18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

5ª edição da Confraria do Vinho acontece na noite de hoje em Floripa

spot_img

5ª edição da Confraria do Vinho acontece na noite de hoje em Floripa

spot_imgspot_img

A quinta edição da Confraria do Vinho acontece nesta quinta-feira, 25, na Alameda Casa Rosa, a partir das 20h. O evento levará os participantes a uma verdadeira viagem pelos países que são tradicionalmente conhecidos pela produção de vinhos no mundo. A sommelier da Decanter, Regina Essenburg, e o chef Renato Stmpf, da Alameda Casa Rosa, pensaram no menu e na harmonização para transformar a experiência enogastronômica em um verdadeiro tour pelo mundo. Além disso, o especialista em vinhos, Renato Rita, guiará a degustação, comentando cada um dos vinhos que serão servidos.

A noite iniciará com coquetel volante composto por consommé de tomate fresco, camarão, melão laranja, salsão e óleo de laranja, brandade de tilápia, creme de milho e couve, salmão curado, picles de pepino e iogurte, ostra empanada com farinha de brioche e molho de missô com gengibre e croquette de aipim e lombo suíno com barbacue de ameixa. Para harmonizar com essa diversidade de sabores, a sommelier escolheu o espumante Bossa Prosecco da Cave Hermann da Serra Gaúcha, um exemplar do que tem de mais requintado da produção brasileira e que vem conquistando os paladares mais exigentes.

O tour segue para a região de Madiran, França, para degustar o esplêndido, cremoso e cativante branco Petit Gaston, elaborado com as uvas Petit Courbu, Petit Manseng e Gros Manseng. Perfeito com o pargo, bacalhau, couve flor e pesto de amêndoa defumada que compõem o primeiro prato. Seguindo viagem pelos países que "respiram" vinho em todo o território a parada será na Toscana na Itália para buscar um Chianti Colli Senesi D.O.C.G. denominado Rubizzo, do conceituado Rocca delle Macie. Vibrante no nariz com cerejas, violeta e especiarias, na boca é redondo e equilibrado para valorizar ainda mais o Filé mignon, risotto de queijo brie e chantilly de mostarda em grão. A viagem terminará de volta à França, na região de Monbazzillac, para deliciar o Chateau Ramon, elaborado com uvas atacadas pela Botrytis cinerea, que finalizará o jantar com chave-de-ouro com um vinho adequado para a sobremesa.

A Confraria do Vinho Itapema estreou em junho e se estenderá com edições até dezembro, em comemoração aos seus 10 anos. Conta com o patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração, e com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, da Flor de Liz e parceria da Alameda Casa Rosa.

Os ingressos estão disponíveis pelo site Blueticket e também nas lojas físicas da Blueticket e da Siqlo, no Beiramar Shopping, na Bellacatarina e na Decanter Florianópolis. A Alameda Casa Rosa conta com estacionamento próprio, para maior conforto dos participantes.

+ Próximas datas da Confraria do Vinho Itapema 2018

-> 25 de outubro – 5ª edição

-> 05 de dezembro – 6ª edição

Horário de início: 20h

Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)

Quanto: R$ 180

Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

Confira o menu

Coquetel volante

  • Consommé de tomate fresco, camarão, melão laranja, salsão e óleo de laranja

  • Brandade de tilápia, creme de milho e couve

  • Salmão curado, picles de pepino e iogurte

  • Ostra empanada com farinha de brioche e molho de missô com gengibre

  • Croquette de aipim e lombo defumado com barbacue de ameixa

Harmonização: Bossa Nº5, Prosecco brut

Primeiro prato

Pargo, bacalhau, couve flor e pesto de amêndoa defumada

Harmonização: Petit Gaston

Segundo prato

Filé mignon, risotto de queijo brie e chantilly de mostarda em grão

Harmonização: Rubizzo Chianti Colli Senesi

Sobremesa

Café, coco e laranja

Harmonização: Château Ramon  

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img