19.7 C
fpolis
quarta-feira, abril 17, 2024
Cinesystem

4 Passos Obrigatórios Para Ter Sucesso Em Nomadismo Digital

spot_img

4 Passos Obrigatórios Para Ter Sucesso Em Nomadismo Digital

spot_imgspot_img

Nomadismo digital é um termo que tem ganhado força já há mais de uma década. Principalmente com a chegada da década de 2020 e a importância que a internet tomou em nossas vidas, não tem como não cogitar “largar tudo” e começar a trabalhar de casa.

Apesar de ser trabalho remoto, não quer dizer que ser nômade digital é um trabalho fácil. A competição é gigantesca e o profissional, mais do que qualquer outro, precisa estar ligado às tendências da tecnologia: computação, marketing, design, etc.

Mesmo com essas dificuldades, nossos corações aventureiros batem forte, e sempre que pensamos na possibilidade de poder morar aonde quisermos e mesmo assim ter trabalho para se manter é revigorante.

Portanto, se você tem estes anseios e vontade de aprender, este artigo é para você. Aprenda os principais requisitos do nomadismo digital a seguir.

1- Reflita sobre o que você quer e tome uma decisão

Um sábio uma vez me disse: “Tome sua decisão e se dedique ao máximo. Não existe ‘’falhar’’ se você sabe o que quer.”

Pode parecer frase positivista ou papo de coaching, mas o sentido desta frase é mais profundo do que parece.

Explico: quando se trabalha com nomadismo digital, você não sente a mesma pressão que sentiria ao estar em um cargo tradicional com um salário fixo; você não sente que precisa ter uma rotina estrita e se preocupar tanto com a forma com a qual se veste ou trabalha.

Apesar de muito positivo e relaxante, esta leveza que o nomadismo traz pode ser uma faca de dois gumes: se você não estiver ciente do que quer e bastante determinado, você facilmente se deixará levar por sensações de preguiça, desleixo ou extremo-conforto.

Agora se você está determinado a viver como nômade digital por anos, tem metas dos locais por onde quer passar e possui a energia necessária para correr atrás, não há o que possa te parar.

2- Aprenda táticas de produtividade em casa

 Mesmo com bastante liberdade, quem trabalha com nomadismo digital precisa se apegar a técnicas de produtividade para exercer seu trabalho. Isto porque passamos a nossa vida inteira com nossos pais nos cobrando tarefas, depois os professores da escola e faculdade e, finalmente, nossos (ex-)chefes.

Resumidamente: temos uma cultura de dependência de incentivos para sermos produtivos.

“Mas sem esses incentivos, como vamos nos virar?” 

É aí que entram as dicas de produtividade em casa. As que considero as principais são:

  • Troque seu pijama (ou roupa com que dormiu) ao acordar e se prepare para uma rotina de trabalho;
  • Estabeleça metas mínimas diárias que serão suficientes para você viver bem;
  • Tenha um planner para marcas as metas atingidas;
  • Tenha um quarto com isolamento acústico para evitar sons de vizinhos e do ambiente.

3- Foque-se em uma especialidade

Nômades digitais são freelancers também e, como eles, precisam cumprir tarefas em uma área específica para poder se destacar.

Muito comum é encontrarmos clientes que criam templates para social media, escrevem também o conteúdo com dicas e, se o cliente pedir, escrevem para blogs, fazem campanhas de anúncios, roteiro de vídeos, thumbnails, design de site, logomarca…

Não! Isto está errado!

A curto prazo isto pode ser bom, pois você encantará seus clientes com sua boa vontade e “conhecimento vasto”. Porém, a longo prazo, você estagnará em todas essas áreas porque não se dedica a aprender nada a fundo, tendo sempre um conhecimento básico para várias tarefas diferentes.

Se você não se especializa, seu preço não sobe. Você estará sempre ganhando pouco e trabalhando muito. Se duvidar, seu estresse será tão grande quanto o causado por pressão de trabalho tradicional.

Foque-se em um alvo!

4- Tenha um portfólio exemplar

Tendo escolhido em que área se especializar, o próximo passo é coletar os trabalhos que você já produziu para tal área.

Por exemplo: “tradução.”

Tenha seus projetos (ou parte deles) expostos em um menu no formato de galeria. O cliente que estiver cogitando lhe contratar deve poder “julgar seu livro pela capa” em uma primeira abordagem e, então, ter acesso ao conteúdo dos títulos que achou mais relevantes para analisar seu trabalho a fundo.

O melhor método de fazer esta exposição é em um portfólio online com editores de páginas simples. Arrasta e solta, e pronto: você organiza os elementos da página como quiser.

Realize então o SEO on-page do seu portfólio, criando uma página dedicada para cada projeto.

Dessa maneira, poderão ver o que você tem de especial. E pode acreditar: a maneira como você apresenta seu talento importa tanto quanto seu talento em si.

Ter Sucesso Em Nomadismo Digital

O sucesso depende da sua preparação e dedicação. Logicamente, criamos este artigo para lhe ajudar a se preparar para os maiores desafios que terá em sua jornada nômade.

Continue acompanhando os conteúdos do blog para continuar se aprimorando como profissional digital.


Foto: Photo by Daria Shevtsova from Pexels

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img