MPF participa do Mutirão da Cidadania em Florianópolis

GeralMPF participa do Mutirão da Cidadania em Florianópolis

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Evento oferecerá serviços públicos gratuitos à população em situação de rua

Um grupo de cinco pessoas estende os braços, num movimento de dar as mãos. Abaixo, o desenho de dois corações entrelaçados, circundados pelas palavras Mutirão da Cidadania Pop Rua Jud, Reconhecendo seus Direitos.

Arte: Justiça Federal/SC

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina estará presente no evento “Mutirão da Cidadania Pop Rua Jud – Reconhecendo seus Direitos”, a ser realizado no próximo dia 22, das 8h às 18h, ao lado da Catedral Metropolitana de Florianópolis. O objetivo principal do mutirão é oferecer serviços públicos gratuitos à população em situação de rua, concentrados em um único local e em um único dia, para facilitar e agilizar a realização dos direitos desse público.

Alguns dos serviços que estarão disponíveis são a assistência jurídica para avaliar o direito a receber benefícios previdenciários, saque administrativo FGTS e Auxílio Brasil, além da emissão de documentos e a regularização de documentos para imigrantes.

Junto ao MPF, estarão presentes também outros órgãos que atuam diretamente com a questão da cidadania, como a Justiça Federal, o Tribunal de Justiça, as Defensorias Públicas do Estado e da União, Polícia Federal, INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Geral de Perícias, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro Pop Florianópolis e o Consultório na Rua.

Para a procuradora regional dos direitos do cidadão adjunta, Daniele Cardoso Escobar, “este evento é um marco em matéria de cidadania no Município de Florianópolis, pois somente uma atuação em rede das instituições é capaz de garantir os direitos e o respeito à dignidade das pessoas em situação de rua. A aproximação dos órgãos e organizações que trabalham em prol da cidadania nos mostra, desde já, um resultado positivo, no sentido de criarmos fluxos e ações que vão ao encontro das necessidades dessa população. O Ministério Público Federal tem o dever institucional de integrar esta rede, considerando sua atribuição na defesa dos direitos humanos e busca constante de promoção da cidadania. Esperamos colaborar e fazer a diferença para o resgate da dignidade e inclusão social do público a ser atendido no Mutirão.”

O evento é apoiado pela Rede com a Rua, pelo Movimento Pop Rua e pela Círculos de Hospitalidade.

O quê: Mutirão da Cidadania Pop Rua Jud – Reconhecendo seus Direitos
Quando: dia 22/9, das 8h às 18h
Onde: Rua Pe. Miguelino, ao lado da Catedral Metropolitana de Florianópolis