Noite de Abertura do Floripa Tap e início de uma série de apresentações gratuitas neste feriadão

VariedadesNoite de Abertura do Floripa Tap e início de uma série de...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Feriado é marcado pela Jam Session, com entrada gratuita e sapateado de improvisoEsta quarta-feira (30) marca a abertura de um dos maiores festivais de sapateado da América Latina: o Festival Internacional de Sapateado – Floripa Tap 2025, que segue até 4/5, na capital do estado.

Às 18h haverá um duelo de sapateadores e às 20h o Welcome Party, ambos abertos ao público, no Hotel SESC Cacupé. O local será cenário de uma sequência de aulas e oficinas nos dias 30/04, 01, 02 e 03 e 04/05.

No feriado (01/05), o Floripa Tap promove um evento gratuito, a partir das 19h, no Buggio Trindade. É a Jam Session, uma performance em que tap dancers improvisam ao som de música ao vivo. “Com entrada gratuita, convidamos os catarinenses a acompanharem esta noite especial de improviso”, destaca Marina Coura, idealizadora do evento.

Também no dia 01/05, às 12h, terá uma aula de sapateado para iniciantes para pessoas surdas e ouvintes, no Hotel SESC Cacupé. A aula é gratuita e pode ser realizada inscrição no próprio local. Das 9h às 18:30h terão aulas no Hotel SESC Cacupé, tanto para iniciantes quanto para avançados.

No dia 02/05 será a vez da esperada Noite de Gala, única apresentação paga do evento. Será às 20h30 no CIC, com ingressos vendidos no site Pensa no Evento. Entre os convidados internacionais estão Daniel Borak, suíço referência do tap dance, que tem uma vasta formação na Zurich School of Dance and Theatre. Diretamente dos Estados Unidos, Maud Arnold, a madrinha do Floripa Tap, membro do Syncopated Ladies, grupo que viralizou com seus tributos lendários a Prince e Beyoncé, uma das fundadoras da Chloé and Maud Foundation, que apoia projetos de dança ao redor do mundo, inclusive um na Grande Florianópolis. E também Bril Barrett, fundador do “Madd Rhythms” e eleito um dos principais performers de Chicago (EUA).

Durante o dia 02/05 o Hotel SESC Cacupé também irá receber aulas das 9h às 17:15h. “O evento terá uma programação gratuita no Palco do Floripa Airport e em diversos pontos da cidade nos dias 03 e 04/05 e, no domingo, 04/05, haverá uma aula especial (de House dance e afrofunk) aberta ao público, na Praia da Joaquina, das 9h às 11:45h. “Será uma edição muito especial, valorizando nossos artistas nacionais e internacionais e promovendo a cultura e a dança”, finaliza Marina.

Artistas nacionais:

* Ana Gori, representante do movimento negro no tap dance e criadora do festival Tap is Black.
* Diego Tavares, premiado coreógrafo e cofundador do House Dance Floripa.
* Mariana Castro, com passagens por grandes companhias e formada em Produção Cultural.
* Rebeca Pereira, diretora do Based in BXD, que democratiza o acesso à dança na periferia.
* Rubens Oliveira, vencedor do prêmio APCA com o espetáculo Subterrâneo, da Gumboot Dance Brasil, conhecido por suas fusões entre dança, estética e tecnologia.
* Vivian Shimizu, pedagoga e pesquisadora da conexão entre House Dance e Tap Dance.
* Yasmin Bogo, professora e coreógrafa que investiga o impacto da branquitude na história do sapateado como arte preta no Brasil.
* Dandara Manoela, cantora e compositora reconhecida como uma das grandes vozes da Música Preta Brasileira.
* E, claro, Marina Coura, idealizadora do Floripa Tap, diretora da Cia Trupe Toe e da Garagem da Dança, cuja pesquisa busca integrar o tap dance às linguagens rítmicas brasileiras.

*ENTRE AS ATRAÇÕES ABERTAS AO PÚBLICO COM ENTRADA GRATUITA, ESTÃO:*
Dia 30/04 – 18h – Duelo no Hotel Sesc de Cacupé
Dia 30/04 – 20h – Welcome Party no Hotel Sesc de Cacupé
Dia 01/05 – 19h – Tap Jam na Bugio Trindade
Dia 03/05 – 11h30 – Tap Jam no Hotel Sesc de Cacupé
Dia 03/05 – 19h – Mostra de Dança no Floripa Airport
Dia 04/05 – 18h30 – Performance Magugu Gumboot Dance Brasil no Floripa Airport
Dia 04/05 – 19h30 – Apresentação dos Repertórios no Floripa Airport
Dia 04/05 – 20h – Show de Dandara Manoela no Floripa Airport

A programação completa do Floripa Tap 2025 está disponível no site oficial: www.floripatap.com.br.

*Serviço: *
*Festival Internacional de Sapateado*
De 30 de abril a 4 de maio
Aulas no Sesc Cacupé e Praia da Joaquina
Atrações abertas ao público em diversos lugares de Florianópolis
Programação completa no site: www.floripatap.com.br.

*Noite de Gala* – 02/05/2025 – 20h30 – CIC – Florianópolis (SC)
Compra de ingressos: https://www.pensanoevento.com.br/eventos/76302/noite-de-gala-floripa-tap-2025.

Crédito fotos: Tóia Oliveira/ Sabrina Stahelin/ Cristiano Prim/Acervo artistas