23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Está chegando a Maratona Cultural de Florianópolis

spot_img

Está chegando a Maratona Cultural de Florianópolis

spot_imgspot_img

Mais de 150 atrações em 42 pontos da Ilha marcam a 8ª edição do evento nos dias 08, 09 e 10 de abril.

A 8ª Maratona Cultural de Florianópolis será um respiro de música, dança, teatro, exposições, de vida pulsante nas ruas da capital catarinense, depois de um longo período de distanciamento e incertezas. Após duas edições online, 42 pontos da cidade receberão mais de 150 ações culturais nos dias 08, 09 e 10 de abril, com entrada totalmente gratuita.

A abertura oficial será na sexta-feira (08) no Jurerê Open Shopping, no norte da Ilha, com show de duas bandas pra lá de conhecidas dos manezinhos: às 19h30, a Marelua fará o público dançar com seu samba rock e, na sequência, às 21h, Dazaranha sobe ao palco para o ápice da primeira noite de evento. As atrações musicais continuam no sábado (09) com muitas atrações, dentre elas o show nacional do grupo BaianaSystem, diretamente de Salvador, no palco Kairós, às 20h30, no Largo da Catedral.

— Estamos preparando uma programação super democrática para proporcionar um final de semana de cultura e diversão para os moradores e visitantes da nossa cidade. Certamente, é o que precisamos para celebrar a vida e valorizar nossos artistas — destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Pensando em valorizar talentos dos mais diversos ritmos, a Maratona terá dois palcos assinados por referências da cena musical independente no país, o portal Tenho Mais Discos Que Amigos! (TMDQA!) e o portal Rifferama, de Santa Catarina. O palco TMDQA!, tomará conta da Escadaria do Rosário, trazendo nomes locais e nacionais, como Fantástico Caramelo, de Rio do Sul/SC, Dandara Manoela, de Florianópolis, e a banda curitibana Jovem Dionísio, que se apresentam no sábado (09). Já o palco Rifferama, na Célula Showcase, no Saco Grande, lança os holofotes para destaques do hardcore catarinense na sexta-feira (08), como a banda Eutha, que celebra 30 anos na estrada, enquanto o sábado (09) será dedicado ao rap, com shows de Maloka Nunes, de Itajaí, Alka e MC Versa, da Capital.

A maratona musical segue no domingo (10) com a passagem do cortejo Fanfarra da Ponte, a partir das 17h, saindo do MESC (Museu Escola Catarinense) em direção à Escadaria do Rosário, e se encerra às 22h com o show de FBC no palco TMDQA!. A programação musical completa, afinal são muitas atrações, pode ser conferida no site www.maratonacultural.com.

Programação infantil

As crianças também terão uma programação dedicada especialmente a elas, com a Maratoninha Cultural, que começa às 10h de sábado (09) no Largo da Alfândega. No local, os pequenos terão acesso a biblioteca, jogos de mesa, espaço para desenhos, Quintal do Brincar SESC, contação de histórias com Felícia Fleck e com o casal Bixu, sessões da Mostra de Cinema Infantil e apresentações teatrais. As atividades seguem no domingo (10) com exibições de filmes, brincadeiras, apresentação musical com Raiza Diatel e Taro Löcherbach e os espetáculos O Incrível Circo Flor, da atriz Gabriela Leite, Contos para Maria: A Bruxa do Cabelo Branco, da Traço Cia de Teatro, e Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão, da La Luna Cia de Teatro. No mesmo dia, ocorre a caminhada cultural Toda vida reto – da Praça XV à Ponte Hercílio Luz: 100 anos de história, com o Guia Manezinho, e os tradicionais Boi de Mamão do Pantanal & Boi de Mamão de Jurerê se apresentando juntos pela primeira vez, às 17h.

Mergulho na história

Durante a Maratona Cultural, o público também será conduzido para uma aventura na história de Florianópolis. Na sexta-feira, (08), o Guia Manezinho realiza a visita guiada “Uma noite na Casa da Memória” , às 22h, na Casa da Memória, no centro da cidade. Já no sábado (09), às 22h, será a vez do Museu Histórico de Santa Catarina receber uma visita guiada, com destaque para as histórias e estórias de batalhas, fantasmas e conflitos que tiveram como palco o Palácio Cruz e Sousa. O espaço também recebe a exposição 200 anos de Fritz Müller com participação dos artistas Luiz Bernardes e Yara Guasque.

Também no sábado (09) ocorre o Rolê da Mariquinha, a partir das 10h, um passeio pela galeria de arte a céu aberto no Morro da Mariquinha, com o guia Alex Correia, que se encerra às 13h com Samba do Barranco.

Exposições, dança e teatro

Os três dias de evento também serão dedicados à exaltação das artes plásticas, dança, cinema e teatro. Na sexta-feira (08), a programação começa com a exposição Filhes da Liberdade: (cria)ação de afrofuturos, assinada por artistas locais, a partir das 18h, na galeria do Mercado Público, e com a exposição Ressoar, de Sergio Adriano H., a partir das 19h, na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, na Praça XV de Novembro.

Às 19h30 de sexta (08), o Largo da Catedral será palco do espetáculo Raiow Rainhas!, do grupo Rainhas do Radiador, de São Paulo. Às 21h, o Teatro do SESC recebe a peça Desajustada, da companhia de teatro local Pé de Vento, e, às 23h, o Museu Histórico de Santa Catarina se transforma em palco para o espetáculo Dentre, do Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí.

No sábado (09), das 10h às 19h, ocorre a pintura da Empena do Edifício Tiradentes, na Rua Nunes Machado, em parceria com a Balaclava e Street Art Tour. A ideia é representar em um grande mural ao ar livre as personalidade negras invisibilizadas. No mesmo dia, às 20h, o Teatro do Sesc recebe o show “As paredes têm ouvidos”, de A Corda em Si e Rodrigo Paiva, de Florianópolis, enquanto no domingo (10) tem Miguel – O Cavalivreiro, às 15h, e O Que Só Passarinho Entende, ambos espetáculos da Cobaia Cênica, de Rio do Sul, às 20h.

Também no domingo (10), o Museu da Escola Catarinense recebe a exposição Schwanke; Sonetos Visuais, com curadoria de Maria Amélia Bulhões. A última noite de evento se encerra com o espetáculo Contestados, da Cia Mútua, de Itajaí/SC, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.

Toda a programação da Maratona Cultural é gratuita e pode ser conferida no site http://www.maratonacultural.com/ e no Instagram: @maratonacultural2022. A Maratona Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Conta com o apoio do Hospital SOS Cardio, JB3 investimentos, Habitasul, Colégio Santa Terezinha, CineSuporte e Reivax por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Patrocínio do BRDE, CELESC, DaMagrinha, Eurotec Nutrition, Multilog, JEEP DVA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

SERVIÇO

O quê: Maratona Cultural de Florianópolis 2022

Quando: 08, 09 e 10 de abril

Local: diversos endereços de Florianópolis

Programação Gratuita | http://www.maratonacultural.com/ e no instagram.com/maratonacultural2022

Confira a programação completa

https://drive.google.com/file/d/1f_3VUM-vhQG9xoRDztiD6I7Kl7cq6Rvb/view

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img