Social Good Brasil apresenta propostas de projetos na área social nesta quarta-feira em Florianópolis

GeralSocial Good Brasil apresenta propostas de projetos na área social nesta quarta-feira...

Guia do fim de semana em Floripa: 13 planos para 26 e 27 de setembro de 2026

Primavera com festival gratuito em Jurerê, a Ponte Hercílio Luz iluminada nas cores do cubo mágico, cinema no Sapiens Parque, festa anos 80 e forró para crianças no domingo

Roda de Timbau Floripa tem oficina gratuita com María Paz neste sábado (26)

Oficina gratuita de timbau com a percussionista chilena María Paz neste sábado (26), das 15h às 16h45, no Instituto Arco Íris, Centro de Florianópolis.

Exposição Movimento Nara Evangeline de Renata Gordo abre em 8 de outubro em Florianópolis

Renata Gordo inaugura “Movimento Nara Evangeline” em 8/10 na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, no Centro de Florianópolis, em diálogo com Nara Guichon.

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa com ação para 45 mil alunos

Mostra das Escolas abre a 25ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nesta sexta (25); meta de mais de 45 mil alunos com sessões gratuitas.

Compartilhe

O Social Good Brasil, promovido pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e pelo Instituto Voluntários em Ação (IVA), realiza nesta quarta-feira, 11, a partir das 19h, um evento para a apresentação dos modelos de negócios de projetos sociais que receberam apoio do seu Laboratório. O evento vai reunir especialistas no tema e representantes de aceleradoras de projetos sociais (fundos e fundações que investem em iniciativas em áreas como educação, saúde e meio ambiente).

O Social Good Brasil Lab garantiu três meses de apoio especializado a empreendedores sociais que buscavam aperfeiçoar ideias em áreas tão distintas quanto a educação, a inclusão de pessoas com deficiência, o apoio à agricultura familiar e a reciclagem de lixo. Eles receberam, gratuitamente, consultorias e mentoria de profissionais que se destacam em áreas como design thinking, modelos de negócios, marketing, tecnologia, entre outras. O resultado final, que será conhecido hoje, são projetos que passaram por diversas etapas de teste e aperfeiçoamento e podem ser desenvolvidos com maior segurança e eficiência a partir de agora.

Uma dessas iniciativas é o Co-Lecione, proposto pelos engenheiros de software Rodrigo Vieira e Daniel Oliveira Filho. O projeto será uma plataforma na qual professores de qualquer parte do País poderão trocar experiências sobre práticas de ensino e criar planos de aula de forma colaborativa. “Muitos professores são obrigados a enfrentar o desafio de criar um ambiente de aprendizagem sem terem tido a chance de consolidar e aprimorar estratégias de ensino e se veem obrigados a ‘matar um leão por dia’ com poucos recursos e também pouco tempo”, conta Rodrigo.

Com o Co-Lecione, onde professores de qualquer lugar poderão trocar experiências sobre aulas e colaborar com indicação de atividades, estratégias e boas práticas.

A Designer de Produto Cláudia Bär é outra participantes do Lab. Ela está concluindo uma especialização em Inovação e trabalhar para a criação de um Fab Lab profissional em Santa Catarina. Os Fab Labs são uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital. Neles, qualquer pessoa pode se tornar um membro, compartilhar suas ideias e torná-las realidade.

O principal desafio da ideia é encontrar um modelo que atenda tanto às necessidades das empresas quanto de profissionais independentes. O Fab Lab é totalmente aberto. Ou seja: tudo o que é criado e produzido ali é compartilhado.

A tecnologia também pode ser usada para a promoção da saúde. A empresária Djali Valois e o professor universitário José Eduardo planejam criar uma plataforma que vai incorporar tecnologia para tirar as crianças da inatividade. A intenção é utilizar games e brinquedos que possam ser usados apenas quando crianças estão se exercitando. Sensores sem fio incorporados a brinquedos permitirão medir e monitorar a evolução das crianças ao mesmo tempo que controlam os jogos.