20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

351 anos de Florianópolis: Câmara realiza Sessão para homenagear cidade

spot_img

351 anos de Florianópolis: Câmara realiza Sessão para homenagear cidade

spot_imgspot_img

Foto: Hélio Ramos

Completando 351 anos no próximo dia 23 de março, Florianópolis foi homenageada de forma especial em uma Sessão Solene da Câmara Municipal, sediada na noite desta quinta-feira (21), no Plenário Osni Régis, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Tradicionalmente, a Sessão comemorada há mais de 20 anos tem o propósito de homenagear pessoas ou entidades não florianopolitanas que tenham prestado serviços relevantes ao Município, Estado, União, ou Comunidade com o Títulos de Cidadão Honorário.

Ao enfatizar o privilégio de poder governar Florianópolis, o Prefeito Topázio Neto destacou o sentimento honroso em ter a oportunidade de presenciar os 351 anos celebrados pelo município, alegando que a Sessão marca a abertura do calendário festivo. “Hoje, inicia-se a programação de aniversário, temos uma ação cultural intensa de inaugurações da Prefeitura. Sem dúvida, essa Sessão da Câmara é sempre marcante nos aniversários da cidade, hoje, homenageando mais de 100 pessoas que prestaram serviços relevantes para Florianópolis”.

Igualmente, na noite cerimonial, foram entregues as Medalhas de Mérito Virgílio Várzea, que prestam homenagem por serviços de grande relevância, agregando para com o engrandecimento municipal, e Medalhas de Mérito Francisco Dias Velho, que reconhecem ações notórias nas artes, letras e ciências, seja nas armas com defesa da Pátria, ou na política em prol do seu patrimônio jurídico, econômico e social. 

O Desembargador Fernando Carioni, que carrega seus 20 anos de carreira no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), foi homenageado com a Medalha Dias Velho e presenteado com o título de Cidadão Honorário, utilizando sua fala para representar todos os honrados da noite. “Para mim, é o orgulho da família Carioni, que chegou aqui por volta de 1875, e, todos nós, até hoje, exercemos as mais diversas ações profissionais aqui na Ilha. É uma agradável surpresa, uma homenagem muito bela, e que eu levo com muito orgulho para a vida toda. É uma responsabilidade enorme”.

Fundado em 1726, o antigo pedaço de terra chamado “Nossa Senhora do Desterro” transformou-se em Florianópolis apenas no ano de 1889. Dentre tantas representações, quatro são considerados símbolos da Capital: o Garapuvu, o Martim-pescador-verde, a Orquídea Lélia Púrpura, e a Rã-manezinha.

Discursando em nome de todos os seus pares aos presentes na solenidade, o vereador Dalmo Meneses trouxe, em sua fala, o valor da rica história do município reconhecido por suas praias paradisíacas, lagoas, dunas, Mata Atlântica preservada, arquitetura colonial, sítios arqueológicos, e muito mais, enfatizando o encanto que muitos desenvolvem ao pisar os pés na famosa “Ilha da Magia”. 

“Ao homenagear Florianópolis, também devemos reconhecer os desafios que enfrentamos desde a preservação de nosso meio ambiente até o combate às desigualdades sociais. Ainda há muito a ser feito, no entanto, tenho plena confiança de que, com determinação e união, podemos superar qualquer obstáculo que se apresente em nosso caminho. Hoje, erguemos nossos pensamentos em gratidão à esta cidade que tanto oferece  aqueles que aqui vivem, filhos da terra ou não. Que possamos continuar a honrar e proteger este tesouro precioso que chamamos de lar”, expressou.

Afirmando que todos os homenageados foram selecionados por mérito ao honrar a Capital Catarinense, o Vice-Presidente da Casa, vereador Claudinei Marques, destaca que a noite foi memorável e digna ao município. “Com certeza são homenagens relevantes, e as pessoas selecionadas para receber essas homenagens na noite de hoje são pessoas que, com certeza, foram escolhidas a dedo, pois representaram Florianópolis, além de muitos que a continuam representando. Fico muito honrado em poder homenagear nesta noite. Com certeza, cada vereador teve um motivo especial para homenagear aqueles presentes aqui. Florianópolis merece”.

A Capital de Santa Catarina foi eleita, em 2023, como a 2ª cidade mais empreendedora do Brasil, estando somente atrás de São Paulo no ranking, tendo em destaque seu polo tecnológico que estrutura-se desde 1984. 

Terra do turismo, dos serviços e do comércio, Florianópolis carrega o título de Capital com maior qualidade de vida do País, evidenciando o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, é um centro cultural artístico, representado por manifestações folclóricas como o Boi de Mamão e o Terno de Reis.

