{"id":7223,"date":"2009-11-09T19:24:29","date_gmt":"2009-11-09T21:24:29","guid":{"rendered":"https:\/\/wp.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/mestre-em-marketing-da-fgv-faz-palestra-em-florianopolis-2\/"},"modified":"2009-11-09T19:24:29","modified_gmt":"2009-11-09T21:24:29","slug":"mestre-em-marketing-da-fgv-faz-palestra-em-florianopolis-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.deolhonailha.com.br\/florianopolis\/noticias\/mestre-em-marketing-da-fgv-faz-palestra-em-florianopolis-2\/","title":{"rendered":"Mestre em Marketing da FGV faz palestra em Florian\u00f3polis"},"content":{"rendered":"
Mercado cada vez mais exigente. De quem a culpa?<\/p>\n
Muitos profissionais de marketing atribuem a crescente exig\u00eancia do consumidor ao pr\u00f3prio consumidor que estaria mais inteligente devido a maior disponibilidade de informa\u00e7\u00f5es a seu alcance. Mas para o professor e especialista em marketing Marcelo Peruzzo, da Funda\u00e7\u00e3o Get\u00falio Vargas, essa premissa est\u00e1 errada; \u201cA culpa \u00e9 da concorr\u00eancia\u201d, disparou o ele durante palestra feita nesta segunda-feira (09), para um p\u00fablico formado por hoteleiros e profissionais do setor, durante evento promovido pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Hot\u00e9is (ABIH-SC), em comemora\u00e7\u00e3o ao Dia do Hoteleiro.<\/p>\n
Segundo Peruzzo, a concorr\u00eancia \u00e9 a principal respons\u00e1vel pela posi\u00e7\u00e3o cada vez mais seletiva do consumidor. \u201c\u00c9 a concorr\u00eancia que disponibiliza a ele algo diferenciado do produto que sua empresa oferece\u201d, afirmou. De acordo com o professor \u00e9 a insatisfa\u00e7\u00e3o que leva o cliente a evoluir e se tornar mais inteligente. \u201cA tend\u00eancia \u00e9 a situa\u00e7\u00e3o se tornar cada vez mais dif\u00edcil\u201d, alertou, acrescentando que essa situa\u00e7\u00e3o esta levando a novos posicionamentos de marcas e franquias na briga pelo cliente.<\/p>\n
Para Peruzzo a \u00fanica forma de enfrentar a concorr\u00eancia \u00e9 fugir do padr\u00e3o. Se antes o mercado buscava o padr\u00e3o, agora a sa\u00edda e o oposto. \u201cO foco agora \u00e9 transformar-se num ca\u00e7ador de desvio padr\u00e3o\u201d ensinou o professor, acrescentando que o padr\u00e3o funciona, mas o desvio do padr\u00e3o \u00e9 que causa grande impacto, citando o exemplo negativo do ataque \u00e0s torres g\u00eameas. \u201cO Bin Laden usou o desvio do padr\u00e3o para atingir seu objetivo\u201d salientou.\u201dO impacto \u00e9 \u00fanico\u201d destacou. No caso do consumidor a expectativa do cliente \u00e9 criada devido a est\u00edmulos. J\u00e1 a satisfa\u00e7\u00e3o gera um sentimento de prazer ou desapontamento no caso do n\u00e3o atendimento \u00e0 expectativa gerada. Para Peruzzo as empresas precisam aprender a gerenciar o cliente e suas expectativas para garantir sua perman\u00eancia no mercado.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Mercado cada vez mais exigente. De quem a culpa? Muitos profissionais de marketing atribuem a crescente exig\u00eancia do consumidor ao pr\u00f3prio consumidor que estaria mais inteligente devido a maior disponibilidade de informa\u00e7\u00f5es a seu alcance. Mas para o professor e especialista em marketing Marcelo Peruzzo, da Funda\u00e7\u00e3o Get\u00falio Vargas, essa premissa est\u00e1 errada; \u201cA culpa […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":7224,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[16],"tags":[],"yoast_head":"\n