18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Encontro internacional mobiliza jovens para debater sustentabilidade em Florianópolis

spot_img

Encontro internacional mobiliza jovens para debater sustentabilidade em Florianópolis

spot_imgspot_img

Três dias dedicados para pensar e debater ações em favor da conservação ambiental. Até sábado (29), jovens de diferentes países participam do primeiro Encontro Internacional Lixo Zero Jovem (http://zerowastemeeting.org/pt/), no Sesc Cacupé, em Florianópolis (SC), que tem como objetivo mobilizar os jovens na discussão de ideias e conceitos sobre lixo zero.

O primeiro dia de ações está sendo dedicado para um workshop de integração entre os participantes, com dinâmicas de grupo. Divididos em equipes de trabalho, compartilham experiências e conhecimentos sobre o tema lixo zero. As atividades deste primeiro dia servem como preparação para as palestras e debates que serão realizados sexta (28) e sábado (29).

Temas como mobilização voluntária, engajamento jovem para a sustentabilidade, economia e educação para o lixo serão debatidos por palestrantes de vários países. Entre eles: Richard Antony, presidente da Zero Waste International Alliance (ZWIA); Leslie Lukacs, presidente da L2 Environmental, diretora da CRRA Califórnia e membro da ZWIA; Pal Martensson, diretor do Parque da Reciclagem de Gotemburgo, na Suécia; Ana Carvalho, especialista em meio ambiente da Califórnia (EUA) e membro da ZWIA; e Número Lim, Cônsul de Manila (Filipinas). Ele apresentará o exemplo dos Clubes Lixo Zero, que reúnem milhares de jovens estudantes e podem ser replicados em outros países.

Os cases demonstrarão iniciativas que vêm dando certo em todo o mundo. Além dos exemplos da Suécia e Filipinas, ações realizadas no Brasil também terão destaque, entre elas, a Revolução dos Baldinhos, que ocorre numa comunidade de baixa renda em Florianópolis (SC) e incentiva a compostagem; o Projeto Balaco Batuque; e o Programa Lixo Zero em uma escola da capital catarinense, que inicia no Brasil o movimento de criação de Clubes Lixo Zero seguindo os moldes dos existentes nas Filipinas.

1° Encontro Internacional Lixo Zero Jovemhttp://zerowastemeeting.org/pt/)
Onde: Centro Múltiplo Uso, Sesc Cacupé, Florianópolis (SC)
Quando: 27 a 29 de outubro de 2011

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img