22.3 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Trajetória da EJA na Capital vira livro

spot_img

Trajetória da EJA na Capital vira livro

spot_imgspot_img

Promover a inclusão social, a inserção no mercado de trabalho e proporcionar condições para o acesso à qualificação profissional são alguns dos objetivos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cuja história, contada através de entrevistas com estudantes da Capital, foi reunida no livro “Histórias e trajetórias de jovens e adult@s em busca de escolarização”. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira, dia 28, às 18h, no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), Udesc, no Bairro Itacorubi.

O livro reúne artigos de nove autores, resultantes de uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF) da Udesc, entre 2006 e 2008. A obra é assinada por Carmen Susana Tornquist, Cristiani Bereta da Silva, Denise Soares Miguel, Fernando Luiz Cardoso, Gláucia Oliveira de Assis, Jimena Furlani, Marlene de Fáveri, Regina Bittencourt Souto e Silvia Maria Fávero Arend.

A gerente de Articulação Pedagógica Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis, Regina Bittencourt Souto, teve dois trabalhos publicados. O primeiro deles faz uma relação entre a trajetória da EJA em Florianópolis e no contexto do Brasil. O outro artigo, intitulado “‘Olá Diário!’ Escrita e escolarização na EJA”, aborda o cotidiano dos estudantes através da análise dos cadernos de diário, primeiro material entregue aos alunos, onde eles registram suas experiências e seus avanços no processo de escolarização.

Núcleos

Em Florianópolis, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com 1.648 alunos matriculados nos 11 núcleos espalhados entre a Ilha e o Continente.

Para estudar na EJA, a idade mínima é de 15 anos. O curso está organizado em dois segmentos. A primeira fase é equivalente à alfabetização e ao antigo primário, que vai da primeira à quarta série do ensino fundamental. O segundo segmento abrange da quinta à oitava série.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img