18.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Círculo de Leitura de Florianópolis faz homenagem a Cruz e Sousa nesta quinta-feira

spot_img

Círculo de Leitura de Florianópolis faz homenagem a Cruz e Sousa nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

No dia em que se comemoram os 150 anos de nascimento do poeta João da Cruz e Sousa, a Biblioteca Universitária da UFSC sedia uma edição especial do Círculo de Leitura de Florianópolis, que tem como temas a vida e a obra do grande simbolista catarinense. A partir das 17h do dia 24, quinta-feira, no hall do auditório Elke Hering Bell, haverá um coquetel acompanhado de declamações e de uma performance poética a cargo do ator Lau Santos.

Uma hora depois, começa o Círculo, com a participação de convidados como as escritoras Inês Mafra, que fez sua tese de doutorado sobre o poeta, e Eglê Malheiros, autora de uma peça de teatro que tem Cruz e Sousa como mote, e o vereador Márcio de Souza, que se manifestará sobre a questão da negritude, um dos temas caros ao autor de Missale Broquéis.

O poeta Alcides Buss, criador do Círculo de Leitura, destaca a coincidência do evento com a data de nascimento de Cruz e Sousa e a abrangência da programação, que inclui também a exposição Loucura da imortal loucura, que reúne textos, documentos e obras acerca do homenageado.

Para a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa de Fátima Amboni, trata-se de mais uma oportunidade de aproximar o espaço do livro dos estudantes e professores. Ela se diz muito satisfeita com a repercussão do Círculo, e almeja aumentar a presença de público nas próximas edições do evento. Artista plástica, Narcisa pintou uma tela especialmente para as comemorações do sesquicentenário do poeta catarinense.

O CÍRCULO

O Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann, Mário Prata, Rogério Pereira, Celso Martins, Rosana Bond, Silveira de Souza e Tabajara Ruas foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto. A última edição de 2011 terá outro formato, por conta da homenagem prestada a Cruz e Sousa.

LIVROS E POEMAS

A exposição Loucura da imortal loucura, que é apresentada no piso superior da Biblioteca, mostra textos em formato de banners sobre Cruz e Sousa escritos por Ronald Augusto, Alphonsus Guimarães Filho, Ernani Rosas, Olavo Bilac, Nestor Vítor, Artur da Távola, Rodrigo de Haro, Sérgio da Costa Ramos, entre outros.

Destacam-se também obras do acervo, como o célebre ensaio “O lugar de Cruz e Sousa no movimento simbolista”, escrito em 1943 por Roger Bastide, e o volume Cartas de Cruz e Sousa, organizado por Zahidé Muzart. Há ainda obras assinadas por Abelardo Montenegro, Nereu Corrêa, Rodrigues Till, Uelinton Farias Alves e Iaponan Soares.

Mais informações na Biblioteca Universitária, pelo telefone (48) 3721-9310

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img