Festival Street Art Tour reúne multidão no Centro Histórico de Florianópolis para celebrar a arte urbana

EventosFestival Street Art Tour reúne multidão no Centro Histórico de Florianópolis para...

Florianópolis recebe Brasileiro Feminino de Xadrez até 11 de novembro, com R$ 16 mil em prêmios

O 65º Brasileiro Feminino de Xadrez reúne atletas no Hotel Canasvieiras até 11 de novembro, com R$ 16 mil em prêmios e Juliana Terao em busca do décimo título.

Compartilhe

Shows de Criolo, Amaro Freitas, Dino D’Santiago, Melly, Stefanie, Makalister e MC Versa embalaram a terceira edição do festival, que ocupou o centro histórico no último fim de semana sob o tema Conexões Lusófonas

O Largo da Alfândega se transformou numa grande arena de arte urbana no último fim de semana. Em 5 e 6 de setembro, o Festival Street Art Tour – Conexões Lusófonas ocupou o espaço com murais, shows, tour guiado, oficinas e mercado de arte, reunindo um público estimado em 15 mil pessoas ao longo dos dois dias. No palco principal, o público vibrou com apresentações de Criolo, Amaro Freitas, Dino D’Santiago, Melly, Stefanie, Makalister e MC Versa.

Com duas edições anteriores marcadas pelo sucesso, o festival já vinha deixando sua assinatura nas paredes e muros do centro histórico e de outros bairros de Florianópolis. Nesta edição, foram 12 murais realizados por mais de 100 artistas. As peças de maior porte, ainda em finalização, devem ficar prontas até meados de setembro.

O projeto trouxe artistas de países lusófonos como Portugal, Cabo Verde e Angola, que deixaram marcas em empenas e fachadas da cidade. “A realização da nossa 3ª edição consolida o alcance do projeto em promover a integração entre a arte, a cidade e as pessoas, conectando talentos de diversas partes do Brasil e do exterior. O grande destaque dessa edição foi a ocupação do centro da cidade — um local extremamente simbólico —, onde montamos uma grande arena com programação repleta de atividades da cultura e arte urbana. Foi uma grande celebração para todos os envolvidos!”, celebra Marina Tavares, coordenadora do Street Art Tour.

Além dos shows e murais, o público pôde participar de oficinas, do tour guiado pelos murais do centro histórico e do mercado de arte, com produtos de artistas e marcas locais. No domingo, dia 6, o torneio de crews premiou a CTGKLAN em primeiro lugar, o Ateliê Vivências Urbanas em segundo e a GRUVE-SE em terceiro.

A novidade fica por conta do mural de Blumenau, o primeiro em empena feito na cidade, com início previsto para a próxima semana. A programação também segue nas exposições: “Língua Viva”, de Cris Pagnoncelli, em cartaz até 3 de outubro na Galeria Berlin (terça a sábado, das 13h30 às 23h), e “É Apenas o Começo”, de Wagner Wagz, até 1º de outubro na Galeria Municipal Paulo Vichetti (segunda a sexta, das 12h às 18h), ambas gratuitas.

Em 2026, o tema Conexões Lusófonas propôs um olhar sobre a língua portuguesa como resultado de encontros, migrações, resistências e misturas culturais. O Festival Street Art Tour é viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com patrocínio de Armacell e Hennings, as incentivadoras Bistek Supermercados, Condor S/A e C.Pack, e apoio do Instituto Coral, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O Street Art Tour surgiu da parceria entre o Studio de Ideias Produtora Cultural, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo. Desde 2018, o projeto incentiva e realiza obras de arte urbana em pontos estratégicos da cidade.

Crédito da foto: Pedro Malamam/Caio Graça/Green Fotografias