Florianópolis recebe o Festival Nacional da Criança e Brasileiro Juvenil de Xadrez

VariedadesFlorianópolis recebe o Festival Nacional da Criança e Brasileiro Juvenil de Xadrez

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Atletas de diversas categorias disputam títulos nacionais e vagas para o Mundial Ímpar

Florianópolis/SC está sediando o Festival Nacional da Criança de Xadrez 2026 (FENAC Ímpar), reunindo enxadristas de todas as regiões do Brasil nas categorias Sub-07, Sub-09 e Sub-11. Paralelamente, também tiveram início o Campeonato Brasileiro Juvenil Ímpar Sub-19 e o IRT U2400, destinado a atletas acima de 19 anos, nas categorias absoluto e feminino.

As competições começaram na quinta-feira (11) no Hotel Canasvieiras IN e seguem até o próximo domingo (14). O Campeonato Brasileiro tem caráter classificatório para o Mundial Ímpar, que será disputado em outubro deste ano, no Brasil.

Além da definição dos campeões nacionais em suas respectivas categorias, os torneios têm como objetivo indicar os representantes oficiais do país para os Campeonatos Mundial Ímpar, Pan-Americano e Sul-Americano. Os eventos também buscam incentivar a prática do xadrez, promover o intercâmbio entre atletas e contribuir para o aprimoramento técnico da modalidade no país.

Outro objetivo importante é selecionar os melhores colocados para integrar o projeto “Futuros Olímpicos”, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), além de movimentar os ratings da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da própria CBX.

O Festival Nacional da Criança de Xadrez é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez, por intermédio da Federação Catarinense de Xadrez. As disputas serão realizadas nos ritmos clássico, rápido e blitz.

O sistema de competição adotado é o suíço, com seis rodadas. Ao final do torneio, os três melhores colocados de cada categoria receberão troféus. Já os atletas que terminarem entre a quarta e a décima colocação serão premiados com medalhas.