16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

24º FAM começa nesta quinta com ficção científica brasileira

spot_img

24º FAM começa nesta quinta com ficção científica brasileira

spot_imgspot_img

 

A 24ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM – importante e tradicional evento não apenas para o mercado brasileiro, como também vitrine de realizações de qualidade produzidas por vários de nossos vizinhos geográficos e culturais, começa nesta quinta-feira (24/09) na capital catarinense. Totalmente on-line, o 24º FAM terá palestras, lives, oficinas, encontros de coprodução, além de uma extensa programação de curtas e longas em mostras competitivas e expositivas.

O primeiro filme a ser exibido na mostra competitiva internacional de longas é o brasileiro “Loop”, rara incursão do nosso cinema no gênero ficção científica.

Com roteiro e direção do cuiabano Bruno Bini (em sua estreia em longas), “Loop” chega a Florianópolis com o aval de duas importantes premiações recebidas no Festival de Manchester, na Inglaterra: Prêmio do Júri e Melhor Filme do evento.

A trama começa em ritmo de policial. No alto de um prédio, vemos um homem ferido no chão do terraço, uma mulher morta ao seu lado, e uma terceira pessoa que – antes de se suicidar atirando-se do edifício – diz: “Você tinha que ter chegado mais cedo”. Corta para a delegacia, onde o perturbado sobrevivente desta cena de horror tenta explicar o ocorrido para um investigador/delegado. A história do rapaz não faz sentido e, pior, o policial não duvida dela. Começa assim uma viagem – no mais amplo sentido da palavra – que só não dá pra dizer que é feita em flashbacks porque o inventivo roteiro tentará desconstruir exatamente esta noção de tempo linear. Ou seja, diluem-se no tempo e no espaço os conceitos de flashback e fast-forward.

Geralmente nossa mente colonizada associa os termos “ficção científica” e “cinema” a uma baciada de efeitos especiais digitais espetacularizados. Não é o caso de “Loop”. Ainda que o longa tenha produção executiva de Fernando Meirelles, cineasta sintonizada com os desejos e aspirações do mercado, aqui o aspecto científico-ficcional está fundamentado na possibilidade metafísica de viajar no tempo. Sem a necessidade de nenhum De Lorean. É embarcar ou largar.

Não se trata de nenhum Christopher Nolan, mas “Loop” tem a habilidade do entretenimento que mistura ficção, policial, drama familiar e uma pitada de ação.

No elenco, Bruno Gagliasso (também produtor do filme), Bia Arantes e Branca Messina.

A programação completa do FAM, mais os acessos a palestras e filmes estão em www.famdetodos.com.br

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img