26.2 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

7ª Semana Municipal do Livro Infantil começa nesta terça-feira em Florianópolis

7ª Semana Municipal do Livro Infantil começa nesta terça-feira em Florianópolis

spot_img

Começa nesta terça-feira, 12, a sétima edição da Semana Municipal do Livro Infantil. Ao longo dos dias serão realizados diversos eventos voltados para a temática por toda a cidade. A promoção é da Secretaria de Educação de Florianópolis.

A abertura oficial acontecerá na tarde do dia 12, às 14h , em frente à Catedral. Haverá apresentações culturais, Varal Literário com exposição de trabalhos de crianças e o estande da Educação, com materiais da campanha “A Rede contra o Mosquito”, Floripa Letrada e da Gerência de Programas e Projetos.

 A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato.

 Livros brincantes

 O Centro de Educação Continuada da SME sediará algumas das atividades da Semana. No dia 12, haverá exposição dos livros adaptados em braile do Polo UAB a partir das 16h. De quarta a sexta às 9h e às 14h serão realizadas visitações na biblioteca do local, contações de histórias e Mostra de Cinema Infantil.

 No dia 13, quarta-feira, das 9h às 20h, estarão expostos os Livros Brincantes, feitos artesanalmente. A ação é uma parceria entre Literalise, grupo de pesquisa sobre literatura infantil e juvenil, e o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O estabelecimento fica localizado na Rua Ferreira Lima, 82, no Centro da Capital. O agendamento deve ser feito através do telefone 3212-0918.

 Contação de histórias

 A Barca dos Livros também participará do evento. Das 9h às 14h do dia 13 haverá visita à biblioteca e narração de histórias. Já no dia 15, às 20h, será promovido um bate-papo e sessão de autógrafos com o Tino Freitas, autor do livro “Palavra também é brinquedo”. Na sexta, a partir das 16h, Tino apresentará o show “Quem quer brincar comigo?”.

 Contações de histórias ocorrerão em duas ocasiões no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Primeiro, no dia 13 às 14h, e depois, no dia 15 às 9h30. Já durante todo o dia 18, haverá a oficina de contação de histórias para os voluntários da Associação de Voluntários de Saúde (AVOS).

 Delícia de sobremesa

 Assim como no ano passado, será realizada a Sobremesa Literária, pelo Colégio de Aplicação da UFSC. No dia 13, das 12h30 às 13h30, os participantes serão convidados a doar um doce para compor a mesa de sobremesas que serão degustadas enquanto são debatidas obras literárias. Para o evento, o tema escolhido foi “Recado para Jovens Leitores”. A escritora Regina Carvalho, que assina “A Sapinha Meiga” e“O Sapo Azul” marcará presença.

 Diálogos docentes

No dia 16, a Livraria Paulos, na Rua Jerônimo Coelho, sediará a palestra “Diálogos Docentes”, sobre a formação do leitor sob o viés do conceito do letramento literário. Será ministrada pela professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFSC Arlyse Silva Ditter às 9h.

 Clube do livro

 A Biblioteca Pública de Santa Catarina servirá de palco para contações de histórias nos dias 14 e 15 a partir das 9h. Já na região continental, na Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Barreiros Filho, haverá Clube do Livro, Telecine Kids e apresentação de balé em dois horários: das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h. Interessados devem ligar parao número 3212-0918.

Para meninos e meninas

 O filme “Turma da Mônica em: Cineclube para meninos e meninas” será exibido na Casa da Memória, na Rua Padre de Miguelinho no dia 14 a partir das 9h. O agendamento é realizado pelo telefone 2106-5918.

 Parceria de sucesso

 Parceiro da iniciativa há anos e correalizador do evento, o SESC Prainha também promoverá ações em seu espaço. Nos dias 12,14 e 15, das 9h às 14h, haverá visitação à brinquedoteca do estabelecimento. De quarta até sexta-feira, serão realizadas contações de histórias na biblioteca, que terá visitas guiadas e oficinas literárias. O agendamento deve ser realizado pelo telefone 3229-2200.

 No Teatrodo SESC Prainha ocorrerão apresentações de três espetáculos. Nos dias 13 e 14, das 10 às 15h, é a vez da Cia dos Mafagafos. No dia seguinte, das 10h às 15h, Andrés Tissier sobe ao palco com “Histórias do Mauro”. No mesmo dia, às 20h, Denise Bendiner assume com “Chuvinha”.

 No dia 17 acontecerá a minimaratona de contação de histórias, às 14h.

 Para Seminário de Literatura

 O encerramento das atividades ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado, no dia 18, com a terceira edição do Seminário Paulus de Literatura, promovido em parceria com a Editora Paulus.

 O objetivo é instrumentalizar os profissionais da educação para as ações pedagógicas literárias, discutir a essência da criação de narrativas, proporcionar o encontro com autores de âmbito nacional. O Seminário também visa ampliar os referenciais literários dos participantes, fortalecer a promoção da leitura e valorizar as bibliotecas como espaços culturais.

 A partir das 10h, Maria Helena Marques, comunicóloga, pedagoga e especialista em educação na infância ministrará a palestra “A importância da literatura na construção de uma escola de valor”.

Eliane Santana Dias Debus, doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS, falará a partir das 13h30 sobre “Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina”.

 Às 15h30, ocorrerá a última palestra intitulada “Dialogando com os livros e com as histórias na sala de aula: como seduzir os alunos para a leitura.” A mestre em educação, especialista em leitura e professora da UFRJ Lucia Fidalgo ministrará a fala.

spot_img
spot_img