Florianópolis, 2 março 2026
spot_img

Pesquisa da UniSul investiga tratamento da dor com acupuntura em mulheres

Grande FlorianópolisPesquisa da UniSul investiga tratamento da dor com acupuntura em mulheres
spot_img
spot_img

Compartilhe

Voluntárias credenciadas tratamento gratuito no Laboratório de Neurociência Experimental (LaNEx), no campus Pedra Branca, em Palhoça

A UniSul, por meio do Laboratório de Neurociência Experimental (LaNEx), está em busca de voluntários para uma pesquisa científica que estuda o impacto de diferentes abordagens de acupuntura no tratamento da dor em mulheres com fibromialgia. O estudo está sendo realizado no campus Pedra Branca, em Palhoça, e oferece tratamento gratuito. Os interessados deverão entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99221-2008.

Podem participar mulheres entre 18 e 79 anos, com diagnóstico médico de fibromialgia, que residem na Grande Florianópolis. A participação envolve visitas presenciais ao laboratório ao longo de cerca de seis semanas. Durante esse período, os voluntários serão distribuídos aleatoriamente em dois grupos de intervenção: um com sessões de acupuntura manual e outro com sessões de eletroacupuntura. Cada participante realizará sessões, conduzidas por professores e estudantes capacitados, com base em protocolos científicos padronizados.

Segundo o coordenador e pesquisador do LaNEx, Daniel Martins, ao longo da pesquisa, serão realizadas avaliações que incluem a aplicação de questionários sobre dor e qualidade de vida, análise da variabilidade da frequência cardíaca, avaliação da composição corporal por meio de bioimpedância, medição da atividade cerebral no córtex pré-frontal e coleta de sangue para análise do BDNF — fator neurotrófico derivado do cérebro.

Além do acesso gratuito ao tratamento, os participantes são responsáveis pelo relatório final individual com os resultados obtidos nas avaliações. Os dados obtidos contribuem para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de manejo da fibromialgia, uma condição crônica e debilitante que afeta majoritariamente mulheres e ainda possui lacunas terapêuticas.

Serviço

O quê: Pesquisa científica sobre dor e fibromialgia

Quem pode participar: Mulheres de 18 a 79 anos com diagnóstico médico de fibromialgia, moradoras da Grande Florianópolis

Onde: Laboratório de Neurociência Experimental (LaNEx) – UNISUL, campus Pedra Branca, Palhoça/SC

Duração: Aproximadamente 6 semanas

Inscrição: WhatsApp (48) 99221-2008