24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

8ª Semana Nacional de Museus em Florianópolis

spot_img

8ª Semana Nacional de Museus em Florianópolis

spot_imgspot_img

Instituições museológicas de todo o Estado vão abordar o tema Museus para harmonia social

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que acontece 18 de maio, o Ministério da Cultura (MinC) está organizando a 8ª Semana Nacional de Museus, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação, entre os dias 17 e 23 de maio, tem o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade.

Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi Museus para a harmonia social. A idéia é destacar o papel do museu como instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Visa, ainda, estimular a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização da diversidade.

No Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, haverá exposições, palestras e debates sobre o tema Museus para a Harmonia Social. No Museu Municipal Dr Felippe Maria Wolff, em São Bento do Sul, haverá exposição Não Vale a Pena Fazer Guerra. O museu ficará aberto no período da noite, com apresentações de músicos da cidade.

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições.

Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional de Museus já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados.

Mais informações
Monalisa Resende ou Camila Bordinha, assessoras do Ibram/MinC, pelo telefone 61 2024 6213 ou pelo email monalisa.resende@ibram.gov.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img