19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Concerto de Natal divulga projetos musicais de Florianópolis

spot_img

Concerto de Natal divulga projetos musicais de Florianópolis

spot_imgspot_img

Um concerto inédito vai reunir na Avenida Paulo Fontes, no Centro, alunos e professores da Orquestra Escola da FCFFC, integrantes das oficinas de música da centenária Banda Amor à Arte, e participantes do Projeto ‘Música no Rancho da Canoa’ – realizado com moradores da colônia de pescadores do Campeche. Os três projetos musicais mantidos com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) fazem apresentação conjunta nesta quarta-feira (22/12), às 19h, dentro da programação cultural de Natal, com um arranjo especial para o evento.

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da música, abrangendo uma média de 130 alunos em oficinas ministradas gratuitamente no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. O projeto conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e tem supervisão técnica da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Completando 113 anos de história, a Banda Amor à Arte é uma das mais tradicionais sociedades musicais de Florianópolis. Com repertório que vai do popular ao erudito, a entidade está presente em quase todos os eventos que divulgam manifestações culturais da cidade, entre eles as Festas do Divino, encontros folclóricos e o Carnaval. Paralelamente às tocatas que realiza o ano inteiro por meio de convênio com a Fundação Franklin Cascaes, a banda atende crianças, adolescentes e adultos em oficinas gratuitas para formação musical dentro do projeto Oficina de Arte-Educação nas Comunidades.

Já o projeto ‘Música no Rancho da Canoa’ foi criado em 2009, na praia do Campeche, pelo militar aposentado e maestro da banda Amor à Arte, Getúlio Manoel Inácio, que é filho de pescador. Realizado por músicos voluntários, a iniciativa contempla o ensino musical gratuito para crianças, jovens e adultos da comunidade, muitos deles ligados à pesca artesanal. As aulas são realizadas dentro do próprio rancho de pescadores três vezes por semana em horário noturno. Os instrumentos musicais foram cedidos pela banda e a estrutura pedagógica é mantida com apoio da Fundação Franklin Cascaes, por meio do projeto Oficina de Arte-Educação nas Comunidades.

Serviço:

O quê: Concerto de Natal da Fundação Franklin Cascaes

Quando: quarta-feira (22/12) – 19h

Onde: Avenida Paulo Fontes – Centro

Quanto: gratuito

OBS: em caso de chuva a apresentação será cancelada

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img