo encontro
\n31.\tSabercultura: di\u00e1logo, movimento e interculturalidade no ciberespa\u00e7o
\n32.\tTraduzindo a cultura do outro em textos de livros did\u00e1ticos de L\u00edngua Espanhola
\n33.\tVolta ao mundo da capoeira infantil
\n34.\tYoga na Aprendizagem: fundamentos e aplica\u00e7\u00f5es para a sala de aula <\/p>\n

Centro de Ci\u00eancias Jur\u00eddicas (CCJ)<\/b>
\n1.\tA comunica\u00e7\u00e3o escrita em ambiente virtual de aprendizagem
\n2.\tAtualiza\u00e7\u00e3o Jur\u00eddica: Ado\u00e7\u00e3o \u00e0 luz da Lei 12.010\/2009
\n3.\tBlocos econ\u00f4micos na \u00c1frica
\n4.\tCriminaliza\u00e7\u00e3o dos movimentos sociais e da pobreza
\n5.\tCr\u00edtica ao Ensino do Direito e Reforma Curricular
\n6.\tDireito e Literatura Infantil: Rela\u00e7\u00f5es de Poder e Contos de Fada
\n7.\tDireito e Marxismo
\n8.\tDireitos Ind\u00edgenas
\n9.\tHist\u00f3ria conceitual aplicada \u00e0 Hist\u00f3ria do Direito
\n10.\tIntegra\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica no continente africano
\n11.\tO direito \u00e0 ang\u00fastia: uma an\u00e1lise a partir da literatura
\n12.\tO tratamento dos crimes pol\u00edticos na 1\u00aa Era Vargas (1930\/1945)
\n13.\tOs 25 anos da Lei de Execu\u00e7\u00e3o Penal e a fal\u00eancia do Sistema Penitenci\u00e1rio
\n14.\tProcedimentos para redigir, apresentar e normatizar um artigo jur\u00eddico ou projeto de monografia. <\/p>\n

Centro S\u00f3cio-Econ\u00f4mico (CSE)<\/b>
\n1.\tA constru\u00e7\u00e3o do Pr\u00f3prio Futuro
\n2.\tCiclos Sociais – a Din\u00e2mica B\u00e1sica da Sociedade Humana
\n3.\tDesenho Universal e a Perspectiva de Sociedade Inclusiva
\n4.\tExerc\u00edcio e Forma\u00e7\u00e3o Profissional do Assistente Social
\n5.\tExperi\u00eancias de Interc\u00e2mbio: Programas e Viv\u00eancias
\n6.\tExperi\u00eancias em Cena VIII
\n7.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Economia do Meio Ambiente
\n8.\tMedia\u00e7\u00e3o Familiar
\n9.\tRefor\u00e7o em Matem\u00e1tica para Economistas
\n10.\tSUS: a tens\u00e3o entre o projeto da Reforma Sanit\u00e1ria e o projeto privatista
\n11.\tTrabalho e Pessoas com Defici\u00eancia
\n12.\tTrabalho e Sociabilidade: entre o tr\u00e1gico e o c\u00f4mico
\n13.\tUma introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 Economia Experimental – Turma 1 e 2 <\/p>\n

