A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm Ouvidos” a cinco cidades de SC, com shows gratuitos

EventosA Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm...

A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm Ouvidos” a cinco cidades de SC, com shows gratuitos

Turnê começa em 12 de novembro, em Balneário Camboriú, passa por Joinville, Blumenau e Criciúma e chega a Florianópolis em 4 de dezembro, sempre às 19h, com ingressos gratuitos no Sympla.

ADIT Cidades reúne especialistas internacionais em Florianópolis para debater regeneração urbana, de 11 a 13 de novembro

Primeira edição do evento da ADIT Brasil e da Hurbana, no Passeio Primavera, discute retrofit, investimento em áreas consolidadas e espaços públicos com Ian Goldin, Gil Peñalosa, Tim Gill e Rute Ferreira.

Obras de Lio Simas são destaque em visita guiada de arte na CASACOR SC nesta quinta-feira (5)

Roteiro da Galeria Mamute, conduzido pela galerista Niura Borges e pela historiadora da arte Luciane Garcez, começa no Loft Tons de Cinza Ondas de Cor, que reúne a coleção Universo do Tempo.

Chuvas em SC: Bombeiros atendem 45 ocorrências e resgatam 106 pessoas ilhadas em Lages e Rio do Sul

Em 4 de novembro de 2026, o CBMSC atendeu 45 ocorrências ligadas ao clima, resgatou 76 pessoas em Lages e 30 em Rio do Sul e pôs os 17 GRDs em sobreaviso.

Compartilhe

O duo catarinense A Corda em Si, formado por Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo), e o percussionista Rodrigo Gudin Paiva iniciam em novembro uma turnê por cinco cidades de Santa Catarina com o espetáculo “As Paredes Têm Ouvidos”. A circulação começa em Balneário Camboriú, no dia 12, e passa por Joinville, Blumenau e Criciúma antes de chegar a Florianópolis, em 4 de dezembro, no Teatro Pedro Ivo. Todas as apresentações são às 19h, com ingressos gratuitos retirados pelo Sympla.

No palco, os três artistas apresentam um trabalho que combina música autoral, experimentação sonora e sensibilidade, convidando o público a redescobrir outras formas de ouvir, sentir e perceber a música.

17 anos de trajetória

Com 17 anos de carreira, o A Corda em Si desenvolve uma linguagem própria, construída a partir da relação entre voz, contrabaixo, corpo, instrumentos, equipamentos eletrônicos e espaços. Fernanda tem baixa visão e Mateus é cego, e suas experiências sensoriais atravessam a maneira como os artistas criam e se relacionam com a música.

Rodrigo Gudin Paiva é percussionista, compositor, professor e pesquisador com mais de três décadas de carreira, doutor em Música, autor de livros sobre percussão e pesquisador da educação musical inclusiva. No espetáculo, ele usa instrumentos da cultura popular, como berimbau, cajon e caixa do divino, e outros não convencionais feitos de materiais reutilizados, como sacola de supermercado, latão de querosene e chocalho de refil de café expresso.

O repertório traz composições do álbum homônimo, em que arranjos fluidos e dançantes convivem com letras que abordam questões sociais. “Quando a gente explora essas ruínas, vai conseguindo ver as belezas das dores e das delícias de quem somos”, explica Fernanda Rosa.

Cultura DEF e acessibilidade

Com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, o show dialoga com a Cultura DEF, perspectiva que reconhece as pessoas com deficiência como protagonistas da produção artística e cultural. O projeto prevê aproximação com associações, instituições e grupos comunitários das cidades da turnê para estimular uma plateia diversa, formada por pessoas com e sem deficiência.

A turnê dá continuidade ao lançamento do álbum, que ganhou em setembro o videoclipe de “Hipocrisia”, composição de Fernanda Rosa com participação do rapper Beal, em duas versões, uma delas acessível. O disco completo, com 11 faixas, chegou às plataformas de streaming em 1º de novembro. O projeto tem incentivo do Bistek Supermercados, por meio do Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, e produção da MAF Economia Criativa.

Serviço

Turnê “As Paredes Têm Ouvidos” – A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva
12/11 (quinta-feira): Balneário Camboriú, Teatro Bruno Nitz
19/11 (quinta-feira): Joinville, Sociedade Harmonia Lyra
21/11 (sábado): Blumenau, Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert
25/11 (quarta-feira): Criciúma, Espaço CRIO
04/12 (sexta-feira): Florianópolis, Teatro Pedro Ivo
Horário: sempre às 19h
Ingressos: gratuitos, com retirada no Sympla
Instagram: @acordaemsi