Museu Histórico de Santa Catarina reabre com grande exposição sobre a Revolução Federalista

VariedadesMuseu Histórico de Santa Catarina reabre com grande exposição sobre a Revolução...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Uma grande exposição de longa duração tomará conta do Museu Histórico de Santa Catarina a partir do próximo dia 12 de novembro, com abertura às 19h. A mostra “Federalismo – A revolução que abalou Santa Catarina” segue aberta à visitação gratuita por um ano, sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, das 10h às 13h30. O Museu não abre às segundas e aos domingos.

A exposição se utiliza de mapas, documento, fotos, maquetes, quadros a óleo, armas de época, entre outros materiais, para contar a história do fato ocorrido há 130 anos, que transformou Santa Catarina e tornou a então pacata cidade de Desterro capital da provisória República dos Estados Unidos do Brasil. O Palácio Cruz e Sousa, no qual o Museu está situado, fez parte deste momento histórico, quando era ainda Palácio do Governo, servindo de sede do governo provisório durante sete meses (de outubro de 1893 a abril de 1894).

Sobre a Revolução Federalista

A guerra foi motivada pelo fim do Império, com a deposição de D. Pedro II e sua substituição por militares, provocou uma onda de choques que ocorreram no sul do país. De um lado, correntes políticas desejavam a criação de uma República composta por estados federados; do outro, estavam os militares que assumiram o governo e defendiam uma República com poder central forte. A movimentação militar e política deixou um saldo de centenas de mortos nos três estados do sul do país.

Serviço:

O quê: Exposição “Federalismo – A revolução que abalou Santa Catarina”
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Abertura: 12 de novembro de 2024, às 19h.
Visitação: até novembro de 2025. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, das 10h às 13h30. O Museu não abre às segundas e aos domingos.
Entrada gratuita

Foto: Encouraçado Aquidabã bombardeando a Urca (RJ) durante a Revolta da Armada em 1893 (Ilustração de Eduardo Martino)