19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

16º Encontro de Terno de Reis ocorre hoje no largo da Catedral

spot_img

16º Encontro de Terno de Reis ocorre hoje no largo da Catedral

spot_imgspot_img

A 16º edição do Encontro de Terno de Reis de Florianópolis ocorrerá nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h30, no Largo da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade. Às 18h, músicos e cantadores de grupos de oito bairros sairão em cortejo do Forte de Santa Bárbara em direção à Catedral.

O evento é promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e relembra a presença açoriana que contribuiu para a formação cultural na Ilha de Santa Catarina. O encontro encerra o ciclo de festejos natalinos na Capital.

Após o encontro na Igreja Matriz, os participantes seguirão em direção ao presépio montado na Praça XV de Novembro, lembrando a peregrinação dos Reis Magos até o local de nascimento de Jesus Cristo.

Histórico

Introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, e difundida pelos jesuítas, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino.

Em Florianópolis, a partir do dia 23 de dezembro, os grupos começam as visitas nas casas, anunciando o nascimento do Menino Jesus. Em algumas comunidades, os festejos seguem geralmente até 20 de janeiro (Dia de São Sebastião), podendo ser estendido até o final do mês.

Segundo a crença cristã, no Dia de Reis (6 de janeiro), após uma longa peregrinação, guiados por uma estrela, os três Reis Magos encontraram aquele que consideravam o Messias, a quem ofereceram presentes. Depois da revelação, o trio retornou às suas tribos para anunciar a descoberta a todos os povos.

O Dia de Reis marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa de Catarina, há 265 anos, vindos da Ilha Terceira para o Brasil. Foram eles que introduziram na cultura local as crenças, costumes, manifestações e tradições que ainda hoje se mantêm vivas em muitas comunidades da Capital.

Grupos participantes:

– Terno de Reis do Lili da Rabeca (Pântano do Sul)
– Terno de Reis do Grupo Alegria (Saco dos Limões)
– Terno de Reis do Grupo EIRA (Pantanal)
– Terno de Reis da Família Fielsons (Trindade)
– Terno de Reis da Associação do Bairro Itacorubi (Itacorubi)
– Terno de Reis Serenata de Natal (Campeche)
– Terno de Reis do Pântano do Sul (Pântano do Sul)
– Terno de Reis Alegria de Viver (Armação)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img