18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cine Pitangueira exibe A Hora da Estrela nesta terça-feira

spot_img

Cine Pitangueira exibe A Hora da Estrela nesta terça-feira

spot_imgspot_img

O Cineclube Pitangueira exibe nesta terça-feira, dia 25, A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, na Sessão Literatura e Cinema. O longa é baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. Para a sessão das 9 horas, foram selecionados os melhores curtas exibidos na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

No longa de Suzana Amaral, a personagem principal é Macabéa, interpretada por Marcélia Cartaxo, uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e mora em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres.

Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, vivido por José Dumont, um operário metalúrgico com quem inicia namoro. A Hora da Estrela tem ainda Fernanda Montenegro e Tamara Taxman no elenco.

O filme foi o grande vencedor de Brasília em 1986. Levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor ator (José Dumont), Melhor atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor fotografia (Edgar Moura), Melhor direção (Suzana Amaral), e Melhor edição (Idê Lacreta).

No ano seguinte, no Festival de Berlim, Marcélia recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz, e no Festival de Havana, Melhor direção para Suzana Amaral. A cópia do filme foi recentemente restaurada pelo Centro de Pesquisadores de Cinema Brasileiro e foi exibida no Florianópolis Audiovisual Mercosul deste ano.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

9h

Uma Estrela no Quintal, de Danielle Divardin

Filho do Vizinho, de Alex Vidigal

O Caminho das Gaivotas, de Alexandre Rodrigues, Bárbaro Joel Ortiz, Daniel Herthel e Sergio Glenes

Cores e Botas, Juliana Vicente

A Bruxinha Lili e a Baléia Belena, de Ducca Rios, Hugo Dourado e Leonardo Copello

Menina da Chuva, de Rosaria Moreira

Feira da Fantasia, de Talvanes Moura

20h

A Hora da Estrela, de Suzana Amaral.

O quê: Cine Pitangueira exibe os melhores filmes da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, às 9h, e A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, às 20h.

Quando: terça, dia 25 de outubro.

Onde: Casa das Máquinas do Casarão da Lagoa. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Florianópolis.

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img