21.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Fundação do Meio Ambiente e comunidade iniciam operação para despoluir a Lagoa da Conceição

spot_img

Fundação do Meio Ambiente e comunidade iniciam operação para despoluir a Lagoa da Conceição

spot_imgspot_img

O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma, Gean Loureiro, se reuniu com lideranças comunitárias do bairro Lagoa da Conceição, nesta quinta-feira, 7, para ouvir a população local e mapear ações para despoluição da lagoa. A operação da Fatma no local será dividida, inicialmente, em três pontos de Florianópolis e envolve secretarias da Prefeitura de Florianópolis, além da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan).

Ficou definido que a comunidade será a grande parceira da fiscalização da Fatma por meio de denúncias. Após sugestões das lideranças locais, a Fundação também vai elaborar campanhas educativas e uma comunicação semanal para acompanhar se as ações estão sendo suficientes. Também foi determinado que, durante todo o ano, os técnicos façam uma análise semanal da água na Lagoa da Conceição. “Vamos acompanhar periodicamente os resultados de toda a operação contra esgotos clandestinos”, disse Loureiro.

Em conjunto com diversos órgãos ligados à área de saneamento e meio ambiente, a Fatma iniciou uma grande operação no dia 19 de fevereiro para melhorar a balneabilidade das praias de Florianópolis. Uma das primeiras ações emergenciais buscará acabar com as ligações clandestinas de esgotos jogados no Rio do Brás, em Canasvieiras, no Rio Capivari, em Ingleses, e Lagoa da Conceição. Os técnicos da Fundação do Meio Ambiente já fizeram uma primeira visita, em fevereiro, nos três locais, mapeando toda a área.

A Fatma dividiu o trabalho de fiscalização com a Vigilância Sanitária, que ficou encarregada de fiscalizar os grandes empreendimentos. São três equipes de fiscalização, uma para cada ponto. A intenção, de acordo com o presidente da Fundação, é estender a operação para todo o litoral catarinense. Até agora, foram autuados três empreendimentos em Canasvieiras e outro na Lagoa da Conceição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img