Centro de Comunica\u00e7\u00e3o e Express\u00e3o (CCE)<\/b>
\n1.\tA escrita cinematogr\u00e1fica: anonimato e fragmentos na representa\u00e7\u00e3o do espa\u00e7o urbano contempor\u00e2neo.
\n2.\tA internet como suporte e divulga\u00e7\u00e3o do trabalho art\u00edstico
\n3.\tA Pedagogia de Projetos nas Pr\u00e1ticas de Ensino e Aprendizagem de Portugu\u00eas
\n4.\tA presen\u00e7a da mulher na obra de Juan Rulfo
\n5.\tA Sem\u00e2ntica na sala de aula: construindo sentido(s) no texto
\n6.\tA tradu\u00e7\u00e3o brasileira da obra \u00b4SUE\u00d1OS\u00b4, de Francisco de Quevedo Y Villegas
\n7.\tA viol\u00eancia na literatura dos anos 1990
\n8.\tAfinal, o que ensinar na aula de Portugu\u00eas? Redirecionamentos e Avalia\u00e7\u00f5es
\n9.\t\u00c1udio livros – a difus\u00e3o do conhecimento com inclus\u00e3o
\n10.\tAlgumas considera\u00e7\u00f5es sobre a leitura em sala de aula: espanhol como LE
\n11.\tAnjos ou Dem\u00f4nios em \u00b4O Ateneu\u00b4
\n12.\tAprendendo Portugu\u00eas com Chico Buarque
\n13.\tA\u00e7\u00f5es pedag\u00f3gicas no ensino de l\u00edngua estrangeira atrav\u00e9s de G\u00eaneros Textuais
\n14.\tComo usar o cinema na sala de aula
\n15.\tEncaderna\u00e7\u00e3o Copta
\n16.\tEnsinando Portugu\u00eas com Chico Buarque
\n17.\tEnsino de leitura: considera\u00e7\u00f5es te\u00f3ricas
\n18.\tEstudando a leitura: o papel do outro na forma\u00e7\u00e3o do leitor
\n19.\tEstudo do espa\u00e7o na literatura
\n20.\tExpress\u00e3o corporal, movimento livre e conduzido atrav\u00e9s do teatro
\n21.\tGoldvarb2001
\n22.\tGoogle Sketchup – Conceitos Iniciais
\n23.\tGrava\u00e7\u00e3o, edi\u00e7\u00e3o e postagem de v\u00eddeos no ambiente MOODLE (Turma 1)
\n24.\tGrava\u00e7\u00e3o, edi\u00e7\u00e3o e postagem de v\u00eddeos no ambiente MOODLE (Turma 2)
\n25.\tGrava\u00e7\u00e3o, edi\u00e7\u00e3o e postagem de v\u00eddeos no ambiente MOODLE (Turma 3)
\n26.\tHist\u00f3ria da Musica Popular Italiana nos anos 60
\n27.\tHist\u00f3ria das revistas culturais brasileiras no s\u00e9culo XX
\n28.\tHist\u00f3ria do Cinema – Um breve percurso
\n29.\tInterpreta\u00e7\u00e3o de L\u00edngua de Sinais em V\u00eddeo
\n30.\tInterpreta\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea LIBRAS\/LP\/LIBRAS: aspectos pr\u00e1ticos e te\u00f3ricos I
\n31.\tInterpreta\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea LIBRAS\/LP\/LIBRAS: aspectos pr\u00e1ticos e te\u00f3ricos II
