Projeto Som na Praça leva show gratuito da AKANOÁ ao Jardim Botânico de São José

Grande FlorianópolisProjeto Som na Praça leva show gratuito da AKANOÁ ao Jardim Botânico...

Florianópolis recebe Brasileiro Feminino de Xadrez até 11 de novembro, com R$ 16 mil em prêmios

O 65º Brasileiro Feminino de Xadrez reúne atletas no Hotel Canasvieiras até 11 de novembro, com R$ 16 mil em prêmios e Juliana Terao em busca do décimo título.

Compartilhe

O projeto “Som na Praça” chega a São José com o propósito de aproximar a comunidade da música autoral catarinense. Idealizado pela banda AKANOÁ, formada por músicos de São José e Palhoça, o projeto marca a apresentação das canções do último álbum lançado “Entre Quedas e Calmarias”, com um um show gratuito e ao ar livre no Jardim Botânico de São José (Rua Cauassú, bairro Potecas), no próximo domingo (2), a partir das 14h.

O evento faz parte da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB São José), do Ministério da Cultura, e propõe a ocupação consciente dos espaços públicos, integrando arte, cultura e meio ambiente em uma experiência coletiva que valoriza tanto a música quanto a natureza. O Jardim Botânico, reconhecido por sua estrutura e beleza natural, foi escolhido justamente por representar esse diálogo entre criação artística e preservação ambiental — além de ser um dos locais mais acolhedores (e ainda pouco conhecidos) da cidade.

A iniciativa nasceu a partir de uma pesquisa independente realizada pela banda em diferentes regiões do município — como Sertão do Maruim, Forquilhinhas e Beira-Mar de São José — que revelou o baixo contato da população com artistas autorais locais. O “Som na Praça” surge, portanto, como uma ação de democratização cultural, criando um ponto de encontro entre o público e a música produzida na cidade.

Mais do que um show, o projeto propõe uma experiência de troca e pertencimento. Durante a apresentação, os integrantes da AKANOÁ compartilham histórias e processos criativos por trás das canções, convidando o público a mergulhar nas inspirações que moldaram o disco “Entre Quedas e Calmarias”. A proposta é fortalecer a conexão entre artista e comunidade, reforçando o orgulho e a identidade cultural josefense.

Com o “Som na Praça”, a AKANOÁ reafirma a música como expressão coletiva e ferramenta de integração social, levando arte, reflexão e afeto para o coração da cidade.

Sonoridade autoral com identidade catarinense

A AKANOÁ mistura ska, rock, reggae, samba e bossa nova para construir uma sonoridade única que transita entre calmaria e intensidade. Formada por Anderson Oliveira (baixo), Caetano Cainã (bateria), João Thibes (vocal) e Matheus Barbi (guitarra), a banda vem se destacando no cenário catarinense com músicas autorais, letras reflexivas e shows cheios de energia.

Desde sua formação, em 2018, o grupo já participou de eventos como a Maratona Cultural de Florianópolis e a Semana do Rock Catarinense, além de passar por palcos como Célula Showcase, Beco Bar, Bro Cave Pub, Haoma Baixo Centro e Bugio Centro. Em 2024, a AKANOÁ encerrou a turnê “Palhoça na Estrada”, que percorreu diversas regiões de Santa Catarina.

Após o EP “Uma ideia nesse mundo” (2022) e o single “A Praia” (2023), a banda lançou em 2025 o álbum “Entre Quedas e Calmarias”, que traduz a dualidade da vida entre momentos de intensidade e serenidade. Paralelamente, o grupo prepara um novo EP com três faixas inéditas, reforçando sua trajetória de constante criação e experimentação.

Redes e contato:

Instagram: @akanoa.banda
Spotify: https://abre.ai/nVEn
YouTube: http://www.youtube.com/@AKANOA-