O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu, até a tarde desta quarta-feira, 4 de novembro de 2026, 45 ocorrências diretamente ligadas às chuvas e aos fortes ventos que atingem o Estado. Mais de 200 bombeiros e 99 viaturas estão mobilizados. Só em Lages e Rio do Sul, 106 pessoas ilhadas foram resgatadas.
O temporal também levou o Governo do Estado a suspender as aulas presenciais da rede estadual nesta quarta (4) e quinta (5).
Lages: 76 pessoas resgatadas
Na Serra Catarinense, os bombeiros resgataram 76 pessoas ilhadas em diferentes bairros de Lages, além de cachorros. A maior ocorrência foi no Centro, onde 60 pessoas foram retiradas de uma escola. Também houve resgates nos bairros Universitário e Sagrado Coração de Jesus. Outras ocorrências foram atendidas sem vítimas, com apoio da Defesa Civil.
Rio do Sul e região
Em Rio do Sul, 30 pessoas, entre crianças e adultos, ficaram ilhadas em uma escola no bairro Barra do Trombudo. Com o acesso bloqueado pela água, o resgate foi feito com bote inflável e cabos.
Em Pouso Redondo, os bombeiros atenderam 13 residências destelhadas, cortaram árvores que caíram sobre vias e sobre uma garagem e distribuíram lonas com apoio da Defesa Civil. Em Anita Garibaldi, o quartel virou ponto de distribuição de lonas para as casas destelhadas.
Chapecó e Fraiburgo
Chapecó e região concentram grande parte dos danos, com chuva e ventos muito fortes. Houve destelhamentos, e o aeroporto da cidade foi atingido, sobretudo na área dos hangares e no saguão principal, onde as equipes do CBMSC atuavam no momento do balanço.
Fraiburgo, que já enfrentava chuvas, vem sendo atendida desde domingo, 1º de novembro, pelo Grupo de Resposta a Desastres GRD 02. Há registros também em Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Pouso Redondo, Rio do Sul, Santa Cecília, Lebon Régis, Rio das Antas e Curitibanos.
17 grupos de resposta a desastres em sobreaviso
Todos os 17 Grupos de Resposta a Desastres (GRD) da corporação estão em sobreaviso. São equipes especializadas em busca e resgate em inundações, enxurradas, estruturas colapsadas e deslizamentos. Um deles foi acionado para atender Fraiburgo, no Meio-Oeste, por causa das inundações.
“Nossas equipes estão em prontidão em todo o Estado e seguem atendendo cada chamado, seja o das chuvas, com a entrega de lonas e telhas às famílias atingidas, seja o das ocorrências rotineiras, que também não param. Todos os grupos de respostas a desastres estão de sobreaviso, e se for preciso serão empregados”, afirmou o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.
O que fazer durante o temporal
- Não suba em telhados durante a chuva, por causa do risco de queda e de choque elétrico.
- Use lonas para proteger móveis e eletrodomésticos, se necessário.
- Evite transitar por rodovias.
- Em áreas com risco de alagamento, procure um local seguro.
O CBMSC segue acompanhando a evolução do tempo e promete novos balanços conforme os atendimentos avançarem.