\n32.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Literatura Angolana
\n33.\tJogo (de) Linguagem: de apar\u00eancia em apar\u00eancia
\n34.\tJornalismo e divulga\u00e7\u00e3o cient\u00edfica para iniciantes
\n35.\tLatim para a Escola Fundamental
\n36.\tLeituras barrocas: V\u00ednculos po\u00e9ticos e usos te\u00f3ricos – estudo cl\u00ednico \u2013
\n37.\tLetramento
\n38.\tM\u00fasica Popular Brasileira, a can\u00e7\u00e3o como instrumento de cidadania cultural
\n39.\tO corpo em movimento no teatro
\n40.\tO ensino de l\u00ednguas estrangeiras para crian\u00e7as com o uso de atividades l\u00fadicas: interface com g\u00eaneros textuais
\n41.\tO Mapa Sem\u00e2ntico como recurso e norteador na elabora\u00e7\u00e3o de materiais did\u00e1ticos para o ensino de espanhol l\u00edngua estrangeira
\n42.\tO professor de l\u00edngua estrangeira e a inclus\u00e3o de alunos com defici\u00eancia
\n43.\tO que fazer com os textos dos alunos em sala de aula? Aspectos de Avalia\u00e7\u00e3o da Escrita.
\n44.\tobjetos virtuais de aprendizagem
\n45.\tOficina de artesanato: confec\u00e7\u00f5es de materiais para atividades pedag\u00f3gicas
\n46.\t\u201cO que \u00e9 dito\u201d: significado da senten\u00e7a & significado do falante
\n47.\tOs estudos da Tradu\u00e7\u00e3o: uma perspectiva te\u00f3rica e Pratica
\n48.\tPanorama Contempor\u00e2neo de Literatura de Angola e Mo\u00e7ambique
\n49.\tProdu\u00e7\u00e3o de v\u00eddeo para educa\u00e7\u00e3o a dist\u00e2ncia
\n50.\tProjetos gr\u00e1ficos de livros para educa\u00e7\u00e3o a dist\u00e2ncia
\n51.\tReferencia\u00e7\u00e3o e Constru\u00e7\u00e3o de Sentido na Leitura
\n52.\tSem\u00e2ntica da Grada\u00e7\u00e3o
\n53.\tTeatro – Cria\u00e7\u00e3o e Dramatiza\u00e7\u00e3o de Hist\u00f3rias a partir de materiais recicl\u00e1veis
\n54.\tTeoria e Pr\u00e1tica da Conta\u00e7\u00e3o de Hist\u00f3rias: Causos de Franklin Cascaes
\n55.\tTeoria e pr\u00e1tica do m\u00e9todo cut-up de William Burroughs
\n56.\tTeorias da complexidade: a percep\u00e7\u00e3o e o caos, um desafio \u00e0 interdisciplinaridade
\n57.\tTradu\u00e7\u00e3o de Poesia
\n58.\tTradu\u00e7\u00e3o T\u00e9cnica: Armadilhas e Responsabilidades do Tradutor
\n59.\tUm estudo sobre a regularidade interpretativa e o conceito de sinon\u00edmia em met\u00e1foras
\n60.\tUn paseo por la utilizaci\u00f3n de los pronombres \u00e1tonos en Espa\u00f1ol <\/p>\n