Um dos congratulados da noite, representando a Delegacia dos Desaparecidos que completa uma empenhada atuação de 10 anos em prol da comunidade, o Delegado Wanderley Redondo alegou: “Ficamos muito satisfeitos pelo reconhecimento da Câmara Municipal de Florianópolis. Completamos, no ano passado, 10 anos de serviço prestado à comunidade, principalmente. É um motivo de orgulho e satisfação”.

Manézinho, o também homenageado Engenheiro Forense Ricardo Scherer evidenciou que a enorme receptividade de Florianópolis é um de seus maiores encantos. “Para mim é uma grande honra, sou daqui de Florianópolis, nesta terra que acolhe tantas pessoas. É importante entendermos que as homenagens compartilham um sentimento de ser Ilhéu. Essa questão de valorizar a nossa terra me deixa satisfeito de estar aqui, nesse dia”, concluiu.

Embalado ao som do “Rancho de Amor à Ilha” , o grupo de Balé Tia Cláudia, do norte da Ilha, abrilhantou a cerimônia com uma linda apresentação, deixando todos encantados.

Homenageados com o Títulos de Cidadão Honorário

Dr. Adriano Tavares Da Silva

Alexandre Besouchet Martins

Amarildo Soares Da Silveira

Cel. Aurélio José Pelozato Da Rosa (Comandante Geral da PM)

Bruno Barbi

Clair Castilho

Danieli Blanger Pinheiro Porporatti

Deraldo Ferreira Opa

Eduardo Boff Bach

Eduardo De Mello E Souza

Eduardo Loch

Erádio Manoel Gonçalves

Flávio Ricardo Liberali Magajewski

Ivo Pires

João Carlos De Melo Saraiva

José Alberto Simonetti

José Carlos De Oliveira

José Ricardo Stefen

Lélia Regina Kremer Gamba

Luciano Martins

Luis Alejandro Vinatea Arana

Marcelo Tostes

Marcos Aurélio Neves

Marino Tessari

Mário José Raimondi

Napoleão Bernardes Neto

Paulo André Jukoski Da Silva

Pedro Flori Ramos

Raphael Soares

Ricardo Leandro De Medeiros

Rubens José Martins De Abreu Filho

Sadraque Lopes

Sidney Machado, O Chopp

Wilson Rodrigues De Moura Júnior

Homenageados com as Medalhas de Mérito Virgílio Várzea

Ademar Alarício Do Espírito Santo

Adilson Vieira

Alexander Besouchet Martins

Aloísio Acácio Piazza

André Schafer

Ardonço Carmo Vitorio Neto

Programa Bairro Educador

Carlos Alberto Pierri

Delegacia Dos Desaparecidos – Unidade da Polícia Civil

Ten. Cel. Daniel Gevaerd Muller

Destino Floripa – Florianopolis Convention & Visitors Bureau

Dino Ataíde De Aguiar

Eduardo Ommati Ferreira – Gavião

Fernando Anzanello Fontes

Major Fernando Ireno Vieira

Hélio Dos Santos

Instituto Escola de Esporte Cultura e Educação Cidadã

Ismael Gomes

Ivan Gabriel Coutinho

João Meurer

João Salles Junior

Joel Costa Júnior

Leandro Domingues

Leonardo Eurico De Freitas

Lucas Paiva Ramos

Luiz Carlos Goedert

Marcos André Bruxel Saes

Maria Aparecida Clemêncio 

Maria Aparecida Lucca  Caovilla

Marlucio Bittencourt

Nelson Julio Rosa

Orlando Silva

Portal Catarinas

Rafael Odesio Damo

Rafael Regis De Sousa

Rangel Abreu Nunes

Ronaldo Dias De Andrade

Francis Solange Vieira Tourinho

Tasso Claudio Scherer

Waldir Gomes Da Silva

Homenageados com as Medalhas Francisco Dias Velho

Ana Carolina Dias De Oliveira

Ana Lavratti

Átila Alcides Ramos

Áurea Maria Battisti De Souza

Carolina Sena Vieira

Cláudio Gastão Da Rosa Filho

Comandante Freire

Dilnei Marcelino Júnior

Fabrícia Luiz Souza

Fernando Carioni

Fernando Luiz Corrêa

Filipe Freitas Mello

Gilberto Lopes Teixeira

Guilherme Da Silva Grillo

Henrique Da Silva Klingelfus

João Aderson Flores

Julio Cesar Garcia

Juvencílio João De Souto

Pedro Flori Ramos

Rafael Regis

Ricardo Pastrana

Ricardo Scherer

Robson Dario Silva

Robson Dos Passos Silva

Salvador Mendes – In Memoriam

Sérgio Gallotti Prisco Paraíso

Wilson Rodrigues Costa

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img