22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Camerata Florianópolis Abertura Oficial da Temporada 2011

spot_img

Camerata Florianópolis Abertura Oficial da Temporada 2011

spot_imgspot_img

A Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, realizará no próximo dia 17 de Março, quinta-feira, 21h, no Teatro Governador Pedro Ivo, a abertura oficial da Temporada 2011, com concerto interpretando célebres obras da Música Erudita. O evento foi viabilizado através de patrocínio da WOA Empreendimentos Imobiliários e da hidrelétrica Enercan. São destaques do concerto as obras Bolero de Maurice Ravel, uma das mais populares obras da música erudita, e a Rapsódia in Blue, de Georg Gershwin, com solos do pianista Luiz Gustavo Zago.

Neste concerto, a Camerata Florianópolis apresentara um pouco da pluralidade de sotaques presentes na musica erudita ocidental, escrita em diversos países, através de obras de compositores do Romantismo (sec. XIX) e, adentrando o sec. XX, em pecas de compositores que inovaram a linguagem musical de sua época.

O programa terá início com a vivaz abertura da ópera Ruslan e Ludmila (1842) de Mikhail Glinka (1804-1857), influente compositor russo cujas idéias de nacionalismo constituiram o germe do chamado Grupo dos Cinco. Este grupo causaria impacto em compositores como Prokofiev, Stravinsky e Shostakovich. Na abertura desta opera, composta sobre um libreto baseado no poema homônimo de Pushkin, percebe-se elementos musicais exóticos para a musica da época, que procuram retratar a mitologia e o orientalismo presentes no enredo. Esta sonoridade singular pode ser ouvida, por exemplo, nas escalas descendentes de tons inteiros executada pelos trombones no final da peca. Nesta abertura, nota-se temas contrastantes que representam Ruslan, Ludmila e o antagonista Chernomor, temas estes que são recorrentes em toda a opera.

Do compositor tcheco Antonín Dvořák (1841-1904), este concerto prossegue com a Dança Eslava N.2, uma dumka ucraniana que faz parte de uma compilação de oito pecas (publicadas em 1878 como opus 46) inicialmente inspiradas nas Danças Húngaras de Brahms. Na tonalidade de mi menor, a peca e um allegretto scherzando; e o termo dumka, que consta em outras composições de Dvořak, designa uma balada épica, de caráter melancólico.
Nascido nos EUA, em 1898, George Gershwin considerado o primeiro grande compositor a fazer ponte entre a música erudita e a musica popular. Escalas pentatonicas, cromatismos, blue notes, ritmos swingados são algumas das características de jazz e blues que dominam grande parte de sua musica. A Rapsódia em Blue (1924), composta originalmente para dois pianos, exemplifica claramente este sotaque, e afirmou Gershwin como um dos principais compositores norte-americanos, renome enfatizado pela partitura da opera Porgy and Bess (1835), escrita dois anos antes de sua morte.

Os mestres cantores de Nuremberg a segunda e ultima opera cômica de Richard Wagner (1813-1883). E também uma das mais longas e populares do compositor e, novamente, sua narrativa exalta o passado germânico. Os mestres cantores (Meistersinger) eram poetas-musicos alemães, que freqüentemente constam em nosso imaginário como os trovadores medievais. A abertura desta opera foi composta anos antes do restante da partitura, embora já delineie motivos musicais que pela obra perpassam. Nota-se nesta peça um caráter majestoso, que é sublinhado pelas figuras rítmicas dos metais.

Para finalizar o concerto, a Camerata Florianopolis e Executará Bolero de Maurice Ravel (1875-1937). Esta peca, de movimento único, foi encomendada pela bailarina Ida Rubinstein, e figura entre as pecas francesas mais conhecidas mundialmente. Nas palavras do próprio compositor, admirador da originalidade da musica de Gershwin, seu Bolero nada mais do que cerca de “dezessete minutos de textura orquestral sem musica”. O toque da caixa que inicia esta obra e um ostinato que se repete 169 vezes e aos poucos agrega os demais instrumentos, que se alternam nos temas de do maior e do menor, criando coloridos diversos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img