Centro de Ci\u00eancias F\u00edsicas e Matem\u00e1ticas (CFM)<\/b>
\n1.\tA Hist\u00f3ria Mundial Revelada nos Livros de Daniel e Apocalipse
\n2.\tC\u00e1lculo de Kirby 1
\n3.\tC\u00e1lculo de Kirby 2
\n4.\tC\u00e1lculo de Kirby 3
\n5.\tIntrodu\u00e7\u00e3o ao Grafeq 2.12 e ao ambiente virtual com seq\u00fc\u00eancias
\n6.\tTeoria de Homogeneiza\u00e7\u00e3o <\/p>\n

Centro de Ci\u00eancias da Sa\u00fade (CCS)<\/b>
\n1.\tAdolesc\u00eancia e Aids: situa\u00e7\u00f5es de risco e promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade
\n2.\tAssist\u00eancia de sa\u00fade as crian\u00e7as e adolescentes com estoma intestinal
\n3.\tCarne su\u00edna: teoria e pr\u00e1tica
\n4.\tControlando o uso de gordura trans
\n5.\tCuidado a pessoa com diabetes mellitus na perspectiva da integralidade
\n6.\tCuidando da sua sa\u00fade: Abordando qualidade de vida, alimenta\u00e7\u00e3o e atividade f\u00edsica
\n7.\tCuidando da sua sa\u00fade: Abordando qualidade de vida, alimenta\u00e7\u00e3o e atividade f\u00edsica (M\u00f3dulo II)
\n8.\tEspa\u00e7o, ambiente, ambi\u00eancia como necessidade humana
\n9.\tG\u00eanero e desigualdade
\n10.\tIdentifica\u00e7\u00e3o e Gerenciamento da dor
\n11.\tInforma\u00e7\u00e3o sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos
\n12.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Pesquisa e Metodologia Cient\u00edfica
\n13.\tMitos sobre alimentos regionais: feij\u00e3o e melado
\n14.\tNovas abordagens em pesquisa qualitativa em Sa\u00fade
\n15.\tNo\u00e7\u00f5es B\u00e1sicas de Boas Pr\u00e1ticas na Manipula\u00e7\u00e3o de Alimentos
\n16.\tNo\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas do Sistema de An\u00e1lise de Perigos e Pontos Cr\u00edticos de Controle (APPCC)
\n17.\tNutri\u00e7\u00e3o na cirurgia bari\u00e1trica
\n18.\tO palha\u00e7o como fonte de alegria, criatividade e express\u00e3o corporal
\n19.\tOficina de Arte Culin\u00e1ria Saud\u00e1vel com Gr\u00e3os Germinados e\/ou Brotados
\n20.\tPadroniza\u00e7\u00e3o de receitas culin\u00e1rias e elabora\u00e7\u00e3o de fichas t\u00e9cnicas de prepara\u00e7\u00e3o em restaurantes
\n21.\tPrimeiros Socorros em Acidentes Domiciliares
\n22.\tPrimeiros Socorros em Acidentes Dom\u00e9sticos
\n23.\tPromo\u00e7\u00e3o de sa\u00fade bucal na inf\u00e2ncia
\n24.\tRacioc\u00ednio cl\u00ednico no diagn\u00f3stico m\u00e9dico
\n25.\tReanima\u00e7\u00e3o Caridiopulmonar Pedi\u00e1trica
\n26.\tRotulagem nutricional de alimentos: conhe\u00e7a, compreenda e elabore
\n27.\tSuporte B\u00e1sico e Avan\u00e7ado de Vida em Cardiologia <\/p>\n

Centro de Ci\u00eancias Biol\u00f3gicas (CCB)<\/b>
\n1.\tAprendendo a viver em casa no planeta terra: uma estrat\u00e9gia educacional
\n2.\tCinelogia: instrumento de forma\u00e7\u00e3o profissional.
\n3.\tConserva\u00e7\u00e3o de Esp\u00e9cies Amea\u00e7adas de Extin\u00e7\u00e3o: Estudos de caso
\n4. Conserva\u00e7\u00e3o ex situ e reintrodu\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies amea\u00e7adas: as experi\u00eancias realizadas com a re\u00f3fita Dyckia distachya na Usina Hidrel\u00e9trica Barra Grande
\n5.\tDan\u00e7as Circulares Sagradas: expandindo a roda
\n6.\tEst\u00e1gio Interdisciplinar de Viv\u00eancia (EIV) – Dialogicidade entre Movimentos Camponeses e a Universidade
\n7.\tFrugivoria e dispers\u00e3o de sementes
\n8.\tGerenciamento do stress e relaxamento
\n9.\tLeituras do ENEM e possibilidades de rela\u00e7\u00f5es entre ci\u00eancia, tecnologia e sociedade na escola.
\n10.\tManguezal e seus diversos aspectos
\n11.\tMinicurso em Neuroci\u00eancias – aula 1, 2 e 3
\n12.\tO papel do \u00e1cido f\u00f3lico na preven\u00e7\u00e3o de malforma\u00e7\u00f5es cong\u00eanitas: implica\u00e7\u00f5es gen\u00e9ticas e ambientais.
\n13.\tOficina de pesquisa: m\u00e9todo de gest\u00e3o do conhecimento para a inicia\u00e7\u00e3o cient\u00edfica
\n14.\tOrqu\u00eddeas – Curso B\u00e1sico
\n15.\tOs mist\u00e9rios da mente
\n16.\tPermacultura, Policultivos Inteligentes, a Agricultura Guarani no combate a fome e a mis\u00e9ria brasileira
\n17.\tProjeto Rondon: Compartilhando experi\u00eancias
\n18.\tProjeto Rondon: Compartilhando viv\u00eancias
\n19.\tPr\u00e1ticas em bot\u00e2nica no Campus da UFSC
\n20.\tSa\u00fade na Comunidade: A Fisiologia do Perd\u00e3o
\n21.\tSa\u00fade na Comunidade: Entendendo um pouco mais sobre a gripe A e Os benef\u00edcios da geoterapia
\n22.\tSa\u00fade na Comunidade: Puro, branco e mortal
\n23.\tT\u00e9cnicas Histol\u00f3gicas B\u00e1sicas para Confec\u00e7\u00e3o de L\u00e2minas Did\u00e1ticas para as Aulas de Biologia do Ensino M\u00e9dio – Turma A, B e C
\n24.\tUso de Origami no Ensino de Biologia <\/p>\n

