17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

19º Festival Isnard Azevedo começa hoje com “Dona Maria, a Louca” no Teatro Pedro Ivo

spot_img

19º Festival Isnard Azevedo começa hoje com “Dona Maria, a Louca” no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

A abertura oficial do 19º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, que começa nesta sexta-feira, 21, e vai até o dia 29, ocorrerá a partir das 21h no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, na SC-401. A peça “Dona Maria, a Louca” será encenada pela premiada atriz portuguesa Maria do Céu Guerra.

O festival contará com a participação de 43 coletivos teatrais do Brasil e um convidado de Portugal e programação 100% gratuita, incluindo espetáculos, oficina, debates e exposição.

Durante nove dias, serão realizados espetáculos adultos, infantis, infanto-juvenis e de rua em 40 espaços culturais e alternativos na Ilha e na região continental. A programação contempla 110 apresentações em teatros, lonas, escolas, rodoviária, praças e parques, entre outros locais de 24 comunidades.

Programação gratuita

Pela primeira vez, o Floripa Teatro será oferecido totalmente de graça. A meta vem sendo construída há alguns anos, a partir da gradativa redução do número de espetáculos com cobrança de ingresso.

Em 2010, 80% da programação do festival foi ofertada gratuitamente à população. Em 2011, a mudança no formato do evento, com instalação de lonas no Norte e Sul da Ilha e inclusão de programação fixa nestes locais – além de apresentações itinerantes em várias comunidades –, ampliou para 98% o percentual de entrada franca.

Haverá apresentações diárias nos teatros Álvaro de Carvalho, Governador Pedro Ivo, Ubro, Casa do Teatro Armação e Casa das Máquinas, além das lonas instaladas no Campeche (Lona Sul) e em Ingleses (Lona Norte). O Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC) e a estrutura do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC) reforçam a grade de programação, com encenações de trabalhos experimentais e acadêmicos.

Ingressos

As entradas são necessárias para os espetáculos da mostra oficial encenados na Casa do Teatro Armação, na Casa das Máquinas, nos teatros Álvaro de Carvalho, Governador Pedro Ivo e da União Beneficente Recreativa Operária (Ubro).

Também é preciso portar os bilhetes para assistir às peças da Mostra do Curso de Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina, no Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), e da 2ª Mostra Circuito Universitário em Cena, com montagens dos alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), agendadas no Centro de Artes (Ceart), na Casa das Máquinas e no Teatro do DAC/UFSC.

Já as atrações exibidas nas lonas armadas no Campeche e nos Ingleses, além das apresentadas pelo projeto Cena Aberta nas Comunidades em dezenas de espaços alternativos e públicos, são de livre acesso.

Interessados em agendar grupos escolares ou não, de crianças ou adultos, podem solicitar a reserva de lugares (teatros e lonas) pelo telefone (48) 3324-1415, ramal 209.

Horários de bilheteria

*Teatro Governador Pedro Ivo: diariamente, das 14h às 20h. (48) 3665-1630 e www.teatropedroivo.sc.gov.br.

*Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): de segunda a sexta-feira, a partir das 14h. Sábados e domingos, a partir das 16h. (48) 3028-8070 e www.tac.sc.gov.br.

*Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (Ubro): uma hora antes do início da seção, somente para o espetáculo do dia. (48) 3222-0529 e www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes.

*Teatro do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (DAC/UFSC): uma hora antes do início da seção, somente para o espetáculo do dia. (48) 3721-9348, 3721-9447 e www.dac.ufsc.br.

*Casa das Máquinas – Espaço de Artes: uma hora antes do início da seção, somente para o espetáculo do dia. (48) 3232-1514 e www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes.

*Casa do Teatro Armação: uma hora antes do início da seção, somente para o espetáculo do dia. (48) 3223-8165.

*Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc) – Espaço I e Laboratório I: uma hora antes do início da seção, somente para o espetáculo do dia. (48) 3321-8300 e www.ceart.udesc.br.

Foto: Luís Rocha / Divulgação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img