Evento reúne especialistas em Florianópolis para discutir novas experiências de aprendizagem, papel dos professores e os desafios éticos do uso da IA no ensino superior
O estudante mudou e a educação também precisa mudar. É a partir dessa perspectiva que a UniSul, integrante da Ânima Educação, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, promove o EDUTIC Floripa 2026, no dia 2 de setembro, em Florianópolis, um debate sobre o futuro da educação diante do avanço da inteligência artificial e das novas tecnologias. O tema central desta edição é a hiperpersonalização da educação, conceito que propõe transformar a experiência de aprendizagem a partir das características, necessidades e trajetória de cada estudante.
Organizado por Mauri Heerdt, diretor acadêmico da Ânima Educação, o evento reúne especialistas e profissionais para discutir não apenas o que as novas tecnologias são capazes de fazer, mas também quais caminhos fazem sentido para a educação.
Para a vice-reitora da UniSul, Larissa Albuquerque, Florianópolis é um cenário simbólico para essa discussão. A cidade está inserida em um ecossistema marcado por fatores como inovação, empreendedorismo, e tecnologia, além de representar uma conexão entre conhecimento e desenvolvimento. “Acreditamos que discutir o futuro da educação aqui é também discutir o futuro do nosso Estado: como vamos preparar pessoas, empresas e instituições para as transformações que já estão acontecendo e para aquelas que ainda nem conseguimos prever”, afirma Larissa.
Da personalização à hiperpersonalização
A discussão ganha relevância diante de uma mudança no perfil dos estudantes e da própria relação com o ensino. Durante décadas, as instituições trabalharam com modelos nos quais a universidade estabelecia o caminho e o estudante precisava se adaptar a ele. Hoje, diferentes histórias, repertórios, ritmos, objetivos profissionais e formas de aprender desafiam esse modelo.
Segundo Mauri Heerdt, a hiperpersonalização representa um estágio mais avançado do processo de personalização. Enquanto a personalização adapta conteúdos e trajetórias com base em informações já conhecidas, a hiperpersonalização utiliza inteligência artificial, dados e conhecimentos sobre aprendizagem para antecipar necessidades e possibilitar intervenções em tempo real.
Florianópolis como espaço de discussão sobre o futuro
Ao sediar o EDUTIC, Florianópolis se coloca como espaço para discutir uma transformação que ultrapassa os limites das instituições de ensino. Para a UniSul, o debate envolve a preparação de pessoas, empresas e instituições para um cenário de mudanças tecnológicas aceleradas.
Mais do que discutir qual será o impacto da inteligência artificial sobre as universidades, o evento propõe uma pergunta mais ampla: que universidade queremos construir diante desse novo contexto?
É nesse ponto que tecnologia, educação e sociedade se encontram, e é essa discussão que o EDUTIC Floripa 2026 pretende colocar em pauta.
SERVIÇO
EDUTIC Floripa 2026
Data: Quarta-feira, 2 de setembro de 2026
Local: UNISUL – Campus Pedra Branca. Av. Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária, Palhoça – SC, 88137-270, Brasil
Tema: Hiperpersonalização da educação e os novos caminhos para o ensino superior
Inscrições: https://conference.edutic.org/pt-br/congresso-internacional-florianopolis-2026/