Centro Tecnol\u00f3gico (CTC)<\/b>
\n1.\tAprender Hidrologia para Preven\u00e7\u00e3o de desastres Naturais
\n2.\tCen\u00e1rios do Processo de Destila\u00e7\u00e3o
\n3.\tCriando Textos e Apresenta\u00e7\u00f5es com LaTeX e LaTeX Beamer
\n4.\tDesenho Universal
\n5.\tEnergia e\u00f3lica para gera\u00e7\u00e3o de eletricidade
\n6.\tEntendendo o desejo pela revolu\u00e7\u00e3o digital
\n7.\tFerramentas e m\u00e9todos matem\u00e1ticos para projeto e cinem\u00e1tica de rob\u00f4s
\n8. Introdu\u00e7\u00e3o a Gest\u00e3o de Tecnologia M\u00e9dico-Hospitalar – GTMH e a import\u00e2ncia de Programas de controle de Qualidade em Equipamentos disponibilizados nos Estabelecimentos de Assist\u00eancia \u00e0 Sa\u00fade – EAS.
\n9.\tIntrodu\u00e7\u00e3o a Tecnologia do restauro I
\n10.\tIntrodu\u00e7\u00e3o ao Geoprocessamento
\n11.\tIntrodu\u00e7\u00e3o ao Sistema de Posicionamento Global (GPS)
\n12.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Avalia\u00e7\u00e3o do Ciclo de Vida de produtos
\n13.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Fabrica\u00e7\u00e3o de Chips (Circuitos Integrados)
\n14.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 L\u00f3gica Formal e Argumenta\u00e7\u00e3o L\u00f3gica
\n15.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Tecnologia do Restauro II
\n16.\tIntrodu\u00e7\u00e3o \u00e0 Tecnologia do Restauro III
\n17.\tMashup na Web – aplicativo de banco de dados e Google Maps
\n18.\tNEJap – hist\u00f3ria, m\u00fasica, moda e l\u00edngua japonesa
\n19.\tObten\u00e7\u00e3o de Compostos Bioativos utilizando Tecnologia Supercr\u00edtica
\n20.\tOficina de capacita\u00e7\u00e3o para o Ambiente Moodle
\n21.\tPol\u00edmeros biodegrad\u00e1veis – \u00eanfase na produ\u00e7\u00e3o de polihidroxialcanoatos
\n22.\tProdu\u00e7\u00e3o e purifica\u00e7\u00e3o de biodiesel – teoria e pr\u00e1tica
\n23.\tToxicologia Ambiental – Princ\u00edpios e testes <\/p>\n

Centro de Desportos (CDS)<\/b>
\n1.\tAtividade F\u00edsica para Idosos
\n2.\tIntera\u00e7\u00e3o c\u00e9rebro, sistema nervoso perif\u00e9rico e comportamento: uma abordagem fisiol\u00f3gica aplicada \u00e0 psicologia.
\n3.\tLudocapoeira <\/p>\n

