Governo de Santa Catarina promove eventos com a União Europeia para apresentar oportunidades de internacionalização e o maior programa de fomento à pesquisa e à inovação do mundo 

NegóciosGoverno de Santa Catarina promove eventos com a União Europeia para apresentar...

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Dhallys Mota vai falar sobre o Programa Horizonte Europa em eventos presenciais nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Joaçaba, Florianópolis e Joinville, respectivamente. (Fotos: Milena Nandi/Arquivo Fapesc)

O Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), vai promover eventos em três regiões do estado para aproximar pesquisadores e empreendedores a oportunidades de internacionalização e ao Horizonte Europa – maior programa de fomento à pesquisa e à inovação do mundo com orçamento de 95 bilhões de euros. Em Joaçaba, Florianópolis e Joinville, a programação contará com a presença do oficial de políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da União Europeia, Dhallys Mota, e representantes do ecossistema de inovação do Governo de Santa Catarina, que se conectarão aos ecossistemas do Oeste, da Grande Florianópolis e do Norte do estado.

A 3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia será realizada em três cidades:

– Joaçaba – 25 de novembro, das 9h às 12h, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc);

– Florianópolis – 26 de novembro, das 14h às 17h, no Sapiens Parque;

– Joinville – 27 de novembro, das 14h às 17h, no Ágora Tech Park.

As inscrições para os eventos gratuitos e presenciais podem ser feitas no link.

https://forms.office.com/r/r2xEN6iUAtw%E2%80%8B

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca que a aproximação entre Santa Catarina e a União Europeia consolida o papel do estado como referência em inovação no cenário nacional e internacional. “Internacionalizar não é mais uma opção, é um passo necessário para acelerar a ciência e a competitividade das nossas empresas e pesquisas. Santa Catarina tem condições de competir no mais alto nível global. Ao aproximar nosso ecossistema do Horizonte Europa, abrimos caminho para que pesquisadores e empreendedores acessem redes, recursos e conhecimento de ponta. Este é um pedido do nosso governador, Jorginho Mello, que nos aponta com frequência o compromisso de conectar a excelência catarinense às melhores oportunidades do mundo”, salienta o presidente da Fapesc.

O oficial de políticas em CTI da União Europeia, Dhallys Mota, ressalta que a Expedição representa um passo estratégico para ampliar as conexões entre Santa Catarina e instituições internacionais de pesquisa e inovação. Segundo ele, a iniciativa aproxima o ecossistema catarinense das oportunidades oferecidas pelo maior programa de fomento do mundo.  “Os eventos são uma oportunidade única para quem quer se conectar com o mundo, conhecer o programa Horizonte Europa e explorar novos mecanismos de cooperação internacional. Ainda nesta edição, vamos celebrar também o lançamento de chamadas públicas da Fapesc em inovação e pesquisa que vão apoiar o maior programa de fomento do mundo, abrindo possibilidades para empreendedores e pesquisadores catarinenses”, afirma Mota.

A Expedição tem como objetivo apresentar e esclarecer as oportunidades oferecidas pelo Programa Horizonte Europa e por outros mecanismos de cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A iniciativa busca ainda fortalecer parcerias entre Santa Catarina e a União Europeia em projetos de CTI, promovendo a aproximação entre a comunidade científica, centros de inovação e o setor empresarial com redes europeias de cooperação.

Além disso, pretende mapear áreas estratégicas de interesse mútuo para o desenvolvimento de futuras chamadas e projetos conjuntos, bem como celebrar o lançamento dos editais da Fapesc em parceria com o Programa, nas áreas de pesquisa e empreendedorismo.