21.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Gabriel o Pensador firma parceria com Secretaria de Educação

spot_img

Gabriel o Pensador firma parceria com Secretaria de Educação

spot_imgspot_img

O cantor Gabriel o Pensador esteve reunido com o secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz nesta terça-feira, 21. Durante o encontro, o cantor apresentou uma proposta de realizar palestras para os alunos da rede pública, com a parceria da Secretaria de Educação, tendo como base o livro “Diário Noturno”, primeira publicação de Gabriel e que já está na segunda edição. A primeira palestra na rede municipal de ensino está marcada para o daí 27 de agosto.

A publicação reúne algumas preciosidades, como redações escolares, reproduzidas do original, contendo notas e observações dos professores. Ele conta que começou a escrever músicas devido ao gosto pela palavra, adquirido nos bancos escolares.

Como realiza Gabriel, o livro é um diário de memórias que conta um pouco sobre a infância e adolescência até a fase adulta. Nas palestras, o cantor também incentiva os estudantes a ficarem longe das drogas e deixa um recado às crianças e adolescentes. “Qualquer aluno pode fazer um diário noturno. É preciso escrever para treinar a capacidade de concentração e expressão”, diz.

Segundo Pinto da Luz, todo projeto que estimula os estudantes a ler e a escrever é bem vindo. “As palestras serão um incentivo para os alunos da rede municipal”, afirma o secretário.

Projetos

Entre os projetos realizados pelo cantor, está o livro “Um garoto chamado Rorbeto”, que faturou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 e invadiu os palcos. Com direção de Sura Berditchevsky, a história virou peça infantil e foi sucesso de público e crítica no ano passado. Com muito humor, a peça conta a história de Rorbeto, um menino que descobre que é diferente os outros garotos. Além do nome incomum, registrado com letra trocada por causa do analfabetismo do pai, ele tem seis dedos na mão direita.

Quando começa a freqüentar a escola, o constrangimento toma conta do menino, que passa a esconder a mão dentro de uma sacola. Mas quando aprende a escrever, a situação se reverte. Com a mão com um dedo a mais, Rorbeto consegue fazer a letra mais bonita da classe. Através do personagem, Gabriel trata do analfabetismo, da questão social e da aceitação das diferenças.

Evasão escolar

Assustado com a evasão escolar entre um grupo de garotos que ajudava na Rocinha, no Rio de Janeiro, Gabriel o Pensador colocou a mão na massa e acabou criando a ONG Pensando Junto, que oferece reforço escolar e cursos para um grupo de 30 crianças carentes. O projeto proporciona acesso à cultura, educação, lazer, alimentação, acompanhamento médico, odontológico e psicológico.

Para ingressar no projeto, os interessados devem estar freqüentando a escola. O Pensando Junto oferece aulas de rap, break, DJ, português, matemática, cidadania, informática e artes plásticas.

Biografia

Gabriel Contino nasceu em 1974, no Rio de Janeiro. Começou a escrever já na infância, principalmente letras de música. Aos dezoito anos, já como Gabriel o Pensador, gravou sua primeira canção, “Tô feliz (matei o presidente)”, lançada de forma independente e que chegou a ser censurada às vésperas do impeachment, em 1992, do Presidente Fernando Collor de Mello. Começou a estudar Comunicação, mas optou definitivamente pela música. De 1993 a 2005, gravou sete álbuns e um DVD. Além de “Um garoto chamado Rorbeto”, publicou “Diário Noturno”, que traz poemas, crônicas e memórias do cantor e “Meu Pequeno Rubro-Negro”, que faz parte de uma coleção que conta a história dos grandes clubes de futebol brasileiros para crianças.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img