Centro de Ci\u00eancias Agr\u00e1rias (CCA)<\/b>
\n1.\tDin\u00e2micas, jogos e a consci\u00eancia pessoal e de equipe
\n2.\tEst\u00e1gio Interdisciplinar de Viv\u00eancia (EIV) – Dialogicidade entre Movimentos Sociais e Universidade
\n3.\tFibras Alimentares e Sa\u00fade
\n4.\tHomeopatia e Fitoterapia Veterin\u00e1ria
\n5.\tMicroencapsula\u00e7\u00e3o de ingredientes aliment\u00edcios
\n6.\tMinicurso Agricultura Urbana\/Produ\u00e7\u00e3o em pequenos espa\u00e7os
\n7.\tPastoreio Racional Voisin <\/p>\n

Hospital Universit\u00e1rio (HU)<\/b>
\n1.\tAprendendo sobre pessoas com estoma intestinal
\n2.\tBiblioterapia Hospitalar: m\u00e9todo de aplica\u00e7\u00e3o
\n3.\tClasse Hospitalar: a quem se destina?
\n4.\tPlano de Neg\u00f3cio para pequenos Empreendedores
\n5.\tPr\u00e1tica educativa em sa\u00fade atrav\u00e9s de grupos de conviv\u00eancia
\n6.\tTrash Tour de Bicicleta <\/p>\n

Pr\u00f3-Reitoria de Infra-Estrutura (PROINFRA)<\/b>
\n1.\tCapacita\u00e7\u00e3o base de dados
\n2.\tCapacita\u00e7\u00e3o do Pergamum
\n3.\tCapacita\u00e7\u00e3o Portal CAPES
\n4.\tCapacita\u00e7\u00e3o portal de Peri\u00f3dicos da UFSC
\n5.\tCapacita\u00e7\u00e3o Recursos Portal da BU <\/p>\n

Pr\u00f3-Reitoria Desenvolvimento Humano E Social (PRDHS)<\/b>
\n1.\tCondutas nas complica\u00e7\u00f5es agudas em pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertens\u00e3o Arterial <\/p>\n

Pr\u00f3-Reitoria de Ensino de Gradua\u00e7\u00e3o (PREG)<\/b>
\n1.\tDicas de sobreviv\u00eancia para alunos de gradua\u00e7\u00e3o da UFSC 1
\n2.\tDicas de sobreviv\u00eancia para alunos de gradua\u00e7\u00e3o da UFSC 2
\n3.\tEmpreendedorismo acad\u00eamico
\n4.\tProjeto conhecendo a UFSC: uma volta pelo campus sem sair da sala de aula <\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Iniciaram na UFSC as inscri\u00e7\u00f5es para minicursos gratuitos que ser\u00e3o oferecidos durante a oitava edi\u00e7\u00e3o Semana de Ensino, Pesquisa e Extens\u00e3o, de 21 a 24 de outubro. S\u00e3o 283 op\u00e7\u00f5es de cursos de curta dura\u00e7\u00e3o (4 ou 8 horas), oferecidos por professores e p\u00f3s-graduandos de diversas \u00e1reas. Para inscri\u00e7\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio acessar o site www.sepex.ufsc.br. […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"yoast_head":"\nCi\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"http:\/\/facebook.com\/donifloripa\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2009-09-28T14:19:29+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/logo-doni-2021-272x92-1.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"272\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"92\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Editor deolhonailha.com.br\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:creator\" content=\"@deolhonailha\" \/>\n<meta name=\"twitter:site\" content=\"@deolhonailha\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Editor deolhonailha.com.br\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"16 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\"},\"author\":{\"name\":\"Editor deolhonailha.com.br\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/person\/515bbcf52f7ddb7b0d34f7f5adc1850c\"},\"headline\":\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos\",\"datePublished\":\"2009-09-28T14:19:29+00:00\",\"dateModified\":\"2009-09-28T14:19:29+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\"},\"wordCount\":3234,\"commentCount\":0,\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#organization\"},\"articleSection\":[\"Oportunidades\"],\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\",\"url\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\",\"name\":\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2009-09-28T14:19:29+00:00\",\"dateModified\":\"2009-09-28T14:19:29+00:00\",\"description\":\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/\",\"name\":\"Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | deolhonailha\",\"description\":\"As principais not\u00edcias de Florian\u00f3polis e Regi\u00e3o. Fique por dentro de Floripa com o deolhonailha.\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#organization\",\"name\":\"deolhonailha.com.br\",\"url\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/201743147_10157832892126671_8210866898005721592_n.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/201743147_10157832892126671_8210866898005721592_n.jpg\",\"width\":500,\"height\":500,\"caption\":\"deolhonailha.com.br\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/facebook.com\/donifloripa\",\"https:\/\/twitter.com\/deolhonailha\",\"http:\/\/instagram.com\/donifloripa\"]},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/person\/515bbcf52f7ddb7b0d34f7f5adc1850c\",\"name\":\"Editor deolhonailha.com.br\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a28a2d02128dc2a88981df360349af4?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a28a2d02128dc2a88981df360349af4?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Editor deolhonailha.com.br\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/author\/admin\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","description":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","og_description":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","og_url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/","og_site_name":"Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","article_publisher":"http:\/\/facebook.com\/donifloripa","article_published_time":"2009-09-28T14:19:29+00:00","og_image":[{"width":272,"height":92,"url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/logo-doni-2021-272x92-1.png","type":"image\/png"}],"author":"Editor deolhonailha.com.br","twitter_card":"summary_large_image","twitter_creator":"@deolhonailha","twitter_site":"@deolhonailha","twitter_misc":{"Escrito por":"Editor deolhonailha.com.br","Est. tempo de leitura":"16 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/"},"author":{"name":"Editor deolhonailha.com.br","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/person\/515bbcf52f7ddb7b0d34f7f5adc1850c"},"headline":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos","datePublished":"2009-09-28T14:19:29+00:00","dateModified":"2009-09-28T14:19:29+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/"},"wordCount":3234,"commentCount":0,"publisher":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#organization"},"articleSection":["Oportunidades"],"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/","url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/","name":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#website"},"datePublished":"2009-09-28T14:19:29+00:00","dateModified":"2009-09-28T14:19:29+00:00","description":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos - Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/ciencia-para-todos-abertas-na-ufsc-inscricoes-para-280-minicursos-gratuitos\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Ci\u00eancia para todos: abertas na UFSC inscri\u00e7\u00f5es para 280 minicursos gratuitos"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/","name":"Not\u00edcias de Florian\u00f3polis - Fique por dentro de Floripa | deolhonailha","description":"As principais not\u00edcias de Florian\u00f3polis e Regi\u00e3o. Fique por dentro de Floripa com o deolhonailha.","publisher":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#organization","name":"deolhonailha.com.br","url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/201743147_10157832892126671_8210866898005721592_n.jpg","contentUrl":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/201743147_10157832892126671_8210866898005721592_n.jpg","width":500,"height":500,"caption":"deolhonailha.com.br"},"image":{"@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/logo\/image\/"},"sameAs":["http:\/\/facebook.com\/donifloripa","https:\/\/twitter.com\/deolhonailha","http:\/\/instagram.com\/donifloripa"]},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/person\/515bbcf52f7ddb7b0d34f7f5adc1850c","name":"Editor deolhonailha.com.br","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a28a2d02128dc2a88981df360349af4?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a28a2d02128dc2a88981df360349af4?s=96&d=mm&r=g","caption":"Editor deolhonailha.com.br"},"sameAs":["https:\/\/www.deolhonailha.com.br"],"url":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/author\/admin\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6337"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=6337"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/6337\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=6337"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=6337"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=6337"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}